PIRACICABA, SÁBADO, 27 DE ABRIL DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

01 DE JUNHO DE 2023

Câmara aprova pedido de revisão do local da nova garagem do transporte


Edital de concessão do transporte coletivo prevê implantação de nova garagem na estrada Engenheiro Alberto Morato Krahenbuhl; documento requer estudos prévios de impacto



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Guilherme Leite - MTB 21.401 Salvar imagem em alta resolução

Quatro moções e 30 requerimentos foram aprovados na 32ª Reunião Ordinária






A Câmara Municipal de Piracicaba aprovou por unanimidade, na 32ª Reunião Ordinária, nesta quinta-feira (1), o requerimento nº 493/2023, de autoria do vereador Gilmar Rotta (PP), que solicita que o Poder Executivo reavalie o espaço destinado à implantação da nova garagem que atenderá o sistema de transporte coletivo da cidade. A concorrência nº 5/2021 já definiu a empresa que assumirá a concessão do serviço e o edital prevê que a garagem deverá funcionar na estrada Engenheiro Alberto Morato Krahenbuhl.

Na justificativa de voto, o autor do requerimento elencou uma série de fatores que tornariam o local, conhecido como “Estrada do Boiadeiro”, inadequado para a circulação dos ônibus. Ele lembrou que a região é cercada por residências e condomínios e que haverá perturbação do sossego público. De acordo com o vereador, os transtornos poderão ser causados pelo funcionamento da borracharia e pelos sinais sonoros dos ônibus em manobra, entre outros.

“A estrada é estreita e é uma subida. Serão mais de 180 ônibus subindo para lá de madrugada”, afirmou. “Aquela região não comporta esse pátio”. Disse ainda que os veículos precisarão passar pelo bairro Jupiá, que contém vias estreitas, quando a estrada enfrentar os alagamentos constantes. De posse do edital da concorrência, o parlamentar questionou se a mudança da área da garagem exigirá reequilíbrio do contrato, fixado em R$ 82,9 milhões.

“Gostaria de pedir que o prefeito disponibilize outra área afastada da zona urbana que não traga prejuízos para o entorno”, afirmou. No requerimento, Gilmar Rotta questiona sobre os estudos prévios para a escolha do local para a garagem, nas áreas ambiental, de impacto viário e de vizinhança, além de solicitar um debate com a população através de audiência pública.

Outras proposituras – A Câmara também aprovou, na 32ª Reunião Ordinária, quatro moções de aplausos. Já a moção 75/2023, de autoria das vereadoras Rai de Almeida (PT) e Sílvia Morales (PV), do Mandato Coletivo A Cidade é Sua, de apelo ao prefeito de Capivari, Vitor Hugo Riccomini, para que apoie a realização da Primeira Parada do Orgulho e Combate ao Preconceito da cidade, foi rejeitada por 11 votos contrários e quatro favoráveis.

30 requerimentos foram aprovados pelos vereadores. Já os projetos de lei não foram votados por ter encerrado o tempo da Ordem do Dia, destinada à deliberação das matérias. Confira, no vídeo, nesta página, a íntegra da 32ª Reunião Ordinária.



Texto:  Aline Macário - MTB - 39.904
Supervisão:  Rebeca Paroli Makhoul - MTB 25.992
Imagens de TV:  TV Câmara


Reunião Ordinária Institucional André Bandeira Ary Pedroso Jr Laércio Trevisan Jr Gilmar Rotta Paulo Camolesi Paulo Campos Pedro Kawai Gilmar Tanno Rerlison Rezende Valdir Marques Wagner Oliveira Zezinho Pereira Cassio Luiz Alessandra Bellucci Acácio Godoy Ana Pavão Josef Borges Thiago Ribeiro Gustavo Pompeo Rai de Almeida Anilton Rissato Fabricio Polezi Silvia Maria Morales Ciro da Van Marco Bicheiro Pássaro Paulo Nardino

Notícias relacionadas