PIRACICABA, QUINTA-FEIRA, 28 DE MARÇO DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

04 DE OUTUBRO DE 2022

Câmara consolida mudança da sede da Pinacoteca para o Engenho


Texto segue, agora, para sanção do Executivo Municipal. Acervo já foi transferido para um dos barracões do Engenho



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 Salvar imagem em alta resolução

Transferência da Pinacoteca foi chancelada pela Câmara na noite desta segunda-feira (3). Texto do Executivo foi aprovado em segunda discussão






 Agora é definitivo! Após discussões, a transferência do prédio da Pinacoteca Municipal “Miguel Archanjo Benício D’ Assunção Dutra”, da rua Moraes Barros para o barracão 14 A do Engenho Central, foi autorizada pela Câmara na noite desta segunda-feira (3), com a aprovação do projeto de lei 72/2022, de autoria do Executivo, durante a 47ª reunião ordinária.

O assunto foi motivo de declaração e justificativa de votos dos vereadores Rai de Almeida, Pedro Kawai, Silvia Morales, Laércio Trevisan Jr., Josef Borges, Fabrício Polezi e Gustavo Pompeo.

A vereadora Rai de Almeida classificou a transferência da Pinacoteca de “desmonte” da Cultura. “Agora não teremos mais endereço definitivo, inclusive as obras estão correndo riscos de serem danificadas por estarem acondicionadas de forma irregular. Lamento como essa Administração trata a Cultura neste município”.

O fechamento de um “espaço para a Cultura” foi pontuado pelo vereador Pedro Kawai ao justificar sua posição. “Pedimos duas pinacotecas, tínhamos três salões com mais de 50 anos de idade”, lembrou.

A vereadora Silvia Morales, do mandato coletivo “A Cidade é Sua”, justificou seu voto, contrário, alegando que a mudança “não tem princípio da legalidade”, porque teria que passar por consulta do Comcult (Conselho Municipal de Política Cultural).

“Quando se programa algo para a população ver a arte, a elite não concorda e vem falando que está acabando com a Cultura. Estamos construindo um espaço diferente para melhorar o acesso à população”, justificou Laércio Trevisan Jr., ao votar favorável ao texto.

O líder de governo na Câmara, vereador Josef Borges, também a favor da transferência da sede da Pinacoteca, disse que o objetivo da Administração “é democratizar” o acervo à população.

"O Engenho conta com um teatro com muita tecnologia, por que não a Pinacoteca ir para lá?", questionou o vereador Gustavo Pompeo. "A Prefeitura nos apresentou um projeto e eu concordo com a mudança. Vai ser melhor à população", acrescentou o parlamentar.

Para o vereador Fabrício Polezi, o Engenho Central atende o propósito de abrigar o novo prédio da Pinacoteca. “Estamos falando de um patrimônio cultural de nossa cidade, assim como é o Rio Piracicaba. O local é perfeito para a Pinacoteca”, defendeu.

Durante as discussões, o presidente da Câmara Municipal, vereador Gilmar Rotta anunciou uma vistoria no local onde foi depositado o acervo da Pinacoteca no Engenho Central, depois de ouvir denúncias de que o espaço está com infiltrações e umidade. “Vou marcar uma data e convidar os vereadores”, adiantou o parlamentar.

O texto segue, agora, para sanção do prefeito municipal, Luciano Almeida.



Texto:  Marcelo Bandeira - MTB 33.121
Supervisão:  Rodrigo Alves - MTB 42.583
Imagens de TV:  TV Câmara


Legislativo

Notícias relacionadas