29 de abril de 2016
Câmara prestará homenagem à Etec 'Coronel Fernando Febeliano da Costa'
Moção de aplausos, de autoria de Moschini, comemora os 65 anos da instituição.
A Escola Técnica Estadual "Coronel Fernando Febeliano da Costa" será homenageada pelos 65 anos de tradição em ensino e formação profissional. A moção de aplausos 92/2016, de autoria do vereador Ronaldo Moschini (PPS), foi aprovada na noite desta quinta-feira (28), durante a 23ª reunião ordinária.
No texto da propositura, Moschini relata a história da instituição. Embora fundada em 1944, sua instalação só foi possível sete anos mais tarde, em 1951. Funcionava num prédio doado pela Prefeitura e em barracões adaptados para oficinas e salas de corte, costura e artes culinárias na rua do Rosário.
Segundo o documento, Piracicaba alcançou destaque com a "Escola Industrial", como a hoje Etec era chamada na época, pelo fato de ela ter sido a primeira a colocar em funcionamento os cursos noturnos, permitindo aos jovens que trabalhavam durante o dia estudar à noite.
"A instalação e o funcionamento da 'Escola Industrial' foi motivo de orgulho para os piracicabanos, porque éramos uma das poucas cidades com esse privilégio, visto que o Brasil possuía apenas 27 escolas destinadas à formação de técnicos industriais e, dessas, apenas oito funcionavam no Estado de São Paulo", destaca Moschini.
Em 1953, a "Escola Industrial Coronel Fernando Febeliano da Costa" foi transformada em escola técnica.
Hoje, sob a direção do professor Klauber José Marcelli, a instituição pertence ao Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza. Oferece ensino médio e cursos técnicos gratuitos em Administração, Enfermagem, Eletrotécnica, Logística, Nutrição e Dietética, Mecânica e Segurança do Trabalho, atendendo 1 mil alunos, os quais, ao concluírem os estudos, são inseridos no mercado de trabalho local.
NOTÍCIAS RELACIONADAS
26 de fevereiro de 2021
25 de fevereiro de 2021
22 de fevereiro de 2021
19 de fevereiro de 2021