PIRACICABA, SEXTA-FEIRA, 26 DE ABRIL DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

21 DE SETEMBRO DE 2022

Câmara homenageia trabalhadores da construção civil


Solenidade na noite desta quarta-feira, 21, foi realizada por iniciativa do vereador Felipe Gema (Cidadania).



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Davi Negri - MTB 20.499 (1 de 19) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Davi Negri - MTB 20.499 (2 de 19) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Davi Negri - MTB 20.499 (3 de 19) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Davi Negri - MTB 20.499 (4 de 19) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Davi Negri - MTB 20.499 (5 de 19) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Davi Negri - MTB 20.499 (6 de 19) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Davi Negri - MTB 20.499 (7 de 19) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Davi Negri - MTB 20.499 (8 de 19) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Davi Negri - MTB 20.499 (9 de 19) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Davi Negri - MTB 20.499 (10 de 19) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Davi Negri - MTB 20.499 (11 de 19) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Davi Negri - MTB 20.499 (12 de 19) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Davi Negri - MTB 20.499 (13 de 19) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Davi Negri - MTB 20.499 (14 de 19) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Davi Negri - MTB 20.499 (15 de 19) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Davi Negri - MTB 20.499 (16 de 19) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Davi Negri - MTB 20.499 (17 de 19) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Davi Negri - MTB 20.499 (18 de 19) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Davi Negri - MTB 20.499 (19 de 19) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Davi Negri - MTB 20.499 Salvar imagem em alta resolução


A Câmara Municipal de Piracicaba realizou na noite desta quarta-feira, 21, no Salão Nobre “Helly de Campos Melges”, reunião solene em homenagem ao Dia do Trabalhador na Construção Civil. Iniciativa do vereador Felipe Gema (Cidadania), foi instituída pelo decreto legislativo 2/2018 e destaca profissionais indicados pelo Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção e do Mobiliário de Piracicaba (SINTICOMPI).

“Homenagear estes trabalhadores me remete muito à minha vida, de uma forma muito divertida, já que a minha família sempre se reunia para fazer o famoso convite “vamos fazer a feijoada”, mas que era para botar a mão na massa, construir um muro ou algo assim”, disse Felipe Gema, ao também destacar que a categoria contribui para que famílias no País alcancem o sonho da casa própria. “Sem vocês ali se dedicando integralmente, isso não seria possível, por isso essa homenagem me enche de orgulho”, disse.

Presidente do SINTICOMPI, Milton Costa classificou que o momento era de “extrema alegria e satisfação” e “também por gratidão ao reconhecer uma categoria histórica”. O representante sindical lembrou que uma das conquista dos trabalhadores na cidade é que o piso salarial em Piracicaba é maior do que todo o Estado de São Paulo, além de ter participação nos lucros e resultados, receberem café da manhã e lanche da tarde. “É uma categoria que está sendo bastante assistida na cidade”, destacou.

Edson Batista dos Santos, vice-presidente da Feticom (Federação dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção e do Mobiliário do Estado de São Paulo), lembrou que a homenagem representa um dia muito especial. “É um orgulho ver em que está chegando a construção civil, hoje a gente vê de que forma mudou e de forma positiva”, disse.

Presidente da Ascopi (Associação das Construtoras de Piracicaba), José Carlos Rodrigues de Assis disse que sente “um imenso prazer” ao ver que os trabalhadores da construção civil estão sendo valorizados. “Uma das mais belas carreiras que não era valorizada e nós estamos conseguindo com que estes profissionais sejam reconhecidos. E vale lembrar que os homenageados nesta noite representam uma gama ampla de trabalhadores”, disse.

HOMENAGEADOS - Marco Antonio de Souza trabalha na construção civil há 21 anos. Ele falou em nome dos homenageados. “Não sou muito bom com as palavras, sou mais daquele que gosta de fazer, como os meus colegas”, disse, “mas eu quero agradecer muito por essa homenagem que foi para todos nós”, concluiu. Ele atua há 17 anos na empresa ACM, tendo a função de pintor, focado na parte externa dos edifícios, fazendo manutenção e acabamento, desde a colocação de pastilhas até a pintura.

Donizete Carlos de Queiroz começou a trabalhar na construção civil há 40 anos, onde começou como ajudante. Hoje está há 11 anos na empresa Metal Concreto, como supervisor de obra, realizando todo o suporte e fiscalização da empresa para com os funcionários e clientes.

Emerson Ferreira começou a trabalhar na construção civil quando tinha 15 anos, sempre na função de pintor, contando com mais de 30 anos de experiência. Há 10 anos na empresa Pollo Engenharia, realiza todo tipo de pintura nas obras, desde o setor residencial até o industrial.

Itan Cesário de Sousa começou a trabalhar na construção civil há 20 anos como ajudante geral. Desde 2015 está na empresa Embraplan como auxiliar de serviços gerais, onde realiza a limpeza e organização do local de obra, refeitório, vestiários, tornando o ambiente de trabalho mais cômodo aos colegas de trabalho.

Keila Raquel Lopes começou a trabalhar na construção civil há 5 anos em uma marcenaria, onde realizava o trabalho de acabamento e instalação. Hoje trabalha há 1 ano na marmoraria Lopes Mármores na área de acabamento e polimento das peças. 

Valdemir dos Santos Passos começou a trabalhar na construção civil há 15 anos como ajudante de pintor. Está há 4 anos na empresa B&C Bortoleto & Ciriaco, onde exerce a função de líder de equipe, orientando seus colegas de trabalho durantes as obras, tornando o ambiente mais limpo e organizado.

Também participaram da solenidade o diretor da Acipi (Associação Comercial e Industrial de Piracicaba), Cláudio Montebello, e o superintendente da Unimed, Sérgio Fortuoso. A reunião solene foi transmitida pela TV Câmara – nos canais 11.3 UHF, 4 da Net e 9 da Vivo Fibra, com retransmissão nos perfis da Câmara no Facebook e YouTube.



Texto:  Erich Vallim Vicente - MTB 40.337
Supervisão:  Rodrigo Alves - MTB 42.583


Homenagem Felipe Gema

Notícias relacionadas