29 de setembro de 2025

Câmara celebra o Dia do Capoeirista em solenidade e entrega Medalha Mestre Cosmo

Legado do Mestre Cosmo é destaque em homenagem ao Dia do Capoeirista

A Câmara Municipal de Piracicaba realizou, nesta sexta-feira (26), reunião solene em comemoração ao Dia do Capoeirista e entrega da Medalha “Mestre Cosmo”, por iniciativa do vereador Felipe Jorge Dario (Solidariedade), o Felipe Gema.

A mesa de honra da solenidade foi composta, além do proponente da reunião solene, Felipe Gema; pelo presidente do Centro Cultural “Mestre Cosmo”, mestre Vandeco; o presidente da Associação Resgate Capoeira, mestre Misso; o representante da Associação de Capoeira Engenho Central, mestre Geninho; o presidente da Associação de Moradores do Vila Fátima, Júnior César Joaquim; o presidente da Associação Cultural Terra Preta de Capoeira, mestre Tião Preto, de Ribeirão Preto; e o membro fundador da Associação Terra Preta de Capoeira, mestre Rasta.

Felipe Gema destacou que a homenagem reforça a importância da capoeira como patrimônio cultural e ferramenta de resistência social. “O legado deixado pelo Mestre Cosmo é indiscutível, pode ser considerado um patrimônio imaterial. A capoeira vai além do esporte: é arte, música, disciplina, respeito e resistência”, afirmou. O parlamentar também se comprometeu a manter a realização anual da solenidade em homenagem aos capoeiristas.

A solenidade foi marcada por falas de mestres e representantes da capoeira que compunham a mesa de honra, que relembraram histórias vividas ao lado do Mestre Cosmo, personalidade que contribuiu para a preservação e difusão da capoeira em Piracicaba e denomina a Medalha “Mestre Cosmo”.

Mestre Tião Preto reforçou o simbolismo da capoeira na ancestralidade afro-brasileira:“Quando falamos de capoeira, estamos falando da força de um povo que resistiu, que construiu a cultura brasileira. O Mestre Cosmo representa essa continuidade”, colocou.

Mestre Vandeco, presidente do Centro Cultural Mestre Cosmo, destacou que a iniciativa busca unir diferentes grupos e manter viva a tradição. “Essa história não é de um grupo só, é da capoeira. Estamos trabalhando para que esse legado não se perca e para que as novas gerações deem continuidade”, afirmou. Ele também anunciou que o Centro Cultural Mestre Cosmo passa por reestruturação como espaço de preservação e difusão da cultura.

Durante a reunião solene, a Medalha de Mérito Cultural “Mestre Cosmo” foi entregue ao homenageado Gilberto Braz de Lima e também a Deia Martins, que representou Odete Martins Teixeira, a Mama África. E os homenageados pelo “Dia do Capoeirista” foram: Ademir dos Santos, Antônio Marcos Lino de Andrade, Gabriel Passos de Oliveira (Sampa), Maria Carolina Caldas Stênico Ferreira; Natalino Gabriel e Wagner Rodrigues Veras.

O capoeirista Gilberto Braz de Lima, que falou em nome dos homenageados, destacou a importância de dar continuidade ao trabalho de Mestre Cosmo e de valorizar a capoeira como ferramenta de educação e união entre grupos. “A capoeira é uma arte de educar. O Mestre Cosmo deixou uma grande estrutura em Piracicaba, que hoje é levada adiante por diferentes mestres e grupos. Esta homenagem fortalece nosso compromisso de manter vivo o legado do Mestre e de todos os capoeiristas que seguem contribuindo para a cidade”, afirmou.

Confira, no vídeo, a íntegra da solenidade.

 

Texto: Ester Carolina Geronimo Messias
Supervisão: Rodrigo Alves - MTB 42.583
Filmagem: TV Câmara
Revisão: Aline Macário - MTB - 39.904

NOTÍCIAS RELACIONADAS