PIRACICABA, QUINTA-FEIRA, 25 DE ABRIL DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

11 DE ABRIL DE 2023

Audiência pública irá discutir segurança nas escolas de Piracicaba


Requerimento que solicita a realização da audiência foi aprovado em regime de urgência na 18ª Reunião Ordinária de 2023



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Guilherme Leite - MTB 21.401 (1 de 2) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Guilherme Leite - MTB 21.401 (2 de 2) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Guilherme Leite - MTB 21.401 Salvar imagem em alta resolução





Em meio aos recentes episódios de violência registrados em escolas de Piracicaba e diante da preocupação da sociedade civil frente aos ataques a escolas que vêm ocorrendo em diversas regiões do país, a Câmara Municipal de Piracicaba realizará audiência pública com o objetivo de discutir a segurança nas escolas do município.

O requerimento 271/2023, que solicita a realização da audiência pública, foi aprovado em regime de urgência na noite desta segunda-feira (10), durante a 18ª Reunião Ordinária de 2023. A autoria da propositura é do vereador Cássio Luiz Barbosa, o Cássio Fala Pira (PL), que destacou ser “urgente” e “imprescindível” a interferência das autoridades do município para garantir a segurança da população.

A audiência pública será realizada no dia 25 de abril (terça-feira), às 14h, no plenário Francisco Antônio Coelho.

Discussões - Durante a discussão do requerimento, os vereadores relataram que os pais estão preocupados com a segurança dos filhos nas escolas e querem saber “de imediato” quais medidas serão tomadas para proteger os alunos.

Na tarde desta segunda-feira (10), cerca de 30 pessoas estiveram na Câmara para discutir com os vereadores medidas que o município pode tomar para restabelecer a sensação de normalidade nas escolas.

Na reunião ordinária, os parlamentares defenderam que o assunto deve ser discutido com toda a sociedade, por meio da realização de outras audiências públicas e debates fora da Câmara. Também foi discutida a necessidade do desenvolvimento de protocolos de emergência para as escolas e da presença contínua da Guarda Municipal nos prédios.

Além da segurança pública, a questão da saúde mental da população e a inclusão de especialistas de diversas áreas nas discussões foram apontadas como temas importantes para o debate.

O secretário da Educação, Bruno Cesar Roza, o comandante da Guarda Municipal, Sidney da Silva Nunes e o secretário de Governo do Município, Carlos Beltrame, foram convocados para participar da audiência pública. Entidades que lidam com os segmentos de educação, segurança e saúde mental, e os deputados estaduais eleitos na região foram convidados para colaborar com sugestões e apresentar contrapontos aos assuntos abordados.

Ordem do Dia – Além do requerimento 271/2023, foram aprovados em regime de urgência os requerimentos 280 e 281/2023, que solicitam informações sobre a desincorporação de área institucional de loteamentos, e o requerimento 279/2023, que solicita informações complementares sobre emenda parlamentar destinada para custear obras de drenagem de águas pluviais e pavimentação asfáltica.

Com exceção da moção 49/2023, do projeto de emenda à lei orgânica 1/2023 e do projeto de lei 39/2023, que foram adiados por uma sessão, as demais proposituras que constavam na pauta da Ordem do Dia foram aprovadas.

Os vereadores acataram o pedido de prorrogação do tempo regimental para deliberação de matérias e, por isso, não foi possível que o orador Rodrigo Ribas Dias dos Reis, inscrito para falar sobre autismo infantil, ocupasse a Tribuna Popular.

Os trabalhos legislativos podem ser acompanhados, ao vivo, a partir das 19h30, pela TV Câmara (sintonizada nos canais 11.3 em sinal aberto digital, 4 da Claro/Net e 9 da Vivo Fibra, no site camarapiracicaba.sp.gov.br/tv e nos perfis no Facebook e no YouTube) e pela Rádio Câmara Web. A Rádio Educativa 105,9 FM inicia a cobertura às 20h.



Texto:  Daniela Teixeira - MTB 61.891
Supervisão:  Rebeca Paroli Makhoul - MTB 25.992
Imagens de TV:  TV Câmara


Reunião Ordinária Institucional André Bandeira Ary Pedroso Jr Laércio Trevisan Jr Gilmar Rotta Paulo Camolesi Paulo Campos Pedro Kawai Gilmar Tanno Rerlison Rezende Valdir Marques Wagner Oliveira Zezinho Pereira Cassio Luiz Alessandra Bellucci Acácio Godoy Ana Pavão Josef Borges Thiago Ribeiro Gustavo Pompeo Rai de Almeida Anilton Rissato Fabricio Polezi Silvia Maria Morales Ciro da Van Marco Bicheiro

Notícias relacionadas