
07 DE AGOSTO DE 2019
Iniciativa da Escola do Legislativo, curso de formação continuada é voltado para docentes de educação infantil e ensino fundamental I
Aula apresentou conceitos básicos de astronomia
Na primeira aula do curso de formação continuada em Astronomia “Olhando para o Céu”, na tarde desta quarta-feira (7), na Escola do Legislativo da Câmara de Vereadores de Piracicaba, o professor Michel Paschini Neto desmitificou conceitos para educadores que atuam em educação infantil e ensino fundamental I, vinculados à SME (Secretaria Municipal de Educação).
Entre os conceitos mal interpretados é o que diz que o “Sol é coberto por fogo”. Paschini Neto explicou que o calor do astro-rei é gerado pelo processo de fundição de átomos de hidrogênio. O mesmo ocorre com a estrela cadente. “O fenômeno é o nome popular dado ao meteoro, causado pelo efeito luminoso gerado pelo choque de uma pequena rocha com a superfície da Terra”, diz. Quando a rocha é encontrada, ganha outra denominação: meteorito.
A aula foi baseada em conceitos básicos de Astronomia, desde a origem semântica, como o significado da palavra “céu”, no sentido de concavidade (ou oco) devido à esfera que pode ser identificada na observação a olho nu. “Isso o que nós vemos é o que se chama de esfera celeste”, acrescenta.
Para colocar os conceitos em miúdos, ele detalhou até mesmo a palavra “Astronomia”, junção do grego “astrón” (astro, ou estrela, em português) e “nómos” (nomia, ou “lei). “A união das partes gera a definição da ‘lei das estrelas’”, disse o professor do OAP (Observatório Astronômico de Piracicaba).
O objetivo do curso, analisou Paschini Neto, é apontar aos professores da rede pública de educação métodos de aprendizado que podem auxiliar o entendimento da Astronomia, como a utilização de músicas, manifestações artísticas e contato com a natureza. “É fundamental apresentar à criança exemplos que aproximem a teoria a elementos que ela vivencia”, sugere.
Ao final da palestra, o astrônomo apresentou experimento com isopor utilizado para explicar a rotação da Terra (movimento em que gira sobre o próprio eixo).
O curso de formação continuada contará mais duas aulas: 21/8 e 4/9. Aberto a professores da SME, caso haja vagas, também são disponibilizadas a professores do ensino fundamental II, vinculados à Diretorial Regional de Ensino.
Diretora da Escola do Legislativo, a vereadora Nancy Thame (PSDB) acompanhou a atividade e convidou os participantes a frequentar outros cursos.