
14 DE MARÇO DE 2014
Em noite de gala, a Câmara de Piracicaba, em iniciativa de Capitão Gomes promoveu solenidade para entrega dos títulos: Cidadão Piracicabano e Piracicabanus Praeclarus.
Vereador Capitão Gomes
A Câmara de Piracicaba, em nome da Mesa Diretora, conforme iniciativa do vereador Carlos Gomes da Silva, o Capitão Gomes (PP), por força dos Decretos Legislativos (26/13 e 43/13) promoveu na noite desta sexta-feira (14) reunião solene para entrega do Título de Cidadão Piracicabano ao coordenador do SAMU Jorge dos Santos Ferreira e o Título de Piracicabanus Praeclarus ao médico da Santa Casa de Misericórdia, Theo Germano Perecin.
A solenidade foi realizada nas dependências do salão nobre “Prof. Helly de Campos Melges”, às 20 horas, com transmissão ao vivo pela TV Câmara, canal 08 da NET, TV Digital canal 60,1 UHF e pela rede mundial de computadores, a Internet, no endereço eletrônico camarapiracicaba.sp.gov.br
A formação diretiva dos trabalhos da noite foi composta pelo presidente da Câmara, João Manoel dos Santos (PTB), que presidiu a solenidade. Seguido do autor das proposituras, o vereador Carlos Gomes da Silva, o Capitão Gomes; o vereador Gilmar Rotta (PMDB) que fez a leitura bíblica. E, os vereadores Pedro Kawai (PSDB), Ary de Camargo Pedroso Júnior (PDT) e Ronaldo Moschini (PPS). Além do Reitor da Universidade Metodista de Piracicaba, Gustavo Jaques Dias Alvim; Provedor da Santa Casa de Misericórdia de Piracicaba, Adilson Zampieri e, do vice-presidente da UNIMED, Lúcio Ferraz de Arruda. Os vereadores Dirceu Alves da Silva (PROS) e Carlinhos Cavalcante (PPS) justificaram ausência.
Para ocupar o lugar de honra da solenidade, o homenageado Jorge dos Santos foi acompanhado de sua filha, Débora dos Santos. E, o também contemplado da noite, Theo Germano esteve ao lado de sua esposa, Valéria Siqueira.
Abrindo o ciclo de discursos da noite, o vereador Ronaldo Moschini parabenizou a formação da Mesa Diretiva dos Trabalhos e, falou da satisfação em homenagerar uma grande pessoa, com referência à figura de Jorge dos Santos, traçando sua trajetória de luta e determinação por vencer na vida pelos estudos e hoje se dedicar à uma causa tão nobre, em salvar vida. Já o vereador Ary de Camargo Pedroso Júnior enalteceu Theo Germano Perecin, com destaque também à sua dedicação nos estudos e, no campo profissional, onde seus conhecimentos também salvam vidas, nas diversas instâncias de saúde a que se dedica. A consideração é que a homenagem à Theo Perecin mostra o reconhecimento da Câmara numa justa e merecida homenagem a um homem que faz da medicina uma profissão de fé.
O presidente da Câmara, João Manoel dos Santos também rendeu homenagens aos contemplados da noite e, reconheceu a primazia com que o vereador Capitão Gomes fez a escolha dos nomes, o que fez por merecer a outorga, onde a Câmara se manifesta em nome da população piracicabana. A sequência da solenidade comportou a exibição de vídeos sobre os homenageados.
O autor da solenidade, o vereador Capitão Gomes ocupou a Tribuna de honra para agradecer a presença de todos, incluindo os homenageados da noite, integrantes da mesa composta, familiares e amigos dos contemplados para enaltecer a importância da entrega da homenagem, o que evidencia o papel da Câmara em reconhecer a vontade do povo, como forma de fazer justiça na concessão dos títulos. E, destacou o legado dos laureados, passando pela atuação de Jorge dos Santos e The Germano na dedicação em prol do povo, visto que seus trabalhos extrapolam as obrigações diárias para se superarem no atendimento das demandas da população.
Capitão Gomes também comentou sobre a dificuldade em se achar palavras para registrar à altura a figura dos homenageados, no que reforçou a importância de se rever os 10 minutos regimentais das solenidades quando se destinam tempo definido para comentar sobre o trabalho de alguém, no que perguntou como é salvar a vida de alguém em 10 minutos, no que evidenciou a nobre missão de cada um dos homenageados na salvação de vidas. “Pois é isso o que eles fazem”, disse.
Piracicabano
O mais novo piracicabano, Jorge dos Santos, primeiramente agradeceu a Deus pelo momento e, se referiu ao médico Ronaldo Moschini por ter ajudado a trazer ao mundo a sua neta. Jorge considerou seus amigos e familiares e, citou seu pai, Antonio Ferreira da Silva e, dona Benedita, que há 50 anos chegaram em Piracicaba, vindo de Marília, por volta de 1963, onde foram acolhidos pela cidade, um casal com uma criança de colo.
Jorge citou a preocupação de seu pai, filho único, no temor de não ter continuidade à sua geração. Sobre a solenidade desta noite, citou o motivo que fez entrar ao lado de sua filha e interrompendo a trajetória para se sentar ao lado do seu irmão, como uma forma de homenagem. Também falou do prazer de conviver com os irmãos do SAMU, onde há nove anos isto foi o divisor de águas em sua vida, pois foi alí que descobriu que não tem problemas, lembrando daquelas pessoas, que diariamente os integrantes do SAMU ajudam a dar manutenção.
Jorge disse que foi no SAMU que aprendeu o que é a vida, pois até então estava na área cultural, quando respondia pela Direção do Teatro Municipal. Disse que se envolveu na área da saúde e, foi aprender a pilotar uma ambulância. E, fez até pós-graduação em atendimento médico, deixando um pouco de lado a sua formação em Direito. Também enfatizou sobre a condição de várias pessoas, em trabalho que não se tem feriado, de manhã, tarde e, noite estão sempre de prontidão. “Isto é que é servir o público”, disse.
A consideração é que o servidor público está a serviço do povo, em função que precisa ter afinidade. Também considerou que sabe o tamanho da emoção. E, reiterou que hoje tem dupla cidadania, Mariliense e Piracicabano. Também mencionou a pessoa de Theo Germano, onde enfatizou o papel de sua mãe, Mary Perecin, como uma das historiadoras que melhor conhecem Piracicaba.
Praeclarus
O mais novo Piracicabanus Praeclarus, Theo Germano Perecin lembrou do ano de 2013, quando completou 50 anos de idade e, se identificou com Piracicaba. Lembrou que no ano passado foi a primeira vez que pediu para vir à Câmara e falar para a cidade, em preocupação de fazer algo a mais para o bem estar da sociedade, no que foi bem recebido e, tratou da temática de tratamento mais adequado, mais moderno sobre o AVC visto que é uma doença que mais mata no país.
O apelo é que se pudessem desenvolver esforços junto ao SAMU. Disse que o debate foi positivo, onde a idéia é atender de maneira universal a todos. Lembrou que depois da sessão da Câmara saiu diferente, ficando feliz, se sentindo mais piracicabano. E, comentou sobre a oportunidade de retornar à Piracicaba e poder fazer algo mais por sua cidade. Agradeceu a sua família, pais, irmãos, esposa e filhos. E, comentou sobre a Igreja Metodista pela formação cristã, Santa Casa, cooperativa médica e apoio dos colegas, e todos os professores, que desde a infância, direta ou indiretamente contribuíram para a conquista do que sempre sonhou.
Jorge dos Santos
Jorge dos Santos Ferreira da Silva é natural de Marília/SP. Veio para Piracicaba com apenas dois anos de idade. Filho de pais religiosos, sempre norteou sua vida pela fé e, pela ação cristã. Ainda na adolescência, ingressou na Guarda Mirim de Piracicaba, entidade na qual teve um aprendizado sobre ética, moral, disciplina e profissionalismo – valores que soube cultivar no decorrer de sua vida profissional e pessoal.
Em 1980 serviu à Pátria, no Tiro de Guerra 01-028, sob o comando do então Tenente Paulo de Castro, que tinha em sua equipe o “Sargento Gomes”, que hoje está promovido por mérito e, tornou-se vereador em Piracicaba (autor da solenidade). Jorge dos Santos foi Diretor do Teatro Municipal Dr. Losso Netto em três oportunidades: 1986, 1993 e 1997. Todas elas exercendo com lisura e retidão as atribuições do cargo de confiança do chefe do Executivo.
No ano de 2005 foi convidado pelo ex-prefeito Barjas Negri para ajudá-lo na Administração da Central de Ambulâncias, que mais tarde se tornaria o Serviço Integrado de Transportes da Secretaria Municipal de Saúde. Como coordenador do SAMU, Jorge dos Santos ajudou diretamente no resgate e no salvamento de várias vidas.
Graduado em Direito pela Universidade Metodista de Piracicaba é membro da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). E, atualmente é estudante de Teologia pelo Instituto de Formação Cristão.
Theo Germano
Theo Germano Perecin nasceu em Piracicaba, no dia 03 de setembro de 1963. Filho de Noedy e da professora Marly Therezinha Germano Perecin e, irmão de Gil e de Nélea (in memorian). Cursou os primeiros anos de sua vida estudantil na Escola Estadual Dr. Prudente de Moraes, mas logo transferiu-se para a Escola Estadual Dr. Sud Mennucci, na qual concluiu o antigo primário e, posteriormente, o nível ginasial. O colegial foi cursado no CLQ – Curso Luiz de Queiroz, onde encontrou a sua vocação e, decidiu estudar medicina.
Formou-se médico pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, da Universidade de São Paulo, no ano de 1987 e especializou-se em Neurologia Clínica, bem como em Neurofisiologia Clínica. Atuando em Piracicaba desde 1991 junto à Santa Casa de Misericórdia e no Hospital da Unimed. Foi promovido a membro titular da Academia Brasileira de Neurologia, em 2004 e, no ano de 2009 recebeu o Título de Benemérito pelo Lar dos Velhinhos de Piracicaba, entidade para a qual dedica-se, atendendo aos idosos sempre de forma generosa e fraterna.
Casado com Valéria, pai de Lucas, Mariana e Marina, Theo Germano Perecin é homem caseiro, dedicado à família, amando do XV de Novembro é um ser humano generoso e solidário, características que, além do talento, o tornam um dos neurologistas mais respeitados e admirados em Piracicaba.