PIRACICABA, QUARTA-FEIRA, 21 DE MAIO DE 2025
Página inicial  /  Intranet  /  Webmail

08 DE ABRIL DE 2014

Câmara de Piracicaba comemora os 60 anos da Caterpillar Brasil


Reunião solene proposta pelo vereador José Luiz Ribeiro contemplou os 60 anos da multinacional no Brasil



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Davi Negri - MTB 20.499 (1 de 11) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Davi Negri - MTB 20.499 (2 de 11) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Davi Negri - MTB 20.499 (3 de 11) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Davi Negri - MTB 20.499 (4 de 11) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Davi Negri - MTB 20.499 (5 de 11) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Davi Negri - MTB 20.499 (6 de 11) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Davi Negri - MTB 20.499 (7 de 11) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Davi Negri - MTB 20.499 (8 de 11) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Davi Negri - MTB 20.499 (9 de 11) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Davi Negri - MTB 20.499 (10 de 11) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Davi Negri - MTB 20.499 (11 de 11) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Davi Negri - MTB 20.499 Salvar imagem em alta resolução


A Câmara de Vereadores de Piracicaba, conforme iniciativa de José Luiz Ribeiro (SDD), por força do requerimento (1294/13) realizou na noite desta terça-feira (08/04/2014) a reunião solene que marca os 60 anos da Caterpillar no Brasil, sendo 40 anos em Piracicaba, onde foi homenageado o presidente da empresa, Luiz Carlos Calil, que recebeu as honrarias do legislativo local ao lado de funcionários e diretores da empresa, sendo também contemplado por representantes de entidades empresariais e de trabalhadores, a exemplo do Sindicato dos Metalúrgicos de Piracicaba e Região.

O evento transcorreu-se nas dependências do Salão Nobre "Prof. Helly de Campos Melges", às 20h00 e, contou com a presença de autoridades, personalidades e amigos do contemplado da noite, em transmissão vivo pela TV Câmara Canal 08 da Net, TV Digital canal 60,1 UHF e pela internet, no endereço eletrônico www.camarapiracicaba.sp.gov.br

Na formação diretiva da mesa dos trabalhos, o presidente da Câmara, João Manoel dos Santos (PTB); o prefeito municipal Gabriel Ferrato (PSDB); o Juiz Diretor do Fórum da Comarca de Piracicaba, Wander Pereira Rossete Júnior; o autor da solenidade, José Luiz Ribeiro; o ex-prefeito municipal de Piracicaba, nas gestões de 1973 a 1977 e 1982 a 1988, Adilson Benedito Maluf; o segundo secretário da Mesa Diretora, André Bandeira (PSDB), que na oportunidade fez a leitura bíblica, seguido dos parlamentares: Chico Almeida (PT), Gilmar Rotta (PMDB), Paulo Camolese (PV) e Pedro Cruz (PSDB).

Na extensão da Mesa Diretiva, o subtenente de Cavalaria, Jorge Luiz, representando o Tiro de Guerra local; o subcomandante do 16º Grupamento do Corpo de Bombeiros, Capitão Vitor Carvalho;  o gerente geral de Relações Internacionais e Institucionais da Investe SP, Wilson Soares, e o secretário municipal de Trabalho e Renda, Sérgio Furtuoso.

O Coral da Caterpillar Brasil, sob a regência de Malu Canto se apresentou na reunião solene, que também teve a apresentação de vídeo institucional da empresa.

O vereador José Luiz Ribeiro abriu o ciclo de discursos da noite, no que cumprimentou toda a família Caterpillar na figura do homenageado da noite. O parlamentar destacou o dia marcante para a cidade e para o país, ao se contemplar uma empresa que atua para ajudar a vida das pessoas, sendo que acima de tudo a empresa tem o princípio ético pela responsabilidade social e ambiental, atuando na defesa da vida no planeta.

A consideração é que a história da empresa se confunde com a de Piracicaba e do país e, se coloca hoje como a primeira no Brasil a criar programas que resultam em impostos e renda para a cidade, possibilitando melhor qualidade de vida ao trabalhador, na garantia de café da manhã, refeição e, convênio médico, dentre outras conquistas. Ribeiro lembrou das quatro gestões administrativas e, enfatizou que conheceu boa parte do mundo e os Estados Unidos graças à Caterpillar e, que ganhou o reconhecimento internacional quando foi solicitado a dar opinião a um questionamento do presidente mundial da empresa.

Ribeiro finalizou suas considerações felicitando a direção da organização e, também comentou sobre projetos de educação e outras iniciativas. Além de enfatizar que o trator sai daqui com valor agregado e, com responsabilidade social.

O juiz diretor do Fórum, Wander Pereira Rossete Júnior comentou sobre a importância da homenagem que evidencia o papel da empresa por tudo o que ela tem feito pela cidade. Também acentuou o diferencial, distinguindo das demais no campo da gestão de pessoas, como uma das melhores no tocante à satisfação dos trabalhadores.

Gabriel Ferrato, prefeito municipal de Piracicaba enfatizou o papel preponderante do ex-prefeito Adilson Maluf em trazer a empresa para Piracicaba, sendo que a população local acostumou com a presença da Caterpillar que, torna-se um paradigma de empresa no pais, que merece todo respeito, devido à interação que ela mantém com a cidade, em diversas atuações de projetos, a exemplo do fornecimento de geradores de energia elétrica para postos de saúde, o que mostra o quanto a empresa está envolvida com a população.

Finalizando os discursos oficiais, o presidente da Câmara, João Manoel dos Santos saudou a formação da Mesa Diretiva e, reconheceu que o ex-prefeito municipal Adilson Maluf fez a diferença em trazer a Caterpillar para Piracicaba. E, reiterou os discursos anteriores que enalteceram a importância da empresa na cidade. Acentuou o sonho de Adilson Maluf em pensar uma cidade para sair do marasmo, além das usinas. Lembrou da atuação do ex-prefeito municipal de Piracicaba, Barjas Negri (PSDB), que mudou o conceito da cidade, saindo de fim de linha, onde o mundo todo agora olha para Piracicaba. E, considerou que a Câmara está na história da população piracicabana, em apoio à criação de novos empregos.

Homenageado

O presidente da Caterpillar, Luiz Carlos Calil falou da importância do reconhecimento da Câmara. E, considerou a característica do diamante, na condição de perdurar durante o tempo, devido ao seu alto valor agregado, por ser o material mais resistente que se conhece na natureza. "Assim é a Caterpillar", disse. Além de discorrer sobre um pouco da história da Caterpillar, desde 1954 quando a empresa chegou ao Brasil e, estabeleceu como meta 40% de nacionalização dos equipamentos visando abastecer o mercado local.

Calil lembrou que em 1968 a Caterpillar começava a exportar máquinas, no chamado milagre econômico, quando o país crescia na faixa de 11% ao ano. E, comentou sobre a perseverança de Adilson Maluf, visto que o progresso em Piracicaba se deve ao desempenho do ex-prefeito. Também lembrou da década de 80, quando muitas empresas não se desenvolviam, numa época de poucos investimentos quando se decidiu a transferência de todas as ações da Caterpillar, de Santo Amaro para Piracicaba. Calil disse que o ano da virada foi em 1996, quando se decidiu pela criação de uma fábrica de excelência operacional, com reflexo em premiações.

E, focou decisão que a empresa adotou em Piracicaba de despedir dois mil funcionários, quando foi colocado mil funcionários em layoff, em licença temporária, no que devido ao estímulo do mercado local, com recursos do BNDES, no incentivo à infraestrutura resultou na chamada de 2/3 dos funcionários de volta, num prazo de cinco a seis meses para recontratá-los.

Calil fez um resumo dos últimos cinco anos, quando se aumentou a capacidade da empresa em mais de 60% do que era, em referência à organização, onde hoje se busca a perfeição em qualidade. Também comentou sobre a entrega de 60 mil máquinas, o que representa 360 quilômetros enfileiradas e, representando o trabalho de cerca de 4,5 anos. "Só nos podemos fazer isso", disse Calil reforçando o comprometimento e, abraço às causas sociais adotadas pela empresa.

"Temos mais funcionários do que antes da crise de 2008. E, redução de acidente próximo à zero, o que representa relevante causa social", disse. Calil também falou da preocupação com o ser humano e, da diversidade, em dar oportunidades a todos, em igualdade de condições, onde se emprega jovens.

Calil também comentou sobre uma época em que metade das vagas das escolas técnicas estavam vazias. E, lembrou quando assumiu a fábrica em 2008, numa época em que 50% dos funcionários eram de fora. Também destacou que nos útlimos cinco anos, mais de 200 jovens sem experiência anterior conseguiram emprego e, que a empresa tem uma média de 100 mulheres trabalhando em chão de fábrica, adquirindo empregabilidade.

Calil encerrou suas considerações enfatizando que a Caterpillar se prontifica em causas sociais que realmemnte fazem a diferença. E, lembrou que a empresa ganhou nos últimos dois anos diversos prêmios por ser a melhor para se trabalhar no país, com práticas de valores e humildade, a exemplo dos fundadores. Disse que hoje a Caterpillar exporta líderes. "Peço que mantenham nossos valores e pilares e, que possamos logo comemorar o centenário no Brasil", disse.

Caterpillar no Brasil

A Caterpillar instalou-se no Brasil em 1954, no Bairro da Lapa, com um armazém para comercialização, produção e estocagem de peças.

Em 1955, adquiriu uma área de 164.000 m² no bairro de Santo Amaro, zona sul da cidade de São Paulo, onde construiu sua primeira fábrica no Brasil e ali, em 1960, começou a fabricar seus equipamentos. A primeira máquina produzida foi a Motoniveladora 12E.

Em 1973, adquiriu uma área de quatro milhões de metros quadrados em Piracicaba, onde instalou sua segunda fábrica, inaugurada em 1976. Como parte do plano estratégico da Corporação de simplificar processos e reduzir custos, para aumentar a competitividade de seus produtos no mundo, a Caterpillar Brasil se modernizou e consolidou em 1993 suas operações administrativas e industriais na unidade de Piracicaba.

A empresa conta hoje com uma estrutura fabril moderna, organizada e flexível, que proporciona tecnologia e qualidade e alta velocidade para atender às necessidades dos clientes. Sua área construída é de 214 mil de metros quadrados e área total, de 3,8 milhões de metros quadrados, abriga também uma área de demonstração e treinamento para revendedores e também o CEC - Clube dos Empregados da Caterpillar.

Em setembro de 2010, a Caterpillar fez um novo investimento, ao adquirir uma nova fábrica em Campo Largo (PR), que conta com um terreno de um milhão de metros quadros. Após ser remodelada, a unidade terá 50.000 metros quadrados de área construída e será responsável pela produção retroescavadeiras e carregadeiras de pequeno porte.

Líder absoluta de mercado em seus segmentos de atuação, a Caterpillar vem investindo ao longo dos seus 57 anos de Brasil em alta tecnologia, adotando os mais modernos conceitos de excelência para flexibilizar suas operações, produzir cada vez melhor e oferecer produtos e serviços da mais alta qualidade. Esses investimentos permitiram-lhe desenvolver forte perfil exportador. A empresa está entre as 30 maiores exportadoras brasileiras.

Sua linha de produtos é composta de 35 de modelos de classe mundial entre escavadeiras hidráulicas, compactadores, carregadeiras de rodas, motoniveladoras, retroescavadeiras e tratores de esteiras, além de ferramentas e acessórios especiais para seus equipamentos. Em outubro de 2001, ingressou no mercado de energia, com a produção de grupos geradores de 36a 750 kVA.

A empresa tem o compromisso de oferecer as melhores soluções para seus clientes, constantemente adequadas às suas necessidades de mudanças, fundadas em operações de classe mundial, socialmente responsáveis, e em pessoas capacitadas, criativas e promotoras da qualidade em seu ambiente de trabalho.

A seus de 5.700empregados oferece um plano de remuneração total abrangente. A empresa acredita que investir no constante aperfeiçoamento de seus recursos humanos e em alta tecnologia é a melhor maneira para manter um ambiente organizacional saudável e motivador e, com isso, exceder as expectativas de seus clientes e satisfazer seus acionistas.

O respeito ao meio ambiente pode ser comprovado em sua fábrica de Piracicaba, onde está instalada uma eficiente estação de tratamento de efluentes industriais e sanitários. Boa parte da água consumida é reciclada e a parte descartada é devolvida ao Rio Piracicaba completamente limpa.

A empresa eliminou de seu processo produtivo, das peças e dos componentes, as substâncias nocivas à saúde e à atmosfera, como o cromato de chumbo da tinta, o cádmio e o amianto das peças e substâncias clorofluorcarbonadas, que prejudicam a camada de ozônio.

Investiu na suspensão das tubulações e tanques de óleos para evitar possíveis contaminações do solo e do lençol freático.

Tem obtido bons resultados na reciclagem de óleos, papéis, metais e plásticos. Há muitos anos, co-processa seus resíduos industriais sólidos (lama industrial e borra de tinta) em fornos de cimento. No ano passado, inaugurou um prédio novo, denominado Prédio C, que incorpora tecnologias sustentáveis de iluminação, sistema de reuso de água de chuva, aquecimento solar e ventilação natural. A Caterpillar reutiliza cerca de 60% da água que consome para fins sanitários e recicla 97% dos resíduos sólidos gerados.

Além de promover aos empregados e seus familiares um programa consistente voltado à qualidade de vida, a empresa conta com um forte programa de responsabilidade social para promover a sustentabilidade da comunidade local. Entre os diversos projetos que participa, destacam-se a criação da Agenda 21 de Piracicaba e o Projeto Pequeno Cidadão, que, em parceria com o Sesi-Piracicaba cuida de 100 adolescentes da região mais pobre do município.

Em sua parceria com a Apae, mantém na fábrica aprendizes que desenvolvem terapia ocupacional na empresa. É, também, uma grande apoiadora da cultura local. Um exemplo dessa ação é a instalação da Biblioteca Máquina do Saber no Terminal Central de Ônibus de Piracicaba, em parceria com o Instituto Brasil Leitor e a Prefeitura do Município.

A Caterpillar é também incentivadora da Fundação Floresta Tropical (FFT) na busca de alternativas para a preservação da Floresta Amazônica e da The Nature Conservancy (TNC) para proteger e recuperar as grandes nascentes de água doce existentes. A empresa desenvolve modelos sustentáveis para a preservação de água, florestas e energia e qualidade de vida.

Para difundir os conceitos de sustentabilidade, conta atualmente com dois projetos educacionais: o LixoUtil, que destaca a importância da reciglagem e de soluções sustentáveis para a redução do lixo urbano , e o Planeta H2O, criado para alertar sobre a escassez da água.

O resultado desse empenho é traduzido nas certificações de excelência obtidas pela Caterpillar Brasil ao longo de sua jornada: ISO 9002 (1994), MRP II Classe A (1999) Excelência Operacional (2000), ISO 14001(2001) e ISO 9001:2000 (2003). Sua jornada de excelência foi reconhecida com a conquista do Prêmio Nacional da Qualidade/1999.

A empresa dispõe do mais moderno parque industrial de seu setor, fazendo parte de uma elite que conquistou e mantém a certificação de Excelência Operacional, fato que lhe assegura grande competitividade e divisas para seus produtos ao redor do mundo.

Há sete anos consecutivos é eleita como uma das melhores empresas para se trabalhar no Brasil e América Latina, segundo pesquisas do Great Place to Work Institute e Guia Você S/A Exame. Este ano foi eleita a Melhor Empresa para Trabalhar no Brasil pelas duas pesquisas.

Atualmente orientada pelo Sistema de Produção Caterpillar e metodologia 6 Sigma, a Caterpillar está sempre pronta a desbravar as fronteiras das décadas que estão por vir. Sua história de sucesso foi valorosamente escrita por pessoas e máquinas, no chão da fábrica e no chão da Pátria.

Fonte: Site Caterpillar



Texto:  Martim Vieira - MTB 21.939


Homenagem José Luiz

Notícias relacionadas