PIRACICABA, SEGUNDA-FEIRA, 29 DE ABRIL DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

01 DE DEZEMBRO DE 2023

Câmara aprova moção de aplausos a ADEALQ


Homenagem é de autoria do vereador Laércio Trevisan Júnior



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Guilherme Leite - MTB 21.401 Salvar imagem em alta resolução

Vereador Laércio Trevisan Jr. (PL) é autor da moção






Foi aprovada durante a 69º Reunião Ordinária a moção de aplausos 230/2023 de autoria do vereador Laércio Trevisan Júnior (PL), a ADEALQ – Associação dos Ex-Alunos da Esalq, pelos seus 80 anos de história e fundação em Piracicaba, que durante todos esses anos mantém um espírito de cooperação, e, entre várias ações, celebra um programa de distribuição de 80 bolsas de permanência aos estudantes da USP em Piracicaba.

Criada em 5 de dezembro de 1943, quando o então diretor da escola, Professor José de Mello Moraes, presidiu a primeira reunião, propondo que a Adealq teria como objetivo ser uma “sociedade destinada a promover a aproximação intelectual entre os ex-alunos da Esalq e mantê-los em permanente contato com este estabelecimento a fim de que possam, unidos, cooperar pelo seu engrandecimento”. O espírito de cooperação e o permanente contato com a Esalq perduram de maneira vigorosa até os dias atuais. 

Em 14 de outubro de 2023, mais de 1.000 egressos Esalq, estiveram reunidos, onde, acompanhados por familiares, participaram da tradicional reunião de congraçamento promovida pela Associação dos Ex-Alunos da Esalq, evento que marcou o encerramento da 66ª Semana Luiz de Queiroz.

“A Adealq segue o mesmo propósito organizando várias atividades que os une e mantêm o espírito e a chama dos esalqueanos e é uma das poucas instituições que conseguem reunir anualmente grande parte dos formados em vários eventos e confraternizações. A celebração dos 80 anos de sua existência enche a todos de orgulho”, disse Trevisan Júnior.

Além dos eventos, a Adealq mantém um blog que, desde 2010, conta com 1.358 manifestações de ex-alunos da Esalq espalhados pelo Brasil e pelo mundo. Contabiliza ainda 68 associações regionais de ex-alunos, grupos com vários focos e em quase todos os Estados do Brasil e pelo mundo como Europa, América do Norte, Sudeste Asiático e Japão.

A entidade representa mais de 9.309 esalqueanos ativos no aplicativo “Esalqueanos”, onde se comunicam e mantêm essa comunidade ativa e atualizada. Em seu cadastro, contemplam 437 repúblicas e 277 empresas fundadas por esalqueanos.

São números expressivos que, de fato, representam o vigor de uma associação que vive a Universidade de forma intensa, se relacionando com os estudantes atuais, se interessando pelos resumos da Esalq e sempre disposta a contribuir com a formação dos futuros profissionais, cita o parlamentar no documento.

Neste atual biênio 2022/23, o Presidente da Adealq, é o egresso Marcelo Santos, formado em 1991. Segundo ele, a Adealq concedeu 60 bolsas. Para estar entre os contemplados, no entanto, o estudante deve ter 80% de aprovação nas disciplinas cursadas no semestre anterior. Como se trata de um auxílio de permanência estudantil, muitos ingressantes são contemplados e o aluno deverá apresentar relatório de atividade acadêmica no final de cada semestre.

Segundo Marcelo Santos essa ação é uma forma dos ex-alunos contribuírem com a permanência dos atuais alunos da Esalq. E, para celebrar os 80 anos da Adealq, os recursos angariados para o projeto permitirão a distribuição de 83 bolsas.

Confira, no vídeo, nesta página, a declaração de voto do autor da moção.

 

                         



Texto:  Patrícia Moraes Sant'Ana - MTB 24.154
Imagens de TV:  TV Câmara


Câmara Homenagem Laércio Trevisan Jr

Notícias relacionadas