06 de junho de 2025

Projeto prevê sinal sonoro em ônibus para alertar sobre pontos de parada

Câmara aprovou, em primeira discussão, projeto voltado para pessoas com deficiência visual

Texto: Aline Macário - MTB - 39.904
Supervisão: Rodrigo Alves - MTB 42.583

A Câmara Municipal de Piracicaba aprovou, na 32ª Reunião Ordinária, nesta quinta-feira (5), em primeira discussão, o projeto de lei nº 63/2025, de autoria do vereador André Bandeira (PSDB), que dispõe sobre a implantação de dispositivos sonoros internos nos veículos de transporte público coletivo. O objetivo é informar as pessoas com deficiência visual sobre os locais de desembarque.

O projeto estabelece que deve ser usado também dispositivo que permita a solicitação de parada de forma acessível, por meio de botão ou sistema de voz. O texto ainda prevê que os instrumentos devem emitir avisos audíveis e claros, indicando as paradas e próximos destinos dos veículos de transporte público.

Ao justificar voto, André Bandeira salientou que a medida vai proporcionar mais acessibilidade e inclusão à cidade. “É mais uma medida que podia já estar em vigência se as nossas indicações e ofícios tivessem sido atendidos na gestão anterior e tivesse sido contemplada na concessão do transporte. Tivemos que adotar essa medida de tornar lei”, afirmou.

Confira, no vídeo, a justificativa do autor.

Filmagem: TV Câmara