08 de maio de 2026

Câmara recebe "Feira Criativa no Legislativo – Especial Dia das Mães"

Expositoras permanecem na rampa de acessoa o prédio principal até às 17h, por iniciativa da vereadora Sílvia Morales

Por iniciativa da vereadora Sílvia Morales (PV), do mandato coletivo A Cidade é Sua, a Câmara recebe nesta sexta-feira (8) a “Feira Criativa no Legislativo – Especial Dia das Mães”. São cerca de 30 expositoras, que permanecerão na rampa de acesso ao prédio principal até as 17h.

A exposição está sendo organizada pelos coletivos Quebrada Criativa e Que Feira é Essa?, com apoio da Câmara. O objetivo da feira é incentivar o empreendedorismo feminino, fortalecer pequenos produtores e aproximar a população do artesanato local.

Entre os produtos disponíveis estão artesanatos em geral, semijoias, peças em prata, itens de papelaria, pães, doces e produtos produzidos localmente. Todos são confeccionados por artesãs que têm como sustento os produtos que vendem.

A vereadora Sílvia Morales explicou que o espaço público e central é propício para acolher artesãos de Piracicaba. “Conversamos com a presidência da Casa de Leis, que acolheu a nossa ideia da feira, e escolhemos fazer a exposição na rampa do prédio principal para proporcionar mais visibilidade às expositoras”, afirmou.

O presidente da Câmara, vereador Rerlison Rezende (PSDB), o Relinho, também prestigiou a feira, acompanhado do vice-prefeito Sérgio Pacheco Jr. “A Câmara é inclusiva em todas as áreas e trazemos a população para esta feira na semana do Dia das Mães. São pessoas que precisam desse espaço para vender seus produtos e estamos dando essa oportunidade para essas artesãs”, afirmou Relinho.

Selma Mizuno, do coletivo Que Feira é Essa?, destacou a importância da iniciativa do Legislativo. “É uma valorização do artesão, que ainda é uma atividade vista como um plano B. Mas as pessoas que estão aqui vivem do artesanato; é uma profissão, e não um plano B”, afirmou.

Já Patrícia Montanhere, do coletivo Quebrada Criativa, incentivou a população a prestigiar a feira e adquirir os produtos. “São mulheres empreendedoras, com produtos artesanais que valem a pena. Tem produtos diversos, para todos os gostos”, afirmou. Ela acrescentou que aqueles que não conseguirem comparecer à feira poderão adquirir os produtos por meio do Instagram dos dois coletivos, sendo eles @quebradacriativa e @quefeiraeessa.

A feira tem entrada gratuita e é aberta ao público. O evento acontece na rua Alferes José Caetano, 834, no Centro.

 

 

 

 

Texto: Rebeca Paroli Makhoul - MTB 25.992
Supervisão: Rodrigo Alves - MTB 42.583