PIRACICABA, QUARTA-FEIRA, 24 DE ABRIL DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

26 DE NOVEMBRO DE 2021

Após morte de ciclista, Câmara convoca audiência sobre ciclofaixas


Requerimento 1041/2021, da vereadora Silvia Morales (PV), do mandato coletivo “A Cidade É Sua”, foi aprovado nesta quinta-feira (25).



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 Salvar imagem em alta resolução

Requerimento é da vereadora Silvia Morales (PV), do mandato coletivo "A Cidade É Sua"



Aprovado em regime de urgência, nesta quinta-feira (25), durante a 47a reunião ordinária da Câmara Municipal de Piracicaba, o requerimento 1041/2021 convoca para o próximo dia 15 de dezembro, a partir das 19h, uma audiência pública para discutir a implantação de ciclofaixas e o planejamento de ações voltadas à “mobilidade sustentável” no Município.

A propositura foi apresentada pela vereadora Silvia Morales (PV), do mandato coletivo “A Cidade É Sua”, apenas alguns dias depois de mais uma morte de ciclista na cidade, ocorrida na manhã do último dia 22, na avenida Luciano Guidotti, “quando ele foi atingido por um ônibus”, informou. O requerimento também é assinado pelos vereadores Ana Pavão (PL), Thiago Ribeiro (PSC) e Zezinho Pereira (DEM), e foi aprovado por 19 votos favoráveis.

No texto do requerimento, a vereadora aponta que a avenida Luciano Guidotti, “de grande movimento de veículos”, não conta com ciclofaixas “que garantam a segurança dos cidadãos” e lembrou que, em abril deste ano, a Semuttran (Secretaria Municipal de Mobilidade, Trânsito e Transportes) apresentou o projeto CicloVidas, que tem catalogado 400 quilômetros de vias que podem ser convertidas para uso de ciclistas e que pretende implantar 10 km de ciclofaixas ao ano, com valor estimado de R$ 30 milhões a ser aplicado em quatro anos.

Neste ano, o projeto CicloVidas realizou uma pesquisa, entre os dias 15 a 31 de maio, sobre o uso de bicicletas no Município, da qual participaram 3.263 pessoas e cujos resultados demonstraram o interesse dos cidadãos em ampliar e melhorar a mobilidade sustentável na cidade.

A pesquisa apontou que melhorias e expansão na infraestrutura do sistema cicloviário são fatores importantes para incentivar o uso de bicicleta. Setenta por cento dos participantes que não são usuários frequentes de bicicletas afirmaram que a usariam mais se a malha cicloviária fosse ampliada, sendo que 79,2% gostariam de usá-la em suas atividades diárias e 37,6% responderam que não utilizam a bicicleta, pois a rota diária não possui ciclovias ou ciclofaixas.

A vereadora observa que o Executivo está em processo de elaboração de uma nova revisão do Plano Municipal de Mobilidade, aprovado há 15 anos.

O requerimento convoca representantes da Prefeitura, entre eles os titulares da Semuttran, de Governo, do Ipplap (Instituto de Pesquisa e Planejamento de Piracicaba), de Obras, de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, e também representantes da sociedade civil, como a ONG MaisCiclovias e a especialista em ecologia aplicada, Mirian Stella Rother.

A audiência também poderá contar com a presença de participantes na Galeria do Plenário “Francisco Antonio Coelho” e terá transmissão pela TV Câmara, pelos canais 11.3 em sinal aberto, 4 da Claro/Net e 9 da Vivo/Fibra, além das mídias sociais oficiais do Legislativo no Facebook e Youtube.



Texto:  Erich Vallim Vicente - MTB 40.337
Supervisão:  Rodrigo Alves - MTB 42.583


Trânsito e Transportes Legislativo Silvia Maria Morales

Notícias relacionadas