10 de novembro de 2025

Câmara concede Título de "Piracicabanus Praeclarus" a Moisés Taglietta

Reunião solene para entrega da homenagem aconteceu na sexta-feira (7)

O Título de Piracicabanus Praeclarus é concedido pela Câmara Municipal de Piracicaba a cidadãos nascidos no município que se destacam por suas atividades profissionais e serviços prestados à sociedade. Na noite da última sexta-feira (7), a honraria foi entregue a Moisés Francisco Baldo Taglietta, cidadão piracicabano com um extenso e notável trabalho na saúde pública do município.

O vereador Fábio Silva (Republicanos) foi o proponente da solenidade realizada em reconhecimento às contribuições do homenageado para a cidade de Piracicaba. “Hoje, a Câmara Municipal de Piracicaba se reúne não apenas para cumprir um protocolo institucional, mas para fazer justiça. Para prestar uma homenagem pública, em nome de toda a sociedade piracicabana, a alguém que se dedicou à sua trajetória ao país, à nossa cidade e, atualmente, toda a nossa região, através da diretoria do DRS”, afirmou o vereador.

Fábio Silva destacou a atuação de Moisés Taglietta que, por mais de 30 anos, esteve à frente de ações que salvaram vidas, acolheram os mais vulneráveis e que enfrentaram epidemias com firmeza e serenidade. O homenageado foi pioneiro no combate a AIDS, muito antes de isso se tornar política pública; e, durante a pandemia, “liderou com responsabilidade, com empatia e com visão estratégica”, protegendo a população em um dos momentos mais delicados da nossa história.

“Por isso tudo, e por muito mais, esta homenagem é mais do que justa, é necessária, porque reconhece o valor do serviço público feito com amor, da ciência guiada pela empatia, da cidadania vivida no dia a dia, além de reconhecer que há pessoas que passam por Piracicaba e ajudam a construir sua história. Parabéns, Moisés”, declarou Fábio Silva.

A mesa de honra foi formada pelo vice-prefeito e secretário municipal de Saúde, Dr. Sérgio Pacheco Jr.; pela vereadora Rai de Almeida (PT); e pela coordenadora de relacionamento comercial do Hospital dos Fornecedores de Cana, Grace Cordeiro, representando o presidente do HFC, José Coral.

Em sua saudação, Rai de Almeida falou da trajetória do homenageado que se cruza com a dela, já que ambos se conhecem desde quando ela era adolescente e ele criança. “Vivemos o mesmo momento das nossas histórias, inclusive, estudávamos no mesmo colégio”, lembrou a vereadora.

“Moisés nunca se intimidou de participar das lutas e das nossas manifestações em defesa dos direitos das pessoas em situação de desigualdade, da população LGBT, das pessoas que conviviam com a AIDS e da defesa dos direitos humanos no CEDIC (Centro de Doenças Infectocontagiosas). Então, a trajetória do Moisés é uma trajetória que nos orgulha. E eu fico emocionada de relembrar essa história”, declarou.

Para Pedro Pacheco, falar do homenageado é praticamente confundir a história da vida de uma pessoa com a história da cidade de Piracicaba, em especial, com a história da saúde da cidade de Piracicaba. “Quantas gestões já passaram e o Moisés continuou sempre trabalhando pró-gestão, pró-saúde. Passou pelo governo federal, passou pelo Ministério da Saúde, e é aquele cara que veste a camisa do SUS e que representa cada cidadão que está lá na ponta, esperando o atendimento, esperando o exame, esperando uma internação”, destacou o vice-prefeito e secretário de Saúde.

O homenageado — formado cirurgião-dentista pela Fiube (Faculdades Integradas de Uberaba), atual Uniube (Universidade de Uberaba), Moisés Francisco Baldo Taglietta é, atualmente, o diretor do Departamento Regional de Saúde de Piracicaba (DRS X) da Secretaria de Estado da Saúde e professor no curso de medicina da Universidade Anhembi Morumbi.

Atuou por 30 anos no serviço público municipal como coordenador do Programa Municipal de DST/Aids, sendo precursor de ações estratégicas antes mesmo da formalização do programa. Seu destaque nacional ocorreu entre 2001 e 2005, quando coordenou a Assessoria de Planejamento e Avaliação do Programa Nacional de DST/Aids do Ministério da Saúde, em Brasília.

Durante a pandemia de Covid-19, coordenou o grupo técnico responsável pelas ações de planejamento, prevenção e controle da doença. E se destacou na iniciativa Corona Zero, voltada aos idosos institucionalizados, sendo reconhecido como Sócio Honorário pelo Rotary Club Internacional.

“Na minha história na saúde pública, lá se vão quase 40 anos. Enfrentei vários desafios, aliás, eles são os que mais fazem valer a pena essa vida. Minha geração profissional é anterior ao SUS, e vem participando ativamente na sua formação, implantação e consolidação. Por isso que a gente ama tanto esse sistema e acha que ele pode dar certo”, declarou o homenageado.

Ele falou sobre sua experiência de enfrentar duas pandemias: a de HIV/AIDS e depois a de Covid. E ressaltou que cada um desses desafios ‘foi um aprendizado imensurável’. Ele também citou sua passagem por todos os níveis de gestão do sistema de saúde desde a unidade básica, a nível municipal, o Ministério da Saúde e agora no nível estadual, que era o olhar que faltava.

“Esse título que eu recebo hoje dá uma sensação muito boa, na verdade, que é aquela narrada por São Paulo na sua segunda carta a Timóteo: ‘Combati o bom combate e guardei a fé’. A sensação de que o caminho escolhido foi o certo, de que não estamos de passagem por aqui, que estamos contribuindo para fazer a diferença. Enfim, uma sensação de dever cumprido até aqui”, agradeceu.

Os ex-secretários de saúde Dr. Fernando Cárdenas e Dr. Augusto Muzilli Jr. estavam presentes na solenidade e falaram sobre Moisés Taglietta.

Cárdenas falou sobre o trabalho compartilhado pelos dois ao longo de 30 anos e da amizade construída entre eles, dando destaque à criação do CEDIC que hoje é um dos melhores serviços do país. Já o Dr. Augusto Muzilli parabenizou a mesa pela justa homenagem porque “a saúde de Piracicaba talvez não estaria no patamar que está se não fossem as ações do Dr. Moisés Taglietta”.

Acompanhado da esposa Martha Furlan de Aguiar Taglietta, o homenageado acompanhou um vídeo com depoimentos da família, de amigos e das pessoas que já trabalharam com ele.

A solenidade ainda contou com a apresentação musical dos violinistas Gesiel Portella e Gabriel Portella, professores da Academia Jovens Músicos.

Texto: Daniela Teixeira - MTB 61.891
Supervisão: Rodrigo Alves - MTB 42.583
Filmagem: TV Câmara