
03 DE DEZEMBRO DE 2013
Cadeiras de rodas foram estrategicamente espalhadas ao redor da praça José Bonifácio visando a conscientização sobre leis que garantem acessibilidade.
Na data de hoje (3), Dia da Pessoa com Deficiência (Lei Nº 5711, de 6 de abril de 2006), o gabinete do vereador André Bandeira (PSDB) promoveu o lançamento de evento em Piracicaba que procura conscientizar a população em geral sobre a importância de se respeitar leis que garantem acessibilidade aos deficientes físicos e idosos com relação à ocupação de vagas de veículos automotores em ruas, avenidas, logradouros públicos e privados da cidade.
As frases mais comumentes pronunciadas pelas pessoas que desrespeitam o direito dos deficientes foram inseridas nas cadeiras: Nossa! Não percebi; É dois pulinhos!; É só um minutinho!; Só vou pegar uma coisinha!; Não vi que era uma vaga!; É rapidinho! e Já volto!.
A mobilização aconteceu ao longo desta manhã, desde as 8 horas e, contou com inúmeras participações populares, incluindo pessoas com deficiências, transeuntes, autoridades e, familiares de deficientes. Foram distribuídos folhetos com mensagens de conscientização e divulgação de legislações específicas, como ao Lei Federal Nº 10.096, de 19 de novembro de 2000.
O vereador André Bandeira destacou a importância do evento, que coloca Piracicaba em evidência no tocante ao respeito de leis que garantem acessibilidade, não só aos deficientes, bem como às pessoas da Terceira Idade. A manifestação contou com a orientação da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes, por intermédio de agentes de trânsito que disciplinaram o fluxo dos veículos na região.
Bandeira enfatizou que diversas ações semelhantes estão programadas para acontecer em Piracicaba ao longo de 2014. Também comentou sobre pedido encaminhado à Prefeitura para que seja estudado um projeto de construção de baia na frente do Poupatempo Estadual, na Praça José Bonifácio para garantir o embarque e desembarque de pessoas, principalmente idosos que diariamente precisam vir para o centro da cidade.
O parlamentar também acatou a sugestão de populares em garantir o retorno de parte das vagas destinadas para embarque e desembarque de mercadorias, uma vez que as vagas que existiam foram totalmente disponibilizadas para veículos normais.
Na interação com o público que prestigiou a mobilização, o vereador André Bandeira falou da importância do deficiente e mesmo a pessoa com deficiência adquirir o cartão especial, em substituição aos antigos selos que atestavam a condição de pessoa especial.
O cartão pode ser adquirido gratuitamente na Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (Semuttran). O cartão pode ser colocado em qualquer veículo a serviço do deficiente ou pessoa idosa.
Luiz Ribeiro da Silva, taxista considerou louvável a mobilização. Célia Regina Mazero Prestes, que participou da mobilização junto com seu filho cadeirante também avaliou como bastante positiva a manifestação, lembrando que ainda o povo não está preparado para respeitar os deficientes.
O agente de trânsito, Marcelo Neiva Túlio, além de responder por parte da segurança da manifestação defendeu a iniciativa do vereador André Bandeira no sentido de despertar a população sobre o respeito a que se deve ter com o deficiente e com o idoso.
Túlio também comentou sobre o alto volume de reclamações que diariamente chegam na Semuttran sobre desrespeito às vagas.
O deficiente Joâo Roberto Barrete, que prefere ser considerado como "eficiente físico" também louvou a iniciativa da mobilização , dando nota mil, por entender que o desrespeito ainda se sebressai na atitude da maioria das pessoas.
O secretário municipal de Relações do Trabalho, Emprego e Renda de Piracicaba, Sergio Furtuoso também acompanhou a mobilização e, destacou a importância do evento em Piracicaba, que serve de estímulo ao cidadão para com o respeito a que se deva dar às legislações que garantem acessibilidade a todos.