15 de setembro de 2025

Aniversário de 122 anos da GCM será comemorado com reunião solene na Câmara

Solenidade será realizada por iniciativa do vereador Renan Paes (PL), que presidirá os trabalhos

A Câmara Municipal de Piracicaba promove, nesta terça-feira (16), às 19h30, reunião solene em comemoração ao aniversário de 122 anos da Guarda Civil Municipal, no Salão Nobre “Helly de Campos Melges”. A solenidade será realizada em atendimento ao requerimento nº 722/2025, de autoria do vereador Renan Paes (PL).

Além do certificado entregue ao comandante da GCM, Marcos Alexandre Pavanello Rodrigues, na solenidade, serão entregues três votos de congratulações, também de autoria do parlamentar: requerimento nº 212/2025, à Romu (Ronda Ostensiva Municipal), pela atuação em defesa da vida e da dignidade das mulheres; requerimento nº 320, ao Programa Gcep (Guarda Civil Educação é Prevenção), pelo aniversário de 13 anos de atuação nas escolas municipais e requerimento nº 567/2025, pela atuação em uma apreensão de drogas.

O documento traz que a corporação foi criada em 25 de abril de 1903. 122 anos depois, conta com um efetivo de aproximadamente 362 guardas, das quais 61 mulheres, e ainda com grupamentos Ciclístico, Canil, setor de Direito Animal, setor de Trânsito, pelotões Ambiental e Escolar, patrulhas Rural e Maria da Penha, Central de Operações (COP) e Central de Monitoramento Eletrônico (Cemel), além da Corregedoria, Ouvidoria, Ronda Ostensiva Municipal (Romu) e Ronda Ostensiva Motorizada (Romo).

Denominada de Corpo da Guarda, Polícia Municipal, Corpo de Vigilantes Noturnos, Guarda Noturna de Piracicaba e Guarda Municipal, a partir de 1990, passou a se chamar Guarda Civil do Município de Piracicaba, ao adequar-se à Constituição de 1988. Com a mudança, a Corporação passa a ter, unicamente, um comandante na hierarquia, um subcomandante e um quadro de graduados e guardas. Desde a aprovação da lei federal do Estatuto Geral da Guarda Civil, em 2016, o comando é exercido por um funcionário de carreira da corporação.

A GCM está presente de maneira fixa em diversos equipamentos públicos, além de exercer o trabalho de patrulhamento e prevenção e projetos sociais, como a Banda da Corporação; Programa Guarda Civil Educação é Prevenção (GCEP); aulas de jiu-jitsu e defesa pessoal para crianças, adolescentes e adultos, e o Em Forma Com a Guarda, com aulas de atividade física na Academia e no Parque da Rua do Porto. A sede da corporação está localizada na rua Benedito Bonzon Penteado, 645, bairro Verde.

“Considerando a extrema importância da nossa Guarda Civil, que com sua dedicação incansável e presença constante, é um pilar fundamental na segurança e bem-estar da população. Agindo com bravura e compromisso, seus serviços vão muito além da manutenção da ordem, englobando ações de prevenção, apoio social e zeladoria, que juntos, fortalecem o senso de comunidade e promovem um ambiente mais seguro e harmonioso para todos”, colocou o autor, no requerimento.

A solenidade é aberta ao público e também terá transmissão ao vivo pela TV Câmara (nos canais 11.3 da TV digital, 4 da NET e 9 da Vivo TV). O evento ainda poderá ser conferido nos perfis oficiais da Câmara, no Facebook e no YouTube, além do site camarapiracicaba.sp.gov.br.

 

Texto: Aline Macário - MTB - 39.904
Supervisão: Rodrigo Alves - MTB 42.583