
19 DE JULHO DE 2021
Em reunião com secretário de Defesa do Meio Ambiente, foram discutidas possibilidades de novas parcerias para aumentar as castrações.
A castração dos gatos que vivem no cemitério municipal da Vila Rezende foi tema de reunião na manhã de segunda-feira (19) no gabinete do secretário municipal de Defesa do Meio Ambiente, Alex Gama Salvaia, da qual participaram cuidadores voluntários e membros da equipe do mandato do vereador Pedro Kawai (PDSB).
Durante o encontro, um dos voluntários relatou o aumento da população felina no cemitério da Vila e disse que, além da reprodução dos animais, há pessoas que abandonam ninhadas inteiras no local.
O vereador Pedro Kawai disse que, embora o CCZ (Centro de Controle de Zoonozes) esteja ligado hierarquicamente à Secretaria Municipal de Saúde, há uma possibilidade de a Sedema, através da equipe gestora do Zoológico Municipal, ceder espaço para castrações.
A contenção do aumento da população felina nos cemitérios públicos é problema antigo, segundo o vereador Kawai. Ele reconhece que o orçamento municipal nem sempre é suficiente para atender todas as demandas da cidade e elogiou a disposição dos governos municipais em tentar enfrentar a questão. Do mesmo modo, o parlamentar entende que a sociedade está fazendo a sua parte, através das ONGs que tratam da causa animal.
“Apesar de todo esse empenho, o fato é que os gatos continuam sendo abandonados nos cemitérios e em outros locais públicos da cidade, e isso precisa ser resolvido”, observou.
O secretário de Defesa do Meio Ambiente afirmou que fará diagnóstico da estrutura do CCZ e avaliará, financeira e juridicamente, o que é possível ser feito para aumentar a rede municipal de amparo aos animais de rua da cidade.