
09 DE ABRIL DE 2014
A Associação dos Policiais Militares Portadores de Deficiência (APMDEFESP) foi fundada em 1993
O vereador André Bandeira visitou na tarde desta segunda-feira (7) a Associação dos Policiais Militares Portadores de Deficiência do Estado de São Paulo (APMDFESP) para conhecer a unidade e partilhar experiências. O vereador foi recebido por Wladimir Menezes e Renato Saletti, ambos cadeirantes, que mostraram como o trabalho na unidade. Além do apoio psicológico, a entidade oferece fraldas, sondas e cadeiras de rodas.
A associação foi fundada em 1993, em São Paulo, e hoje conta também com representações em Mogi das Cruzes, Campinas e Santos. A principal finalidade é oferecer ao policial militar que se tornasse deficiente uma forma de vida o mais próximo possível da normalidade e fazer com que ele retomasse a autoestima, na maioria das vezes, abalada.
A unidade também prima pela prática de atividade física e esporte em diferentes modalidades o que impulsiona a reabilitação e superação, além da reinserção da pessoa com deficiência no mercado de trabalho.
O trabalho envolve assistência social, psicológica, jurídico, esporte, cultura, lazer e hidroterapia. A entidade conta com mais de 20 mil associados. Antigamente, era somente para os policiais militares. “Este trabalho é de extrema importância social e psicológica tanto para a comunidade quanto para os policiais militares com alguma deficiência”, diz Bandeira.