06 de maio de 2025

Vereador quer saber quando ultrassom odontológico de UBS será consertado

Aparelho na UBS do Piracicamirim está fora de funcionamento, aponta Marco Bicheiro

Texto: Ricardo Vasques - MTB 49.918
Supervisão: Rodrigo Alves - MTB 42.583

O vereador Marco Bicheiro (PSDB) quer saber da Prefeitura por qual motivo o ultrassom odontológico da UBS (unidade básica de saúde) do Piracicamirim não está em funcionamento e se há previsão para o conserto do equipamento. Ele pede uma estimativa de prazo para o reparo e pergunta, caso a manutenção não seja viável, se existe planejamento para a
aquisição de um novo aparelho.

Os questionamentos estão no requerimento 364/2025, aprovado nesta segunda-feira (5), na 23ª Reunião Ordinária. Marco Bicheiro ressalta que o atendimento odontológico oferecido pelas UBSs "muitas vezes representa a única alternativa de tratamento dentário para os usuários" e que, no caso da UBS do Piracicamirim, o equipamento de ultrassom odontológico "encontra-se inoperante".

No requerimento, o vereador pergunta quantos pacientes que estão atualmente na fila de espera para procedimentos odontológicos dependem do uso do ultrassom, se as pessoas que necessitam desse serviço estão sendo encaminhadas para outras unidades (e, em caso afirmativo, quais são elas) e se a Prefeitura tem a intenção de revisar e modernizar os equipamentos odontológicos das UBSs do município a fim de melhorar a qualidade do atendimento.