PIRACICABA, SÁBADO, 27 DE ABRIL DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

30 DE OUTUBRO DE 2023

Audiência pública na Câmara vai discutir empreendimento para a Boyes


Por se tratar de um empreendimento privado, questão não está em tramitação na Câmara; para vereadores, audiência pública servirá para conhecimento do projeto



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Rubens Cardia (MTB 27.118) Salvar imagem em alta resolução

62ª Reunião Ordinária contou com a deliberação de 19 proposituras






Apesar de não deliberar a respeito de um empreendimento privado projetado para a área da antiga fábrica Boyes, na região central, a Câmara Municipal de Piracicaba entrou no debate através de uma audiência pública que será realizada sobre o tema. Na 62ª Reunião Ordinária, nesta segunda-feira (30), foi aprovado o requerimento nº 972/2023, proposto pela vereadora Sílvia Morales (PV), do Mandato Coletivo A Cidade é Sua, que convoca a audiência pública para o dia 22 de novembro, às 14 horas, no Plenário da Câmara. Serão convocados os secretários municipais de Trânsito, de Habitação e Gestão Territorial e de Governo, além do procurador-geral do município. Ainda serão convidados o prefeito Luciano Almeida (PP), representantes da sociedade civil e a população em geral.

De acordo com o requerimento, o empreendimento “Boulevard Boyes” prevê a demolição de parte dos prédios do complexo para a implantação de quatro torres residenciais. O projeto já teve aprovação pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Cultural (Codepac), já que trata-se de uma área tombada. A autora do requerimento defendeu que é necessário um olhar para o patrimônio histórico e também para a questão ambiental que envolvem um empreendimento como o proposto. “É inegável que o local é um patrimônio de valor histórico, cultural e ambiental. O entorno também é uma área nobre, com vários patrimônios tombados”, afirmou. Ela falou ainda sobre os impactos ambientais para o Rio Piracicaba, que margeia a área e para o trânsito no local, com a construção de 400 apartamentos, além dos efeitos para o turismo na Rua do Porto.

O vereador Zezinho Pereira (União Brasil) também se posicionou contrário ao empreendimento. “A Boyes é um patrimônio muito antigo na cidade e teve uma importância muito grande. Fazer alguma coisa ali sem consultar a população é mexer com os sentimentos das pessoas e achar que os poderosos mandam. A população tem que ter direito à participação”, avaliou.

O vereador Fabrício Polezi (Patriota) criticou a intromissão em um assunto referente a uma propriedade privada. Ele lembrou que atualmente os prédios estão deteriorados e servem para esconderijo de usuários de drogas. Ele disse que a proposta vai atrair emprego, renda, turismo e movimentação econômica para a cidade. Para o líder do governo, vereador Josef Borges (Solidariedade), a audiência pública será uma oportunidade para promover uma discussão com a sociedade e que seja conhecido o projeto. “Sou a favor de APP (área de preservação permanente), mas penso no futuro, na modernização. Há quanto tempo a Boyes está na APP e não prejudicou?”, questionou. “Tem ali uma contrapartida, um projeto de reestruturação da área, que vai poder ser usada pelos cidadãos. APPs têm edificações consolidadas e a Boyes é uma delas, assim como o Engenho. Temos que exigir a defesa do meio ambiente, mas não fechar os olhos para o progresso”. 

O vereador Gustavo Pompeo (Avante) salientou que o movimento "Salve a Boyes", que tomou corpo na cidade desde a aprovação do projeto pelo Codepac, é contrário ao empreendimento, mas não tem um projeto para “salvar” a Boyes. “Lá eu vi indícios de substâncias psicoativas. Vi um monte de adolescentes, que podem cair lá e se machucar e a culpa vai ser do empreendedor”, contou. “É uma obra particular e não um tema político para ser debatido na Câmara. É bom ter a audiência pública para esclarecer e não para criar uma questão política”.

Na discussão do requerimento, a vereadora Rai de Almeida (PT) argumentou que, mesmo tratando-se de um empreendimento privado, dependendo de onde está a área, não pode ser feito o que se quer. “O movimento é para salvar esse patrimônio da sociedade. Além do rio Piracicaba, do Engenho, do palacete, da Casa do Povoador, aquela região é também um cemitério arqueológico”, afirmou. “Estamos defendendo uma visão avançada, progressista da sociedade, do ponto de vista da preservação da história e do que tem no entorno”.

O vereador Laércio Trevisan Jr. (PL) lembrou que o projeto anterior previsto para o local era a construção de um shopping e disse que vai aguardar a audiência pública para conhecer o projeto e se posicionar a respeito. Na opinião do vereador Gilmar Rotta (PP), o espaço não pode ser deixado como está. “Tem que ter uma sinergia entre os empresários que colocaram dinheiro lá e a preservação da história, do nosso rio. Vamos ver o que eles querem e tentar fazer uma conversa pacífica”, avaliou. O vereador Pedro Kawai (PSDB) alertou que o projeto apresentado pelos empreendedores ainda está em estudos. “A audiência pública vai ajudar na elucidação das dúvidas, mas esta Casa não decide, quem decide é a Prefeitura e os investidores”, colocou.

Outras proposituras – Ao todo, na 62ª Reunião Ordinária, foram deliberadas 19 proposituras. Foi acatado o veto do Poder Executivo ao projeto de lei nº 27/2023, de autoria do vereador Rerlison Rezende (PSDB), o Relinho, que tratava da inclusão do sistema escolar ABA (Análise do Comportamento Aplicada) na rede municipal de ensino para crianças autistas.

Ainda foi aprovado, em primeira discussão, o projeto de lei nº 53/2023, de autoria da vereadora Sílvia Morales (PV), sobre a implantação de uma auditoria técnica para obras de pavimentação, recapeamento e operações tapa-buraco na cidade.

Foram aprovados também dois projetos de lei em segunda discussão, uma moção de aplausos e 14 requerimentos. Confira, no vídeo, nesta página, a íntegra da 62ª Reunião Ordinária.



Texto:  Aline Macário - MTB - 39.904
Supervisão:  Rebeca Paroli Makhoul - MTB 25.992
Imagens de TV:  TV Câmara


Reunião Ordinária André Bandeira Ary Pedroso Jr Laércio Trevisan Jr Gilmar Rotta Paulo Camolesi Paulo Campos Pedro Kawai Rerlison Rezende Valdir Marques Wagner Oliveira Zezinho Pereira Cassio Luiz Alessandra Bellucci Acácio Godoy Josef Borges Thiago Ribeiro Gustavo Pompeo Rai de Almeida Anilton Rissato Fabricio Polezi Silvia Maria Morales Sergio da Van Cimara Pereira

Notícias relacionadas