
09 DE DEZEMBRO DE 2014
Parlamentar assistiu a 3ª etapa do Circuito Paulista de Judô Paralímpico no Sesc
Semana Inclusiva - 3ª etapa do Circuito Paulista de Judô Paralímpico
O vereador André Bandeira (PSDB) participou na manhã de domingo (6) da 3ª etapa do Circuito Paulista de Judô Paralímpico, organizado pela Federação Paulista de Desportos para Cegos. O evento fez parte da Semana Inclusiva, vinculada à Virada Inclusiva, realizada pela Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência do Estado de São Paulo.
De acordo com o representante da Federação Paulista de Desportos para Cegos, Regis Candido da Silva, participaram do evento 15 deficientes visuais de diversas cidades do interior paulista, que se enquadram dentro das exigências da entidade.
Ele explicou que poucos aspectos diferem o judô para cegos e deficientes visuais para o praticado por atletas convencionais. “Eles são divididos em categorias oftalmológicas, B1 (cego), B2 (percepção de vulto) e B3 (definição de imagem). O atleta B1 é identificado com um círculo vermelho em cada ombro do quimono”, comentou.
Os atletas cegos e com deficiência visual seguem as mesmas regras da Federação Internacional de Judô: iniciam a luta com pegada feita, ou seja, um segurando o quimono do outro. A luta é interrompida quando os oponentes perdem o contato e não há punição pra quem sai da área de combate. O sistema de pontuação é igual ao olímpico e sua prática pode ser feita entre atletas cegos e não-cegos.
Para o vereador André Bandeira, a Virada Inclusiva é importante para conscientizar a sociedade sobre os direitos das pessoas com deficiência e aumentar o respeito para com os deficientes físicos.
De acordo com o Censo-2010, 45, 6 milhões de pessoas declararam ter ao menos um tipo de deficiência, o que corresponde a 23,9% da população brasileira. A deficiência visual atinge 18,8% da população, seguida por deficiência motora, auditiva, mental ou intelectual.