10 de fevereiro de 2026
Auxiliares da educação discutem nova lei federal com vereador em reunião
Pedro Kawai (PSDB) se reuniu com auxiliares da educação para debater impactos da Lei 15.326/2026, que reconhece professores da educação infantil na carreira do magistério
O vereador Pedro Kawai (PSDB) se reuniu nesta quinta-feira (9) com auxiliares da educação para conversar sobre os impactos da Lei Federal nº 15.326/2026, que reconhece professores da educação infantil como profissionais da carreira do magistério.
O encontro foi um espaço aberto de diálogo, onde os auxiliares da rede municipal puderam compartilhar dúvidas, experiências e preocupações. Eles destacaram que são servidores concursados e que também realizam atividades pedagógicas importantes nas escolas municipais.
Desde a sanção da lei, o vereador tem buscado diálogo com o Executivo Municipal para entender como será feita a regulamentação no município, já que a própria legislação atribui essa responsabilidade aos estados e municípios. Ele também lembrou que protocolou o requerimento 072/2026, com questionamentos à Secretaria Municipal de Educação sobre como a legislação local será adequada à nova lei federal.
Segundo o parlamentar, a reunião foi produtiva e trouxe contribuições importantes. Os auxiliares apresentaram exemplos de cidades que já estão se adaptando à lei, e o vereador se comprometeu a levar essas referências à Secretaria Municipal de Educação para auxiliar nas discussões.
Ao final do encontro, Pedro Kawai destacou a importância do diálogo com os profissionais da rede:
“Essa reunião foi muito importante para ouvir quem está todos os dias dentro das escolas, contribuindo com o desenvolvimento das nossas crianças. Os auxiliares da educação têm um papel fundamental na rotina escolar e merecem ser ouvidos e valorizados.
Desde que a nova lei federal foi sancionada, tenho buscado diálogo com o Executivo para entender como será a regulamentação no nosso município. A lei existe, mas é aqui na cidade que ela precisa se transformar em ações concretas.
Protocolamos um requerimento com questionamentos justamente para garantir transparência e clareza nesse processo. Nosso objetivo é que qualquer decisão seja tomada com responsabilidade e respeito aos profissionais da educação.
Seguiremos dialogando e buscando caminhos que reconheçam o trabalho de quem está na linha de frente da educação pública. ”
Supervisão: Rodrigo Alves - MTB 42.583
NOTÍCIAS RELACIONADAS
10 de fevereiro de 2026
10 de fevereiro de 2026
10 de fevereiro de 2026
10 de fevereiro de 2026
