
19 DE MAIO DE 2023
Vereador André Bandeira (PSDB) parabeniza Centro de Oncologia que atua junto à Santa Casa
"Cecan é referência em prevenção, diagnóstico e tratamento de câncer", diz vereador
A Câmara Municipal de Piracicaba aprovou, na 28ª Reunião Ordinária, nesta quinta-feira (18), a moção de aplausos nº 63/2023, de autoria do vereador André Bandeira (PSDB), ao Cecan (Centro do Câncer da Santa Casa de Piracicaba), pelos 30 anos de fundação. O centro foi fundado em 1993 pelo oncologista Fernando Medina, em parceria com os oncologistas André Augusto Júnior Gemeinder de Moraes e Mary da Silva Thereza.
Na época, Piracicaba não tinha nenhum tipo de estrutura na área oncológica e se limitava a identificar os casos de câncer e encaminhar os pacientes para tratamento em centros clínicos especializados de outras regiões. A equipe começou oferecendo tratamento quimioterápico para clientes particulares e conveniados. Em 1994, a Santa Casa cedeu parte da estrutura onde funcionava a antiga ala de psiquiatria do hospital e o grupo iniciou as atividades na instituição, levando assistência também a pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS).
Em 2006, já em novo espaço, o Cecan passou a oferecer também o serviço de radioterapia, complementando o aparato técnico-cientifico necessário ao completo tratamento do câncer. Em 2008, foi modernizado o setor de Radioterapia, com a aquisição de um equipamento com acelerador linear de partículas.
Em 2012, o serviço promoveu radiocirurgia inédita na região para tratar tumores cerebrais. Em 2015, passou a realizar tratamento com Radioterapia de Intensidade Modulada, a reconhecida técnica de IMRT, que aumenta a precisão e a segurança das aplicações, permitindo ao Cecan igualar-se em tecnologia aos melhores centros oncológicos do país.
“O Cecan é referência em prevenção, diagnóstico e tratamento de câncer e merece o reconhecimento por todo esse histórico de dedicação, empenho e trabalho ao longo desses 30 anos”, avaliou o vereador, na propositura. A moção será entregue aos diretores do Cecan, Fernando Medina da Cunha, Mary da Silva Thereza, André Augusto Junior Gemeinder de Moraes e ao provedor da Santa Casa, Alex Valvano Neto.