
01 DE AGOSTO DE 2015
Reunião solene neste sábado (1º) festejou as 4 décadas de funcionamento do Legislativo no atual prédio e o aniversário de Piracicaba.
Atuais e ex-vereadores, o prefeito Gabriel Ferrato e os três arquitetos responsáveis pelo projeto do prédio principal da Câmara no descerramento das placas comemorativas aos 40 anos de funcionamento da atual sede do Legislativo
Uma comemoração à altura da história de Piracicaba foi realizada pela Câmara, neste sábado (1º), para celebrar os 248 anos de emancipação do município e as quatro décadas de funcionamento do prédio que, desde 1975, abriga o Poder Legislativo local. Um público acima de 200 pessoas lotou o salão nobre para prestigiar a solenidade ––de iniciativa do presidente da Casa, Matheus Erler (PSC)––, a qual também contou com a entrega do título de "Contabilista do Ano 2015" a Paulo Roberto Franhani.
Há exatos 40 anos, numa sexta-feira, Antônio Messias Galdino, então líder dos 17 vereadores da época, descerrava a placa, ainda hoje afixada na fachada, de inauguração do novo prédio da Câmara, denominado "Edifício Presidente Prudente de Moraes" ––em homenagem ao ex-presidente da Casa que se tornou o primeiro presidente civil do Brasil––, no número 834 da rua Alferes José Caetano, no Centro de Piracicaba.
Elaborado por três jovens arquitetos ––Cyro Otavio Gatti Ferraz de Toledo, João Chaddad e Walter Naime––, numa época em que só havia 14 desses profissionais na cidade, o projeto original previa usar toda a área do quarteirão onde hoje o Legislativo está instalado para criar a "Praça dos Três Poderes", erguendo prédios também para o Executivo municipal e o Judiciário estadual, os quais se interligariam por uma esplanada.
Por conta de entraves burocráticos e do desenvolvimento rápido da cidade, a ideia sofreu alterações com o passar do tempo, já que a obra teve início em 1967, mas, por conta da morte repentina do então prefeito Luciano Guidotti, só foi concluída oito anos depois, no governo Adilson Maluf.
Toda essa história foi recuperada ao longo das últimas semanas por Cyro, Chaddad, Walter, Maluf e vereadores da época, num trabalho que envolveu profissionais de diferentes departamentos da Câmara. Os depoimentos foram gravados e devem gerar um documentário histórico. Uma prévia desse material foi apresentada durante a solenidade deste sábado, em vídeo que mostra em detalhes, com a ajuda de uma maquete computadorizada em três dimensões, como seria a "Praça dos Três Poderes" piracicabana.
"A construção desse prédio [do Legislativo], que tinha uma concepção arrojada para a época, enfrentou diversos entraves burocráticos e políticos, o que fez com que ficasse por vários anos paralisada. Em 1975, a então Mesa Diretora procurou o prefeito Adilson Maluf para discutir a conclusão do prédio e sua inauguração em 1º de agosto. Ele comprometeu-se a terminar no prazo solicitado e cumpriu, fazendo-se merecedor de nossa gratidão", disse Galdino, ao relembrar, em discurso durante a reunião solene, fatos de quando foi presidente da Câmara.
O ex-vereador aproveitou para parabenizar a iniciativa da direção da Casa de celebrar os 40 anos de sua sede principal. "A atual Mesa Diretora demonstra respeito pelas gerações passadas e prova que a história de um povo se constrói com o trabalho diuturno de cada geração."
À frente do Poder Legislativo desde 1º de janeiro, Erler afirmou que participar da organização dos eventos em comemoração à data o fez entrar em contato com "boas e saudosas histórias". "Durante o mês passado, pude me envolver nas ações relativas aos 40 anos da conquista do nosso prédio. Ouvi atentamente as histórias contadas pelos arquitetos e vereadores e ratificadas por Adilson Maluf."
O atual presidente da Mesa Diretora salientou que o funcionamento do Legislativo municipal em um novo prédio contribuiu para o êxito das legislaturas das últimas quatro décadas. "Não foi somente ter um prédio, um imóvel; a partir disso, foram dadas mais condições para o trabalho dos vereadores, pois recebemos diariamente muitas reivindicações da população, vamos atrás para resolvê-las e, por isso, precisamos dessa estrutura", declarou.
Além de Erler e Galdino, respectivamente presidentes da Câmara hoje e há 40 anos, a solenidade teve homenagens aos arquitetos Cyro Otávio Gatti Ferraz de Toledo, João Chaddad e Walter Naime, ao ex-prefeito Adilson Maluf, que não pôde comparecer à cerimônia, ao atual chefe do Executivo, Gabriel Ferrato (PSDB), e aos vereadores da legislatura 1973-1976: Benedito Fernandes Faganello, Frederico Alberto Blaauw, Jairo Ribeiro de Mattos, Luiz Antônio Rolim, Milton Nascimento, Ovídio Sátolo e Rubens Leite do Canto Braga, além dos falecidos Antônio Mendes de Barros Filho, tenente Elias Domingos da Silva, José Alcarde Corrêa, Eulógio Vieira Sobrinho, Milton Camargo, Arthur Domingues da Motta, Braz Rosilho, Haldumont Nobre Ferraz, Mario Stolf, Newton da Silva e Waldyr Martins Ferreira.
Os vereadores Gilmar Rotta (PMDB), vice-presidente da Câmara, Pedro Cruz (PSDB), Laércio Trevisan Jr. (PR), Chico Almeida (PT), Paulo Camolesi (PV), Samaritano (PDT) e Madalena (PSDB) prestigiaram a reunião solene, assim como diversas autoridades, entre elas o ex-prefeito Barjas Negri, atual presidente da Fundação para o Desenvolvimento da Educação, e o presidente da seção de Piracicaba da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), Fábio Ferreira de Moura.
Ao final da cerimônia, duas placas comemorativas aos 40 anos da inauguração do prédio principal da Câmara foram descerradas. A parte musical da solenidade ficou a cargo dos jovens do coral do Projeto Guri, cujo repertório apresentado teve MPB, sambas antigos e canções famosas coreografadas.