PIRACICABA, SÁBADO, 13 DE AGOSTO DE 2022
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

01 DE JUNHO DE 2022

Câmara oferece palestras e propõe atividades na Simapira 2022


As Semanas Integradas do Meio Ambiente de Piracicaba contarão com atividades promovidas pela Escola do Legislativo e pelos vereadores Sílvia Morales e Josef Borges



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Davi Negri - MTB 20.499 Salvar imagem em alta resolução

Plantio de mudas realizado no ano passado, na "Praça das Corujas", no bairro São Dimas, foi uma das atividades da Simapira 2021



As Semanas Integradas do Meio Ambiente (SIMAPIRA) 2022, evento promovido por diversas instituições públicas e organizações sociais da cidade, traz neste ano um calendário repleto de discussões e atividades voltadas à reflexão e conscientização sobre a temática ambiental.

Assim como na edição de 2021, a Câmara Municipal de Piracicaba, neste ano, também participará das atividades, oferecendo ao longo do mês, palestras, cursos e conversas voltadas ao meio ambiente.

A vereadora Sílvia Morales (PV), do Mandato Coletivo “A Cidade é Sua” e atual diretora da Escola do Legislativo da Câmara, lembra que na Simapira do ano passado, uma parte significativa das atividades (feitas on-line por conta da pandemia) foi realizada pelo Legislativo piracicabano:

“Neste ano, a Escola do Legislativo e a Câmara estão mais focadas na divulgação conjunta das atividades, pois as instituições realizarão essas atividades em seus próprios espaços e locais de atuação. Em relação aos eventos que serão realizados pela Escola do Legislativo, nós buscamos trazer para a Simapira os que tinham relação com o tema meio ambiente, como por exemplo a palestra do dia 6, sobre agricultura e abelhas, e a do dia 10, sobre alterações no Código Florestal”, diz a parlamentar.

Sílvia ainda acrescenta: “a Escola do Legislativo tem esse papel de trazer o debate aqui para a Casa, de trazer para cá a população para discutir estratégias".

A diretoria da Escola do Legislativo também lembra que as questões ambientais, sejam relativas ao clima, à água, aos resíduos sólidos ou a outros aspectos, precisam de um tratamento “transversal”, com a participação de diversos atores, e cita como exemplo os deslizamentos, que são relacionados tanto a eventos climáticos quanto à própria dinâmica habitacional das cidades: “são bem importantes esses temas macro que estão sendo trazidos pela Simapira, pois nós sempre nos apoiamos nessas discussões para a proposição de políticas públicas”.

Plantio de mudas - O vereador Josef Borges (Solidariedade), que é membro do Conselho da Escola do Legislativo, realizará, no dia 15 de junho, às 9h, em parceria com o Viveiro de Mudas da Sedema e a Associação dos Moradores de Artemis (UNI-Artemis) um plantio de mudas nativas no entorno da Lagoa do Itaiçaba, em Artemis.

A atividade, que também integra o calendário da Simapira, busca dar continuidade à recuperação da lagoa, iniciado há quatro anos:

“A comunidade de Artemis tem sido atuante em defesa do meio ambiente. Com moradores voluntários e o apoio da Administração do prefeito Luciano Almeida e das secretarias de Obras, Governo e Defesa do Meio Ambiente, estamos recuperando a lagoa do Itaiçaba há quatro anos. Por 30 anos o espaço ficou abandonado. Plantas aquáticas e mato tomaram conta da lâmina d’água. Com a ação, licenciada pela Defesa Civil, a lagoa recupera seu aspecto original e aves aquáticas já retornaram a habitar toda a área”, disse o parlamentar.

De acordo com Josef, serão plantadas cerca de 100 mudas no trecho da lagoa já recuperado, e atividade terá a participação de estudantes das três escolas de Artemis: da Escola Estadual Professor José Martins de Toledo e das escolas municipais Deolinda Elias Cenedese (creche) e Professor Décio Miglioranza (ensino fundamental) e de autoridades, convidados e público em geral.

“No plantio, os estudantes vivenciarão como é importante preservar um espaço para a comunidade, para a flora e a fauna silvestre. A integração dos voluntários que limpam a lagoa e as crianças, têm como objetivo conscientizar sobre a importância de cuidar do meio ambiente, de vivência dos conceitos da educação ambiental de forma empírica e a importância de manter a vigilância e adotar novas atitudes para evitar a degradação ambiental”, finaliza o vereador.

Entidades - A Simapira é fruto de uma parceria entre a Câmara Municipal de Piracicaba, por meio da Escola do Legislativo e do Mandato Coletivo “A Cidade é Sua”, a Prefeitura Municipal, representada pela Secretaria Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Sedema), o Grupo Multidisciplinar de Educação Ambiental (GMEA), diversos grupos e programas da Escola “Luiz de Queiroz” (ESALQ/USP), da Fundação Municipal de Ensino de Piracicaba (FUMEP/EEP), Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas, de Material Elétrico, Eletrônico, Siderúrgicas e Fundições de Piracicaba, Saltinho e Rio das Pedras (Simespi), Associação Comercial e Industrial de Piracicaba (Acipi), Instituto Florestal/Fundação Florestal/Estação Experimental de Tupi, Projeto Corredor Caipira e outras organizações parceiras.

Calendário de Atividades (fonte: Sedema)

- 02 de junho de 2022

13:00 às 14:30 - Encontro Formativo sobre Educação Ambiental & Resíduos Sólidos. Palestrantes: Projeto Revira: Educação Ambiental e Resíduos Sólidos na região Sudoeste de Piracicaba. Local: Escola Estadual Dr. João Sampaio. Evento aberto a professores. Mais informações: gmeasecretariadaeducacao@gmail.com. Organização: GMEA, SEDEMA/Prefeitura e ASD Treinamentos

13:20 às 14:50 - Encontro Formativo sobre Educação Ambiental & Resíduos Sólidos. Palestrante: Projeto Revira: Educação Ambiental e Resíduos Sólidos na região Sudoeste de Piracicaba. Evento aberto a professores. Local: Escola Estadual Francisco Mariano da Costa. Mais informações: gmeasecretariadaeducacao@gmail.com. Organização: GMEA, SEDEMA/Prefeitura e ASD Treinamentos

- 03 de junho de 2022

8:30 às 12:00 - Segundo encontro do Programa Bacia Caipira: Água, áreas naturais e saúde: é dando que se recebe. Facilitadores: Estudantes da Escola Estadual Pedro de Mello. Local: Estação Experimental de Tupi (Centro de Visitantes). Rodovia Luiz de Queiroz, km 148. Contato: hortodetupi@gmail.com. Público: Grupos de terceira idade do município de Piracicaba e Santa Barbara D'Oeste. Organização: Estação Experimental de tupi, Prefeitura de Piracicaba, Escola Estadual Pedro de Mello, Prefeitura Municipal de Santa Bárbara d’Oeste, DAE de Santa Bárbara

- 04 de junho de 2022

8:00 às 12:00 - Banho de Floresta e aula de yoga (Programa Vem pro Horto). Palestrantes: Júlia Benfica Senra (OCA/ESALQ), Maria Luísa B. Palmieri (IPA) e Samuel Zanatta. Local: Estação Experimental de Tupi (Centro de Visitantes). Rodovia Luiz de Queiroz, km 149. Link para inscrição: https://forms.gle/Ms5Eyrv3Y4noUG7G9. Contato: eetupi.if@gmail.com. Organização: OCA/ESALQ, SEDEMA/Prefeitura de Piracicaba, Instituto de Pesquisas Ambientais (IPA) e Fundação Florestal (FF). Evento aberto a todos os interessados. Parceria: SEMUTTRAN, Guarda Civil e Tupi Transportes

- 06 de junho de 2022

13:00 às 14:30 - Encontro Formativo sobre Educação Ambiental & Resíduos Sólidos. Palestrantes: Projeto Revira: Educação Ambiental e Resíduos Sólidos na região Sudoeste de Piracicaba. Local: Escola Municipal Prof. Francisco Benedicto Libardi. Público: professores. Contato: gmeasecretariadaeducacao@gmail.com Organização: GMEA, SEDEMA/Prefeitura e ASD Treinamentos

14:00 às 15:30 – Palestra "Agricultura e as Abelhas”. Palestrantes: Elaine Cristina Basso e Marcela Scaraviello Grillo. Local: Escola do Legislativo. Link para inscrição: https://escola.camarapiracicaba.sp.gov.br/curso/417 . Evento aberto a todos os interessados. Organização: Mandato Coletivo “A Cidade é Sua” e Escola do Legislativo.

- 07 de junho de 2022

9:00 - Meio ambiente e Saúde: Conhecer os serviços públicos ambientais para contribuir para uma cidade mais saudável e sustentável. Local: Hospital Fornecedores de Cana. Público: funcionário da instituição. Contato: neasedema@gmail.com Organização: SEDEMA/Núcleo de Educação Ambiental e Hospital Fornecedores de Cana

14:00 - Meio ambiente e Saúde: Conhecer os serviços públicos ambientais para contribuir para uma cidade mais saudável e sustentável. Palestrante: SEDEMA/Núcleo de Educação Ambiental. Local: Hospital Fornecedores de Cana. Público: funcionário da instituição. Contato: neasedema@gmail.com Organização: SEDEMA/Núcleo de Educação Ambiental e Hospital Fornecedores de Cana

15:00 às 17:00 - "A importância do monitoramento da governança das águas para garantir segurança hídrica". Palestrantes: Angelo Jose Rodrigues Lima e Ayri Rando. Local: Escola do Legislativo. Link para inscrição: https://escola.camarapiracicaba.sp.gov.br/inscricao/413. Evento aberto a todos os interessados. Organização: Mandato Coletivo “A Cidade é Sua” e Escola do Legislativo.

- 08 de junho de 2022

9:00 às 17:00 - Curso "Saneamento Rural". Escola do Legislativo. Link para inscrições: https://escola.camarapiracicaba.sp.gov.br/inscricao/396. Organização: Mandato Coletivo “A Cidade é Sua”, OCA e Escola do Legislativo. Evento aberto a todos os interessados.

8:30 às 12:00 - 1º Encontro de Pesquisa da Estação Experimental de Tupi. Palestrante: Instituto de Pesquisas Ambientais. Link para inscrição: https://forms.gle/ipiUBeYMuCUxKoGC8. Contato: eetupi.if@gmail.com. Público: Pesquisadores, professores universitários, estudantes universitários e demais interessados Organização: Instituto de Pesquisas Ambientais. Parceria: SEDEMA/Prefeitura de Piracicaba, Fundação Florestal e OCA/LANP/ESALQ

8:00 às 12:00 - Feira de Grupos Ambientais do campus "Luiz de Queiroz" - "A Universidade como um espaço vivo de aprendizagens ambientais". Organização: Grupos Ambientais do campus "Luiz de Queiroz" - "A Universidade como um espaço vivo de aprendizagens ambientais". Local: Na colônia Central do campus. Contato: planod@usp.br. Atividade aberta a todos os interessados.

14:00 às 16:00 - Análise de Qualidade de Água do Ribeirão Piracicamirim. Organização: Gepura - Grupo de Estudos e Praticas para Uso Racional de Água ESALQ-USP CENA-USP. Local: Saída em frente ao Edificio Central. Contato: (19)997415374 (Isabela), gepura@gmail.com. Aberto a todos os interessados.

16:00 às 18:00 - Caminhos da chuva. Laboratório de Hidrologia Florestal/LCF. Local: Saída em frente ao Edifício Central. Público: A partir de 16 anos Contato: (19) 9 8821-3243. Organização: Gefla - Grupo de Estudos Floresta e Água/LCF/ESALQ.

- 09 de junho de 2022

7:00 às 9:00 - Passarinhando no Campus Luiz de Queiroz. Organização: Estagiários LEMaC –Laboratorio de Manejo da Fauna Silvestre/LCF/ESALQ. Local: Saída em frente ao Edifício Central. Público: Aberto a todos os interessados. Link para inscrições: https://bit.ly/passarinhadaesalq. Contato: leticiakeiko@usp.br.

8:00 às 11:00 - Programa "EducaTrilha na Escola" - Quinto encontro. Organização: SEDEMA/Prefeitura de Piracicaba, Instituto de Pesquisas Ambientais (IPA), Fundação Florestal (FF) e OCA/ESALQ. Local: Estação Experimental de Tupi. Público: Professores da rede municipal, estadual e particular de Piracicaba. Contato: educatrilhanaescola@gmail.com. Parceria: Secretaria Municipal de Educação, da Secretaria Municipal de Ação Cultural, Diretoria de Ensino da Região de Piracicaba, ESALQ/USP (Grupo de Estudos Desafios da Prática Educativa – GEDePE e Programa Ponte), Grupo Multidisciplinar de Educação Ambiental (GMEA) e OSCIP Pira21 – Piracicaba realizando o futuro.

9:00 às 12:00 - Vivências Agroecológicas. Palestrantes: Estagiários SAF e CEPARA. Local: Encontro no Prédio da Engenharia. Link para inscrição: https://forms.gle/mhHbStFN5hd52DuY7. Público: Aberto a todos os interessados. Contato: cepara@usp.br. Organização SAF e CEPARA/ESALQ/USP.

13:00 às 14:30 - Encontro Formativo sobre Educação Ambiental & Resíduos Sólidos. Palestrante: Projeto Revira: Educação Ambiental e Resíduos Sólidos na região Sudoeste de Piracicaba. Público: Professores. Local: Escola Estadual Prof. Jethro Vaz de Toledo. Contato: gmeasecretariadaeducacao@gmail.com. Organização: GMEA, SEDEMA/Prefeitura e ASD Treinamentos.

13:00 às 14:30 - Encontro Formativo sobre Educação Ambiental & Resíduos Sólidos. Palestrante: Projeto Revira: Educação Ambiental e Resíduos Sólidos na região Sudoeste de Piracicaba. Público: Professores. Local: Escola Estadual Prof. Manassés Ephrain Pereira. Contato: gmeasecretariadaeducacao@gmail.com. Organização: GMEA, SEDEMA/Prefeitura e ASD Treinamentos.

14:00 às 16:00 – Biomas Brasileiros. Palestrantes: Estagiários e professora orientadora do grupo PET – Ecologia. Saída em frente ao Edifício Central. Público: Aberto a todos os interessados. Contato: pet.ecologia@usp.br

16:00 às 18:00 - Curso sobre educação ambiental e resíduos sólidos – Online Palestrantes: Projeto Vivencias/USP Recicla e GMEA. Evento online. Público: Aberto a todos os interessados. Link para inscrições https://forms.gle/oC4uFbQfcwpKgko3A. Contato: recicla.esalq@usp.br.

15:00 às 17:00 - "Map-Pira: Dados disponibilizados gratuitamente para o setor agrícola do município e região". Palestrantes: Jose Alexandre Dematê. Local: Escola do Legislativo. Link para inscrição: https://escola.camarapiracicaba.sp.gov.br/inscricao/412. Organização: Mandato Coletivo “A Cidade é Sua” e Escola do Legislativo.

- 10 de junho de 2022

8:00 às 10:00 - Visitação ao Horto Walter Accorsi: o mundo das plantas aquáticas. Palestrante: Hidrofitotério. Não haverá inscrição prévia. Local: saída em frente ao Edifício Central. Público: Aberto a todos os interessados. Contato: hidrofitoterio.esalq@usp.br ou (19) 991765313

9:00 - Meio ambiente e Saúde: Conhecer os serviços públicos ambientais para contribuir para uma cidade mais saudável e sustentável. Palestrante: SEDEMA/Núcleo de Educação Ambiental. Local: Associação dos Fornecedores de Cana de Piracicaba – AFOCAPi. Público: Funcionários da Associação. Contato: neasedema@gmail.com Organização: SEDEMA/Núcleo de Educação Ambiental, Hospital Fornecedores de Cana e AFOCAPI

10:00 às 12:00 - Reinventando o uso alimentício de árvores nativas. Palestrante: grupo GEPEM/ESALQ. Local: Saída em frente ao Edifício Central. Público: Aberto a todos os interessados. Link para inscrição: https://forms.gle/c3u1qPNhvK48CnLYA. Contato: gepem.esalq@usp.br. Organização: ESALQ/LASTROP

15:00 às 16:00 - Alterações no Código Florestal. Palestrante: Prof. Ricardo Ribeiro Rodrigues/ESALQ. Local: Escola do Legislativo. Público: Aberto a todos os interessados. Link para inscrições: https://escola.camarapiracicaba.sp.gov.br/inscricao/414. Organização: Mandato Coletivo “A Cidade é Sua” e Escola do Legislativo

14:00 às 18:00 - Propagando florestas na prática. Palestrantes: GFMO e GADE. Local: saída em frente ao Edifício Central. Público: Aberto a todos os interessados. Link para inscrições: https://forms.gle/pCnW7sA3S4HhokY88 Contato: gfmo@usp.br e gade-esalq@usp.br 11 994998160 (Martina). Organização: ESALQ/LCF

- 11 de junho de 2022

9:00 - Plantio do Programa Plante Vida: Nascemos juntos para viver. Palestrante: SEDEMA. Local: Parque da Rua do Porto. Contato: neasedema@gmail.com. Público: Pais que tiveram filhos no 1º semestre de 2022 e comunidade. Organização: SEDEMA, UNIMED, HFC e Hospital Santa Casa.

- 14 de junho de 2022

13:00 às 14:30 - Encontro Formativo sobre Educação Ambiental & Resíduos Sólidos. Palestrante: Projeto Revira: Educação Ambiental e Resíduos Sólidos na região Sudoeste de Piracicaba. Público: Professores. Local: Escola Estadual Prof. Escola Municipal Francisco Corrêa. Contato: gmeasecretariadaeducacao@gmail.com. Organização: GMEA, SEDEMA/Prefeitura e ASD Treinamentos.

13:00 às 14:30 - Encontro Formativo sobre Educação Ambiental & Resíduos Sólidos. Palestrante: Projeto Revira: Educação Ambiental e Resíduos Sólidos na região Sudoeste de Piracicaba. Público: Professores. Local: Escola Municipal Ida Francez Lombardi. Contato: gmeasecretariadaeducacao@gmail.com. Organização: GMEA, SEDEMA/Prefeitura e ASD Treinamentos.

- 15 de junho de 2022

9:00 - Plantio de mudas na Lagoa do Itaiçaba com alunos de Escolas Municipais, em Ártemis. Local: Avenida Aristides Antônio Scarpari. Público: Aberto a todos os interessados. Contato: 34036520. Organização: Gabinete vereador Josef Borges e Câmara Municipal.

16:00 às 18:00 - Continuidade do Curso sobre educação ambiental e resíduos sólidos – Online. Palestrantes: Projeto Vivencias/USP Recicla e GMEA. Evento online. Público: Aberto a todos os interessados. Link para inscrições https://forms.gle/oC4uFbQfcwpKgko3A. Contato: recicla.esalq@usp.br.

- 20 de junho de 2022

8:00 às 9:00 - Dia de Campo Projeto Tritura Pira - Resíduos de Poda, Agroecologia e Políticas Públicas. Palestrantes: Corredor Caipira, Sítio São João. Local: Sítio São João - Bairro campestre. Público: interessados nas temáticas de agroecologia, gestores públicos e agricultores. Contato: 19992485737. Organização: Corredor caipira, CSA Piracicaba, OCS Piracicaba, USP Recicla.

19:00 - Palestra "ESG Desafios e Oportunidades". SIMESPI. Local: Rua Samuel Neves, 1601. Inscrições pelo e-mail: cursos@simespi.com.br. Público: Aberto a todos os interessados. Contato: 3417-8600. Organização: SIMESPI


- 21 de junho de 2022

14:00 às-18:00 - Reunião Técnica para Elaboração do Plano de Educação Ambiental para Estação de Ibicatu. Palestrantes: EEP, Fundação Florestal e GMEA. Local: Biblioteca da FUMEP. Público: Aberto a todos os interessados Contato: mh.tavar@gmail.com. Organização: EEP, Fundação Florestal e GMEA

- 22 de junho de 2022

8:30 às 12:00 - Evento Educativo de Encerramento de TAC Ambiental do campus "Luiz de Queiroz". Palestrantes: Dirigentes e docentes do campus. Local Anfiteatro da Engenharia. Público: Aberto a todos os interessados. Contato: planod@usp.br. Organização: Unidades do campus "Luiz de Queiroz"

- 25 de junho de 2022

9:00 às 12:00 - Oficina de saneamento ambiental (Programa Vem pro Horto). Palestrantes: Raízes de Tupi/OCA/ESALQ. Local: Estação Experimental de Tupi (Centro de Visitantes). Rodovia Luiz de Queiroz, km 149.
Link para inscrição: https://forms.gle/jodNVbY44fAXyik59. Público: Aberto a todos os interessados. Contato: eetupi.if@gmail.com. Organização: Raízes de Tupi/OCA/ESALQ, SEDEMA/Prefeitura de Piracicaba, Instituto de Pesquisas Ambientais (IPA) e Fundação Florestal (FF). Parceiros: SEMUTTRAN, Guarda Civil, Tupi Transportes e Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da USP

9:00 às 12:00 - Conheça o Jardim Botânico: uso e conservação de plantas aquáticas. Palestrante: Prof. Flávio Gândara e alunos de Ciências Biológicas da ESALQ/USP. Local: R. Lívio Ferraciú - Santa Rita. Contato: neasedema@gmail.com. Público: Aberto a todos os interessados. Organização: SEDEMA/Prefeitura, ESALQ/Departamento de Ciências Biológicas/Hidrofitotério de Plantas Aquáticas.

- 30 de junho de 2022

14:00 às 16:00 - Mesa Redonda: O rural sustentável e a regularização ambiental. Palestrantes: Silvia Morales, Zenilda L. Santos, Luciana Pereira, Evelise Moda. Local: SEMA – Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento. Público: Aberto a todos os interessados. Organização: SEMA e Escola do Legislativo.



Texto:  Fabio de Lima Alvarez - MTB 88.212
Supervisão:  Rodrigo Alves - MTB 42.583
Revisão:  Fabio de Lima Alvarez - MTB 88.212


Câmara Meio Ambiente Josef Borges Silvia Maria Morales

Notícias relacionadas