26 de agosto de 2025

Câmara aprova homenagem à Família Veneno pelos 35 anos de espetáculos teatrais

Grupo segue com apresentações e eventos conduzidos por Diógenes Donizete Moreira, o Rico Veneno

Texto: Andressa Braz
Supervisão: Rodrigo Alves - MTB 42.583

Na noite desta segunda-feira (25) foi aprovada a moção de aplausos nº 218/2025, de autoria do vereador Rafael Boer (PRTB), que presta homenagem à Família Veneno pelos 35 anos de apresentações de espetáculos teatrais.

Segundo o texto da moção, o Circo do Veneno foi fundado por Osvaldo Moreira (palhaço Veneno) na década de 1940 e funcionou até 1990, erguendo sua lona em terrenos baldios de Piracicaba. Diferente dos circos tradicionais, apresentava espetáculos de comédia, sem animais ou atrações circenses comuns, e marcou a vida cultural da cidade.

Após o encerramento das atividades circenses, a família continuou com a realização de peças teatrais, o que tem preservado a memória do circo em eventos e encontros. O Circo do Veneno também foi palco de apresentações de importantes artistas da música sertaneja, como Milionário & José Rico, Tonico & Tinoco e Chitãozinho & Xororó.

Atualmente, a tradição é mantida por Diógenes Donizete Moreira (Rico Veneno), que segue à frente das atividades culturais.

Revisão: Aline Macário - MTB - 39.904