PIRACICABA, QUINTA-FEIRA, 28 DE MARÇO DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

14 DE MAIO DE 2021

Câmara integrará entidades e empresas na Semana do Meio Ambiente


Resgate das atividades da Simepira está sendo definida e permitirá ampliar programação



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Davi Negri - MTB 20.499 (1 de 2) Salvar imagem em alta resolução

Silvia Morales, do mandato coletivo A cidade é sua (PV), preside a Comissão de Meio Ambiente

Silvia Morales, do mandato coletivo A cidade é sua (PV), preside a Comissão de Meio Ambiente
Foto: Davi Negri - MTB 20.499 (2 de 2) Salvar imagem em alta resolução

Silvia Morales, do mandato coletivo A cidade é sua (PV), preside a Comissão de Meio Ambiente

Silvia Morales, do mandato coletivo A cidade é sua (PV), preside a Comissão de Meio Ambiente
Foto: Davi Negri - MTB 20.499 Salvar imagem em alta resolução

Silvia Morales, do mandato coletivo A cidade é sua (PV), preside a Comissão de Meio Ambiente



Gabinetes das quatro parlamentares mulheres na cidade e integrantes da Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Câmara Municipal de Piracicaba se articulam para resgatar a Simapira (Semana Integrada do Meio Ambiente de Piracicaba). A programação, que está em fase de fechamento, se desdobrará em ações virtuais e presenciais em junho, a partir da colaboração de entidades, empresas e a Administração Municipal.

Das quatro mulheres eleitas para a legislatura 2021-2024, três são autoras da Semana do Meio Ambiente: Silvia Morales, do mandato coletivo A cidade é sua (PV), a vereadora e protetora dos animais Alessandra Bellucci (Republicanos) e Rai de Almeida (PT). A vereadora Ana Pavão (PL) também solicitou a participação como autora da semana, pois integra a Comissão de Meio Ambiente da Câmara. O vereador Josef Borges (Solidariedade) também colaborará com as ações.

Ao trabalho destes parlamentares serão agregados a Escola do Legislativo Antonio Carlos Danelon - Totó Danelon e o projeto Câmara Sustentável, desenvolvido como parte do Parlamento Aberto. Entidades diversas da cidade e o Executivo estão também se engajaram. “Inicialmente, pensamos em uma semana de atividades que abordasse em cada data um tema, como clima, resíduos, recursos hídricos, proteção animal, desenvolvimento sustentável e educação ambiental. Mas percebemos que havia espaço para incluir outras questões relevantes e a programação cresceu”, diz Silvia Morales, que preside a Comissão de Meio Ambiente (Alessandra é relatora e Ana Pavão, membro).

Segundo a vereadora, a Simepira aconteceu na Câmara pela última vez em 2009. A ideia de resgatar o formato veio depois de uma sugestão dos representantes da Esalq/USP (Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, da Universidade de São Paulo). “Fizemos contatos com as entidades e percebemos o interesse delas em estar conosco”, completa Silvia, ao citar como parceiros já definidos, além da Esalq/USP, a Fumep, Acipi, Simespi, Oji Papeis Especiais, Dedini e Sedema (Secretaria Municipal de Defesa do Meio Ambiente). A lista está sendo fechada e o número de entidades e associações na programação pode ser superior a 10.

Dos nomes confirmados na programação está o professor-titular da Faculdade de Medicina da USP, Paulo Saldiva, apresentador do programa Urbanite, primeiro projeto 100% digital da TV Cultura, para discussão de temas em torno dos problemas que envolvem o meio ambiente e as cidades. Ele é médico patologista e concentra atividades de pesquisa em áreas como doenças respiratórias e saúde ambiental, ecologia aplicada, cidades e saúde humana, humanidades e antropologia médica. 

Como o vereador Josef Borges é autor do requerimento 164/2021, que prevê a realização de solenidade alusiva ao Dia do Rio Piracicaba (comemorado em 15 de abril, desde 2001), a intenção também foi a de incluir a comemoração na Simapira, já que a Câmara tem feito eventos unificados, por critério de similaridade. “Com isso, o que inicialmente estava previsto para se concentrar entre 4 e 11 de junho, pode ser estender para uma segunda semana”, analisa a parlamentar.

No âmbito institucional, além de explorar a estrutura da Escola do Legislativo para oferecimento de cursos on-line, a Simapira abordará o projeto Câmara Sustentável, do programa Parlamento Aberto, envolvendo de forma presencial os servidores efetivos, equipes dos gabinetes e funcionários terceirizados da Casa. Novas reuniões ocorrerão em breve com a presidência da Câmara para a definição deste item.

Silvia reforça a amplitude dos temas: “a questão animal foi incluída por estar diretamente ligada ao meio ambiente, embora muitas pessoas não associem. O debate sobre o clima, por exemplo: queremos estabelecer conexões com a habitação, arborização, pavimentação e impermeabilização. Na questão da sustentabilidade, incluiremos transporte e ciclovias. E chamarmos as empresas, para que contribuam no tema responsabilidade ambiental”.



Texto:  Rodrigo Alves - MTB 42.583


Meio Ambiente Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável Silvia Maria Morales

Notícias relacionadas