30 de setembro de 2025
Câmara institui "Semana em Memória das Vítimas do Edifício Luiz de Queiroz"
Projeto de decreto legislativo 63/2025 é de iniciativa da vereadora Silvia Morales (PV).
A “Semana em Memória das Vítimas do Edifício Luiz de Queiroz - Comurba" será instituída na Câmara Municipal de Piracicaba após a aprovação do projeto de decreto legislativo 63/2025, de autoria da vereadora Silvia Morales (PV), do mandato coletivo “A cidade é sua”. O PDL foi aprovado na noite desta segunda-feira (29), na 54ª reunião ordinária de 2024.
A Semana em memória às vítimas do Comurba será realizada anualmente com prioridade ao dia 6 de novembro, data que faz alusão ao ocorrido em 6 de novembro de 1964, com a queda do edifício Comurba, oficialmente denominado Edifício Luiz de Queiroz, na Praça José Bonifácio, neste Município.
A semana tem como objetivos promover a memória das vítimas atingidas pelo desastre, estimular o debate público sobre os impactos urbanísticos, sociais e históricos da queda do edifício, fomentar ações de conscientização e educação urbanística e patrimonial, e realizar atividades como palestras, encontros, bate-papos, exposições.
Na justificativa do projeto de decreto legislativo, a vereadora Silvia Morales salienta que a queda do edifício foi uma das maiores tragédias urbanas da história do Estado de São Paulo e do Brasil, vitimando dezenas de pessoas e causando profunda comoção na sociedade piracicabana e nacional. “O evento não foi apenas uma tragédia humana de grande magnitude, mas também um marco simbólico para a reflexão sobre políticas urbanas, fiscalização de obras, planejamento arquitetônico e memória coletiva”, afirmou.
Supervisão: Rodrigo Alves - MTB 42.583
NOTÍCIAS RELACIONADAS
30 de setembro de 2025
30 de setembro de 2025
30 de setembro de 2025
29 de setembro de 2025