PIRACICABA, SÁBADO, 13 DE AGOSTO DE 2022
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

30 DE JUNHO DE 2022

Câmara promove abertura da campanha Julho Amarelo nesta sexta-feira


Campanha terá atividades de incentivo à prevenção, testagem e adesão ao tratamento de hepatites virais



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Guilherme Leite - MTB 21.401 Salvar imagem em alta resolução

Vereador Pedro Kawai (PSDB) é autor do requerimento que dispõe sobre a realização da campanha



A Câmara Municipal de Piracicaba promove, nesta sexta-feira (1), às 10 horas, a abertura da campanha “Julho Amarelo”, destinada à prevenção, testagem e adesão ao tratamento de hepatites virais. O evento será realizado na sala de reuniões “Walter F. da Silva”, no segundo andar do prédio anexo da Câmara. A atividade está prevista no requerimento 263/2022, de autoria do vereador Pedro Kawai (PSDB), aprovado pelo plenário da Casa.

A campanha Julho Amarelo foi instituída pela Câmara através do decreto legislativo 8/2015, de autoria do ex-vereador João Manoel dos Santos. A necessidade da campanha foi justificada em função do número de pessoas infectadas sem ter conhecimento da doença, já que as hepatites, inicialmente silenciosas, demoram vários anos para desenvolver complicações.

Desde 2010, a Organização Mundial de Saúde (OMS) reconheceu as hepatites virais como um tópico de grande relevância para a saúde pública mundial e instituiu a data de 28 de Julho como o Dia Mundial de Luta Contra as Hepatites Virais. Desde então, o Ministério da Saúde, por meio do Departamento de DST, AIDS e Hepatites Virais da Secretaria de Vigilância em Saúde, vem cumprindo uma série de metas e ações integradas de prevenção e controle nos níveis de gestão do Sistema Único de Saúde (SUS) para o enfrentamento das hepatites virais no Brasil.

A celebração do Dia Mundial de Luta Contra as Hepatites Virais tem por objetivo atrair atenção para o tema, incentivando o diálogo entre os atores no campo da saúde pública. O objetivo é que a criação de novas políticas ou a consolidação das já existentes impliquem diretamente no aumento da conscientização da população sobre o tema e na garantia do acesso universal ao tratamento e prevenção dessas doenças.



Texto:  Aline Macário - MTB - 39.904
Supervisão:  Rodrigo Alves - MTB 42.583


Saúde Pedro Kawai

Notícias relacionadas