PIRACICABA, SÁBADO, 27 DE ABRIL DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

07 DE MARÇO DE 2024

Câmara cobra balanço sobre arrastões contra a dengue


Vereadores também aprovaram, na 10ª Reunião Ordinária, o requerimento que cobra informações sobre as obras de pavimentação em concreto na rua Joana D' Arc



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Guilherme Leite - MTB 21.401 (1 de 2) Salvar imagem em alta resolução

Vereadores ainda aprovaram moção de repúdio à ameaça de violência contra a vereadora Rai de Almeida (PT)

Vereadores ainda aprovaram moção de repúdio à ameaça de violência contra a vereadora Rai de Almeida (PT)
Foto: Guilherme Leite - MTB 21.401 (2 de 2) Salvar imagem em alta resolução

Vereador André Bandeira (PSDB) é autor do requerimento sobre os arrastões da dengue

Vereador André Bandeira (PSDB) é autor do requerimento sobre os arrastões da dengue
Foto: Guilherme Leite - MTB 21.401 Salvar imagem em alta resolução

Vereadores ainda aprovaram moção de repúdio à ameaça de violência contra a vereadora Rai de Almeida (PT)






A epidemia de dengue no Brasil e a situação de emergência no Estado de São Paulo por causa da doença marcaram os debates da 10ª Reunião Ordinária de 2024 da Câmara Municipal de Piracicaba, nesta quinta-feira (7). As discussões foram motivadas pelo requerimento nº 276/2024, de autoria do vereador André Bandeira (PSDB), aprovado em regime de urgência. No documento, o parlamentar pede informações ao Poder Executivo sobre os arrastões de combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue.

O vereador salienta as ações executadas pelos agentes de combate ao mosquito nos arrastões, com visitas aos imóveis, retirada de criadouros, aplicação de larvicida, com tentativas de visitas a imóveis fechados, em obras, entradas forçadas, notificações e multas. Ele questiona, no requerimento, quantos arrastões foram realizados desde 2021, se existem relatórios dessas ações e quantas toneladas de bens inservíveis foram coletadas.

Ao declarar voto, o vereador Cássio Luiz Barbosa (PL), o Cássio Fala Pira, lembrou que os casos têm aumentado muito na cidade e criticou a falta de ações da Prefeitura, especialmente em relação a casos de imóveis que possuem pessoas acumuladoras. O líder do governo, vereador Josef Borges (Solidariedade), disse que a Secretaria de Saúde intensificou o trabalho de combate à dengue desde janeiro e citou os bairros que receberam as operações. Ele ainda lembrou que muitas pessoas não autorizam a entrada dos agentes e divulgou os telefones para denúncias de locais com criadouros.

O presidente da Casa, vereador Wagner de Oliveira (Cidadania), o Wagnão, colocou que o problema ocorre em nível nacional e fez um clamor ao Poder Executivo para ampliar a fiscalização aos imóveis fechados, com a utilização de drones, por exemplo. O vereador Paulo Camolesi (PDT) também justificou voto e comentou sobre um projeto de reciclagem de pneus, que considera importante para a eliminação de criadouros. Já o vereador Gustavo Pompeo (Avante) citou os números de casos da doença no País e salientou as ações de formação continuada dos agentes pelo núcleo da Secretaria de Saúde.

O vereador Laércio Trevisan Jr. (PL) cobrou o trabalho de nebulização. Pedro Kawai (PSDB) disse que as pessoas estão percebendo a sujeira nas ruas. “O Estado de São Paulo decretou estado de emergência e Piracicaba continua em banho-maria, como se nada estivesse acontecendo”, afirmou. Já a vereadora Rai de Almeida (PT), ao declarar voto, cobrou a responsabilidade do Poder Executivo em promover as ações preventivas.

Rua Joana D’ Arc – Na 10ª Reunião Ordinária, também foi aprovado o requerimento nº 265/2024, de autoria do vereador Laércio Trevisan Jr. (PL), que questiona a aplicação de pavimentação em concreto na rua Joana D’ Arc, no Jardim Monumento. No requerimento, o autor aponta que a via apresenta constantes problemas de vazamentos e rompimentos na tubulação de água e que moradores da localidade estão preocupados quanto a possíveis transtornos em curto prazo para intervenções no local.

A vereadora Sílvia Morales (PV), do Mandato Coletivo A Cidade é Sua, que também assinou o requerimento, criticou a falta de projeto para a obra e a falta de comunicação com os moradores, que têm dificuldades para entrar em casa, sofrem vários transtornos e estão preocupados com o uso das calçadas para implantação da rede, o que também tem resultado em corte de árvores.

Trevisan Jr. destacou que trata-se de uma via residencial, que não possui tráfego intenso de veículos e não haveria justificativa para a pavimentação em concreto no local. O vereador Pedro Kawai (PSDB) ponderou que os moradores serão prejudicados por falta de planejamento.

Moção de repúdio – Na data que antecede a comemoração do Dia Internacional da Mulher, os vereadores ainda aprovaram, em regime de urgência, a moção nº 38/2024, de autoria do vereador Antonio Sérgio Rosa de Oliveira (PL), o Sérgio da Van, de repúdio à ameaça de morte sofrida no último fim de semana pela vereadora Rai de Almeida (PT). A discussão da moção contou com várias manifestações de parlamentares em apoio à colega e em alusão à necessidade de a Casa se posicionar diante de uma atitude criminosa contra um membro do Poder Legislativo.

Na reunião, ainda foi aprovado, em discussão única, o projeto de resolução 1/2024, de autoria da Mesa Diretora, que restringe para o período de 90 dias antes das eleições a entrega de honrarias a ocupantes de cargos públicos. Ao todo, passaram pelo Plenário 10 requerimentos, dos quais dois em regime de urgência.

Dentre eles, o requerimento nº 279/2024, de autoria da vereadora Sílvia Morales, que questiona a Prefeitura sobre a abertura de licitação para a obra de duplicação da avenida Alidor Pecorari. Os demais itens da pauta não foram votados por falta de tempo. Confira, no vídeo, a íntegra da 10ª Reunião Ordinária de 2024.



Texto:  Aline Macário - MTB - 39.904
Imagens de TV:  TV Câmara


Reunião Ordinária André Bandeira Ary Pedroso Jr Laércio Trevisan Jr Paulo Henrique Gilmar Rotta Paulo Camolesi Paulo Campos Pedro Kawai Rerlison Rezende Valdir Marques Wagner Oliveira Zezinho Pereira Cassio Luiz Alessandra Bellucci Acácio Godoy Josef Borges Thiago Ribeiro Gustavo Pompeo Rai de Almeida Fabricio Polezi Silvia Maria Morales Sergio da Van Rogerio Wolffe

Notícias relacionadas