
19 DE MARÇO DE 2014
Lançamento da campanha educativa "Desrespeito: Não Há Vagas" aconteceu na tarde desta terça-feira na Prefeitura.
O vereador André Bandeira (PSDB) participou na tarde desta terça-feira (19), do lançamento da campanha educativa “Desrespeito: Não Há Vagas” promovida pela Hora Park, empresa responsável pelo estacionamento rotativo pago na cidade, a Zona Azul, em parceria com a Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (Semuttran) e a Prefeitura Municipal.
A campanha tem como principal objetivo buscar a conscientização das pessoas em relação ao uso irregular das vagas reservadas, e vem sendo motivada pelos constantes acontecimentos e situações de desrespeito ás pessoas com alguma deficiência, limitação ou mobilidade reduzida além dos idosos. A campanha também contará com a distribuição de panfletos educativos e a instalação de faixas nas vias públicas de maior fluxo de pessoas e veículos da cidade.
Na luta por uma sociedade mais justa e inclusiva o vereador André Bandeira é exemplo, e também promove campanhas para conscientizar as pessoas em relação ao uso exclusivo das vagas destinadas a deficientes e idosos. No ano passado, promoveu na Praça José Bonifácio um dos pontos mais movimentos da área central em comemoração ao dia 3 de Dezembro (Dia Internacional da Pessoa com Deficiência) uma ação com o apoio da Semuttran em que cadeiras de rodas eram colocadas em vagas convencionais com as desculpas que geralmente são dadas por pessoas que utilizam o local inadequadamente, como por exemplo “É só um minutinho”, “Vou ali e já venho”, “ É rapidinho”, entre outros. O parlamentar também citou a importância de se fomentar ações no município.
“A campanha é de extrema importância tanto para a educação no trânsito quanto para a educação do cidadão. Muitos ainda desrespeitam e não tem a consciência de que a vaga não é um privilégio e sim uma necessidade”, enfatiza Bandeira.
De acordo com o diretor de operações da Hora Park, Adelcio Antonini, no município existem 3.346 vagas na zona azul, destas 272 são especiais, sendo 180 para uso exclusivo de idosos e 92 para deficientes. Mas mesmo destinadas ao uso exclusivo, muitas pessoas ainda insistem em desrespeitar a legislação. Somente no ano passado a Semuttran aplicou 1506 multas pelo uso incorreto das vagas, mais de cem por mês.
O secretário municipal de Trânsito e Transportes, Jorge Akira, afirmou que essa é a primeira campanha lançada neste ano e que para ter direito ao uso exclusivo das vagas reservadas os motoristas precisam ter uma credencial emitida pela Semuttran com validade de cinco anos, antes a revalidação era feita a cada dois anos.
O Prefeito Gabriel Ferrato disse que essas e outras iniciativas continuaram no município ao longo do ano com os recursos vindos da Zonal Azul que desde sua criação em 2011 já arrecadou R$ 500 mil, que são utilizados em projetos definidos pela Semuttran entre eles o Ciet (Centro Infantil de Educação para o Trânsito).