PIRACICABA, QUINTA-FEIRA, 28 DE MARÇO DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

27 DE SETEMBRO DE 2019

Câmara defende ações para inclusão de surdos na Saúde


Moção 179/2019, aprovada quinta-feira (26), encaminha ao Executivo demanda apresentada por gruo em eventos no Legislativo



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 (1 de 2) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 (2 de 2) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 Salvar imagem em alta resolução





A aprovação da moção de apelo 179/2019, na noite desta quinta-feira (26), na 54ª reunião ordinária, encaminha ao Executivo Municipal demandas apresentadas por grupo de surdos em eventos realizados em parceria com a Câmara de Vereadores de Piracicaba. De autoria do presidente da Casa, vereador Gilmar Rotta (MDB), o texto contou com a unidade do Plenário em torno das reivindicações e marca ação do projeto Câmara Inclusiva. 

“Tivemos uma reunião na Acipi (no último dia 13), onde compareçam cerca de 140 pessoas, muitas das quais fizeram relatos sobre as dificuldades do dia-a-dia para quem é surdo”, disse Rotta, ao discutir a moção de apelo 179/2019. “Isso implica na necessidade de sobrevivência de quem vive uma dura realidade”, acrescentou. O vereador destacou, ainda, o Encontro, no dia 15, na Câmara, em que professoras da UFSCar apontaram a necessidade de organização a comunidade na luta por direitos. 

Na moção, a Câmara apela que o prefeito Barjas Negri (PSDB) faça gestões na Administração para criar a Central de Intérpretes (para formação de tradutores de Libras/Língua Portuguesa), capacitar funcionários das unidades de saúde em Libras, assim como oferecer cursos profissionalizantes para esta população e oferecer mais oportunidade de empregos aos surdos, principalmente na área de formação. 

Ainda na propositura aprovada no Legislativo, o presidente Gilmar Rotta (MDB) informa ao Executivo sobre a quantidade de pessoas com deficiência na cidade, de acordo com o Censo Demográfico de 2010. Na ocasião, havia 20,63% (75.217 habitantes) com alguma limitação física no Município. Especificamente com deficiência auditiva, chegava a 16.932. 

A moção foi bem recebida pelo Plenário da Casa, com apoio de diversos parlamentares. O vereador Osvaldo Schiavolin, o Tozão (PSDB), agradeceu o presidente Gilmar Rotta (MDB) pela iniciativa e também enfatizou a importância do Executivo encaminhar projeto de lei para atender as demandas contidas na propositura aprovada pelo Legislativo. 

O vereador Pedro Kawai (PSDB), vice-presidente da Mesa Diretora, relatou a emoção de ter participado do Encontro de Surdos no dia 15 e enalteceu a Câmara ao contribuir com o encaminhamento das demandas. 

Já o vereador André Bandeira (PSDB), que é cadeirante e tem forte atuação nas causas das pessoas com deficiência, enfatizou que o trabalho dele e da Câmara é para estimular a acessibilidade no Município. “Temos que ter uma cidade cada vez mais inclusiva”, destacou.

O vereador Paulo Serra (CID) parabenizou Gilmar Rotta pela iniciativa.

SAIBA MAIS:
Gilmar Rotta defende treinamento de intérpretes de Libras no SUS

Professoras incentivam a formação de associação de surdos na cidade

Câmara Inclusiva vai buscar acessibilidade e inclusão no Legislativo



Texto:  Erich Vallim Vicente - MTB 40.337
Imagens de TV:  TV Câmara


Legislativo Gilmar Rotta

Notícias relacionadas