
02 DE FEVEREIRO DE 2016
O vereador André Bandeira (PSDB) esteve na Secretaria Municipal de Trabalho e Renda representando a Câmara de Vereadores
O vereador André Bandeira (PSDB) esteve na manhã desta terça-feira, 2, na Secretaria Municipal de Trabalho e Renda para participar da primeira reunião do COMIT-PCD (Comitê Municipal de Inclusão da Pessoa com Deficiência no Mercado de Trabalho), representando a Câmara de Vereadores, já que o parlamentar foi eleito pelos vereadores como membro titular do grupo que passou a ser formado no final de 2015.
O Comitê tem o objetivo de trabalhar de forma constitucional e deliberativo o controle social nos temas voltados à inclusão da pessoa com deficiência no mercado de trabalho, com a atribuição de fomentar e promover ações decorrentes de diretrizes e políticas públicas voltadas para esta finalidade.
O grupo que tem direito a voto é coordenado pelo Secretário Municipal de Trabalho e Renda, Carlos Beltrame, tem a participação das seguintes entidades: SEMTRE (Secretaria Municipal de Trabalho e Renda), COMDEF (Conselho Municipal de Proteção e Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência), Câmara Municipal de Piracicaba, SEMDES (Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social), SERT/PADEF (Secretaria Estadual de Emprego e Relações com o Trabalho), CEREST (Centro de Referência a Saúde do Trabalhador), CONESPI (Conselho das Entidades Sindicais de Piracicaba), SIMESPI (Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, de Material Elétrico, Eletrônico, Siderúrgicas, Fundições e Similares de Piracicaba e Região), ACIPI (Associação Comercial e Industrial de Piracicaba), CIESP (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo), SENAI (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial), SENAC (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial), DER (Diretoria Regional de Ensino), CIEE (Centro de Integração Empresa, Escola), IES (Escolas de Ensino Superior) e SEBRAE (Serviço Brasileiro de Apoio às Micros e Pequenas Empresas).
São convidados a participar o CRP (Centro de Reabilitação de Piracicaba), Co-Emprego (Comissão Municipal de Emprego de Piracicaba), FIESP (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo), INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), TEM (Ministério do Trabalho e Emprego) e o SESI (Serviço Social da Indústria), estas entidades tem a participação garantida, mas não tem direito a voto.
Também ficou definido que a secretária executiva do COMIT-PCD, será representante da SEMTRE, Marilda Soares.
Bandeira falou sobre a importância de se fazer campanhas de conscientização para que as micros e pequenas empresas passem a contratar pessoas com deficiência. “É sabido que a presidente Dilma vetou na Lei Federal 13.416/2015 (LBI – Lei Brasileira de Inclusão) que as empresas que tem entre 50 a 100 funcionários passem a integrar a lei de cotas, mas podemos desenvolver junto ao COMIT-PCD uma campanha para conscientizar os médios e pequenos empresários a contratar pessoas com deficiência”, enfatizou Bandeira.
“Hoje em Piracicaba os maiores empregadores são os pequenos comércios nos bairros, como padaria, mercearia, varejão, farmácias entre outros que são próximas as residências das pessoas com deficiência, facilitando no deslocamento e facilitando a inclusão, por isso, é necessário que o comitê desenvolva políticas públicas para que estes empresários se conscientizem da importância de se fazer a inclusão”, finalizou Bandeira.
A próxima reunião acontecerá no dia primeiro de março, às 10 horas, no auditório da SEMTRE.