31 de julho de 2025
Bombeiros são homenageados em solenidade na Câmara Municipal
Vereador Laércio Trevisan Jr. (PL) entregou a medalha "Bombeiro do Ano - subtenente PM Jacinto José Penedo" para onze oficiais
Um total de onze bombeiros foram homenageados pela Câmara Municipal de Piracicaba, na noite desta quarta-feira (30), em solenidade para a entrega da medalha "Bombeiro do Ano - subtenente PM Jacinto José Penedo", promovida pelo vereador Laércio Trevisan Jr. (PL). Os homenageados foram escolhidos por se destacarem em atos em prol da comunidade.
Em seu discurso, Trevisan Jr. ressaltou a importância do Legislativo piracicabano e o reconhecimento do trabalho realizado pela corporação. "Vocês (bombeiros) são os profissionais que têm respeito da sociedade, são estimados pela sociedade, fazem o bem todo dia em prol da sociedade. Essa é uma profissão de muita relevância", afirmou. Após a fala do vereador, foi exibido um vídeo com depoimentos enaltecendo a atuação dos homenageados.
Em seguida, o vereador Trevisan Jr., juntamente com as autoridades que compuseram a mesa dos trabalhos, sendo eles o comandante do 16º Grupamento de Bombeiros, major PM Maxwell Isidoro da Silva (também homenageado), a gerente executiva do Simespi (Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas, de Material Elétrico, Eletrônico, Siderúrgicas e Fundições), Valéria Spers, e o relações institucionais da Unimed Piracicaba, Sérgio Fortuoso, realizou a entrega das medalhas.
Receberam a medalha o major PM Maxwel Isidoro da Silva, o comandante do 16º GB, o capitão PM Paulo Ricardo Baldin Rossetti, o subcomandante do 16º GB, o 1º sargento PM Anderson Herminio Demori, o 2º sargento PM Rodrigo Vidotto, o 2º sargento PM Anderson Luiz de Lima, o cabo PM Kelven Matheus de Castro Uliana, o cabo PM Eduardo Tadeu Gomes, o cabo PM Danilo Pires Fogaça Bicalho, o cabo PM Renato Pedroso Domingues da Cunha, o cabo PM Aryan Yuri Correa Miranda e a cabo Karen Ribeiro Marques.
O comandante do 16º Grupamento de Bombeiros, Major PM Maxwell Isidoro da Silva, discursou em nome dos demais homenageados. le apresentou um panorama sobre o funcionamento do Corpo de Bombeiros, que conta com 24 estações distribuídas em três subgrupamentos: o primeiro em Piracicaba, o segundo em Rio Claro e o terceiro em Americana, atendendo um total de 52 municípios.
"Eu vejo o Corpo de Bombeiros subdividido em quatro alicerces: o mais importante é o operacional, o serviço de emergência 193; o segundo alicerce é a área administrativa, necessária para que o policial militar possa ter todos os seus direitos e garantias; o terceiro alicerce são todas as medidas de prevenção contra incêndio; e o quarto alicerce é a relação pública, o contato com a imprensa, com a política, a obtenção de emendas parlamentares e, principalmente, o contato com as crianças", afirmou.
Ele contou também que, no Corpo de Bombeiros há o projeto Bombeiro Educador, que atende em torno de 3 mil crianças por ano. "Um trabalho extraordinário que merece reconhecimento e respeito", afirmou.
A honraria é destinada a soldados do Corpo de Bombeiros que, durante o ano, destacaram-se por ato de heroísmo e bravura, indicados à Câmara pelo comando dos Postos do Corpo de Bombeiros.
A medalha tem o nome do subtenente PM Jacinto Roberto Penedo, que ingressou na Polícia Militar em 1971. Serviu a instituição por quase 25 anos, dos quais mais de sete em Piracicaba. Ele morreu em 1996, vítima de um acidente automobilístico.
Mercado Municipal - Na madrugada do dia 23 de julho deste ano, um dos maiores símbolos da cidade de Piracicaba, o Mercadão Municipal, foi atingido por um incêndio de grandes proporções. O esforço incansável do Corpo de Bombeiros de Piracicaba, de Rio Claro, Limeira e Americana impediu que o fogo se alastrasse para as áreas vizinhas e manteve a população em segurança.
Na solenidade, foi exibido um vídeo com imagens do trabalho realizado pelos bombeiros. Quando os oficiais chegaram ao local, conseguiram dar um primeiro combate e o incêndio ficou restrito a cerca de 20% do espaço do imóvel. Na sequência, foi necessário mobilizar o efetivo de outras cidades do entorno, como Rio Claro, Limeira e Santa Bárbara. Foram utilizados aproximadamente 100 mil litros d'água. Foram empregados 22 bombeiros e 12 veículos. Não houve vítimas, somente o prejuízo material.
NOTÍCIAS RELACIONADAS
01 de agosto de 2025
01 de agosto de 2025
29 de julho de 2025
26 de julho de 2025