PIRACICABA, QUINTA-FEIRA, 18 DE ABRIL DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

14 DE DEZEMBRO DE 2022

Câmara aprova título de cidadão piracicabano a Knut Andreas


Nascido na cidade alemã Potsdam, em 2 de janeiro de 1979, Knut Andreas tem dedicado sua vida à música; a honraria do Legislativo é conferida pela vereadora Rai de Almeida



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Gustavo Annunciato - MTB 58.557 Salvar imagem em alta resolução

Câmara aprova título de cidadão piracicabano a Knut Andreas



Foi aprovado na noite da última segunda-feira (12), pela Câmara Municipal, projeto de decreto legislativo que concede título de cidadão piracicabano ao maestro Knut Andreas, regente-titular e diretor artístico da Orquestra Sinfônica de Piracicaba (OSP). A propositura tem autoria da vereadora Rai de Almeida (PT), e a entrega do título deve acontecer no início do próximo ano – em data e local ainda a serem definidos.

Nascido na cidade alemã Potsdam, em 2 de janeiro de 1979, Knut Andreas tem dedicado sua vida à música – especialmente ao estudo, à produção, ao ensino e à difusão musical. De formação sólida, Andreas atuou com regente-convidado em importantes orquestra dos mais variados países do mundo – como a Orquestra Sinfônica Jovem de Berlim, a Orquestra Sinfônica Collegium Musicum Potsdam e a Orquestra Sinfônica da Rádio e TV da Eslovênia.

No Brasil, o maestro já trabalhou com a Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas, com a Orquestra Sinfônica da UNICAMP, com a Orquestra Sinfônica de Americana, Orquestra de Câmara OPUS Belo Horizonte, Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto e com a Orquestra Sinfônica de Piracicaba (OSP) – da qual é regente-titular e diretor artístico desde 2019, quando substituiu o maestro piracicabano Jamil Maluf.

A dedicação e o cuidado de Knut Andreas para com a OSP, com o público piracicabano e com a cidade de Piracicaba vem, nos últimos anos, destacadamente criando um vínculo todo especial entre o artista e o município – e que levaram à vereadora Rai de Almeida a elaborar e propor o projeto que concede título ao maestro. “A relação do maestro Knut Andreas com o Brasil e, em particular, com a cidade de Piracicaba é muito especial”, destaca a vereadora.

“É mais do que justo – em reconhecimento ao trabalho que vem sendo realizado pelo maestro em nossa cidade, nos últimos anos – concedermos esse título. Sua relação com o público piracicabano e sua dedicação a esse gênero musical e artístico junto ao nosso município precisa ser celebrado”, aponta a vereadora ao lembrar ainda que Knut Andreas até mesmo aprendeu a falar português. “A cultura é esse caldeirão maravilhoso que congrega todos os estilos e gêneros, do clássico ao popular, das salas de teatro à arte das ruas. É nessa mistura que acreditamos”, disse Rai.  

Em conexão ímpar com a cidade de Piracicaba, no concerto do dia 23 de outubro, ocorrido no Ginásio Municipal Waldemar Blatkauskas, o maestro Knut Andreas conduziu a OSP vestindo, em parte do concerto, uma camisa oficial do Esporte Clube Quinze de Novembro. Na programação, músicas do repertório do “rock” tocadas para um público de mais de 2000 pessoas.



Texto:  Assessoria parlamentar
Supervisão:  Rodrigo Alves - MTB 42.583
Revisão:  Martim Vieira - MTB 21.939


Legislativo Rai de Almeida

Notícias relacionadas