PIRACICABA, SEXTA-FEIRA, 29 DE MARÇO DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

20 DE MAIO DE 2022

Câmara aprova redação final do PDL sobre comemoração ao bicentenário


Aniversário será marcado pela edição do livro histórico sobre os 200 anos da Câmara, de autoria da historiadora Marly Therezinha Germano Perecin



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Guilherme Leite - MTB 21.401 Salvar imagem em alta resolução

Bicentenário da Câmara será comemorado com livro, selo e reunião solene



A Câmara Municipal de Piracicaba aprovou, na 19ª reunião ordinária desta quinta-feira (19), a redação final do projeto de decreto legislativo 24/2022, que estabelece a programação para comemoração do aniversário de 200 anos do Poder Legislativo na cidade. Entre outras atividades, o bicentenário será marcado pela edição do livro histórico “Uma Comunidade do Oeste Paulista (Piracicaba) - Os duzentos anos de instalação da Câmara Municipal de Piracicaba, 1822”, de autoria da historiadora Marly Therezinha Germano Perecin.

O projeto, de autoria da Mesa Diretora da Casa, com substitutivo da Comissão de Legislação, Justiça e Redação, teve a programação elaborada por uma comissão interna, criada por meio de ato da presidência e formada por servidores da Câmara, que trabalharam desde o mês de janeiro.

O projeto prevê que a Câmara ficará responsável pela impressão e distribuição gratuita de mil exemplares do livro dos 200 anos, que será lançada em agosto e disponibilizado ainda em plataformas virtuais.

Oficialmente, a instalação da Câmara ocorreu em 11 de agosto de 1822, um dia depois que a freguesia às margens do rio Piracicaba, na época com 3 mil habitantes, recebeu o status de Vila Nova da Constituição. Na data, foi realizada a primeira sessão camarária, presidida pelo capitão João José da Silva.

SELO - O projeto também prevê a instituição de um selo comemorativo dos 200 anos da Câmara Municipal, que deverá ser utilizado em documentos oficiais, no site oficial da Casa e servirá para identificar os eventos relacionados às comemorações do bicentenário.

Também está prevista a realização de uma sessão solene no Salão Nobre Helly de Campos Melges, no dia 11 de agosto de 2022, em homenagem à primeira reunião camarária. Na solenidade, os presidentes da Câmara das legislaturas anteriores serão homenageados em nome de todos os vereadores que passaram pela Casa Legislativa. O evento também contará com o descerramento de placa alusiva ao bicentenário.

Outras atividades comemorativas serão promovidas, como a criação de um novo layout de cunho institucional para o site oficial da Câmara e a produção de uma coletânea virtual com depoimentos de servidores aposentados da Casa, a partir de entrevistas e fotografias. A comissão ainda poderá definir outras atividades de integração social na programação.



Texto:  Aline Macário - MTB - 39.904
Supervisão:  Rodrigo Alves - MTB 42.583


Reunião Ordinária 200 Anos Institucional André Bandeira Ary Pedroso Jr Laércio Trevisan Jr Gilmar Rotta Paulo Camolesi Paulo Campos Pedro Kawai Gilmar Tanno Rerlison Rezende Valdir Marques Wagner Oliveira Zezinho Pereira Cassio Luiz Alessandra Bellucci Acácio Godoy Ana Pavão Josef Borges Thiago Ribeiro Gustavo Pompeo Rai de Almeida Anilton Rissato Fabricio Polezi Silvia Maria Morales

Notícias relacionadas