09 de maio de 2008

Câmara aprova Moção de Aplauso à Pastoral da Criança

Moção de Aplauso, de autoria do vereador Antonio Oswaldo Storel (PSB), aprovada em caráter de urgência, na reunião ordinária de ontem (8), parabeniza a Pastoral da (...)

Moção de Aplauso, de autoria do vereador Antonio Oswaldo Storel (PSB), aprovada em caráter de urgência, na reunião ordinária de ontem (8), parabeniza a Pastoral da Criança pelos 20 anos a Serviço da Vida e da esperança da criança e da família carente na Diocese de Piracicaba. A comenda é direcionada à coordenadora Diocesana Nanci Carolina Minochelli Benetello, ao Reverendíssimo Bispo Diocesano, Dom Fernando Mason, e ao Reverendíssimo Bispo Emérito, Dom Eduardo Koaik.


A Pastoral da Criança é uma Organização não Governamental, ligada à Conferência Nacional dos Bispos do Brasil - CNBB, que atua junto à criança e família carente, sem distinção de qualquer natureza, com coordenação à nível nacional, regional e diocesano.

A entidade nasceu na cidade de Florestópolis, Paraná, por iniciativa da Dra. Zilda Arns Neumann e Dom Geraldo Magela Agnelo, motivados pela preocupação da Igreja com o grande problema da mortalidade infantil, tornando-se então uma Ação no Brasil.

A união entre a fé e o compromisso social, a Pastoral da Criança organiza as comunidades em torno de um trabalho de promoção humana para alcançar seu principal objetivo que é o combate a mortalidade infantil, porém suas atividades estão intrinsecamente ligadas a outros objetivos que são: o acompanhamento às gestantes, estímulo à amamentação materna, prevenção às doenças, principalmente a diarréia e a pneumonia, orientação às vacinas e remédios caseiros, projeto de alfabetização de jovens e adultos, conscientização para atuação no controle social com participação em vários Conselhos Municipais, especialmente de Saúde.

Em 08 de abril 1987, por desejo de Dom Eduardo Koaik, então Bispo de Piracicaba, esse trabalho a favor da vida e da esperança, chegou à Diocese de Piracicaba, ficando a cargo do casal  Maria Berchmans do Canto e Antonio Ferraz do Canto e da Assistente social Maria Elizabeth Papini Nardin (já falecida) surgindo então a primeira experiência com as crianças desnutridas de zero a seis anos, nas comunidades Jardim Glória e Jardim das Flores, na Paróquia de São Francisco Xavier.

Desde então, a Pastoral da Criança vem desenvolvendo seus trabalhos obtendo resultados crescentes na Diocese, tanto em número de atendidos, como na amplitude da Ação para o desenvolvimento da pessoa humana, atendendo mensalmente a média de 11.075 (onze mil e setenta e cinco) crianças e  450 ( quatrocentos e cinqüenta) gestantes, nas 189 (cento e oitenta e nove) comunidades da diocese,  Trabalho abnegado dos 1200 (mil e duzentos) líderes voluntários que atuam em 189 (cento e oitenta e nove) comunidades na diocese de Piracicaba, dos inúmeros coordenadores paroquiais e dos capacitadores, todos  coordenados pela equipe diocesana que conta com  11 (onze) pessoas a frente do projeto.

A consideração é que especialmente em Piracicaba o índice de desnutrição em crianças de até seis anos de idade era de 47%, caindo nessas duas décadas de trabalhos da Pastoral da Criança para 13%, considerado baixo índice diante da quantidade de crianças, cerca de 16.700, segundo o senso de 2000 do IBGE.

A Pastoral da Criança da Diocese de Piracicaba, em análise da Coordenação Estadual, foi considerada a primeira do "ranking" no Estado de São Paulo, sendo sua Coordenadora Nanci Carolina Minochelli Benetello, por esse motivo, indicada para compor a comitiva brasileira que recepcionará o  Papa Bento XVI em sua próxima visita ao Brasil.


MARTIM VIEIRA MTB 21.939

Texto: Martim Vieira - MTB 21.939