
24 DE ABRIL DE 2014
Vereador André Bandeira (PSDB) esteve na APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais), o Lar dos Velhinhos e o Senac Americana
Buscando interagir com as entidades assistenciais e instituições de ensino no Estado de São Paulo, o vereador André Bandeira (PSDB) visitou a cidade de Americana para conhecer a estrutura de atendimento da APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais), do Lar dos Velhinhos e do Senac Americana.
A primeira visita foi à APAE, entidade voltada ao atendimento a pessoas com deficiências. A entidade conta com psicóloga, terapeuta, assistente social, fonoaudióloga, nutricionista e terapeuta ocupacional. O parlamentar foi recebido pela diretoria da entidade que explicaram como são feitas as atividades terapêuticas.
Foi relatado ao vereador que a APAE é mantida devido à parceria com o poder público e iniciativa privada, trabalho feito com integração entre a entidade e empresas do município. A direção da entidade disse a Bandeira que tem projeto junto à prefeitura de Americana de inclusão. O projeto consiste na contratação de 25 pessoas com deficiência, com duração de dois anos, para que aprendam a forma de se desenvolverem no trabalho, ou seja, é um projeto de capacitação para inserção no mercado de trabalho.
“Fiquei admirado com a estrutura da APAE de Americana, um trabalho sério, desenvolvido por pessoas sérias, que tem um único objetivo, dar oportunidades para pessoas de se reabilitarem, e serem incluídas no mercado”, declarou Bandeira.
A segunda visita foi no Lar dos Velhinhos e foi recebido pela responsável pela entidade Maine Patrícia Malagute. A entidade conta com 41 pessoas com quartos adaptados, com estrutura com psicólogas e nutricionistas. A prefeitura de Americana oferece aos moradores do Lar dos Velhinhos atividades em praça pública como zumba, pilates etc.
No final da tarde, o vereador André Bandeira visitou o Senac Americana, com o intuito de divulgar a Campanha dos Lacres e encaminhar o agendamento de data para ministrar palestra com o tema voltado para acessibilidade, mobilidade urbana e inclusão social.
“Foi uma visita positiva do ponto de vista da inclusão social, da acessibilidade e mobilidade urbana, aprendemos com a organização das entidades e pudemos passar alguns projetos realizados em Piracicaba, como a Campanha dos Lacres”, finalizou.