
02 DE SETEMBRO DE 2019
Local ganhou melhorias para possibilitar a independência de pessoas com deficiência.
Vereador conferiu obras de acessibilidade feitas no espaço
Na manhã de sábado (31), o vereador André Bandeira (PSDB) participou da inauguração do novo Terminal da Pauliceia e acompanhou as adaptações feitas para as pessoas com deficiência. O local passou a contar com bilheteria e portas acessíveis, que são blindadas e possuem caixilhos antibala e ar-condicionado. Além disso, as fachadas foram revestidas em cerâmica.
O vereador aprovou a qualidade estética e as melhorias em acessibilidade, as quais, segundo ele, possibilitarão a independência das pessoas com deficiência. Intervenções também foram feitas entre as avenidas São Paulo e Raposo Tavares e a rua Chavantes, com rampas de acesso e travessia de pedestres com semáforo botoeira.
Os banheiros, agora acessíveis, passam a contemplar também os ostomizados. Ademir Barbosa, presidente do Comdef (Conselho Municipal de Proteção, Direitos e Desenvolvimento das Pessoas com Deficiência), acompanhou a inauguração.
A implantação de banheiros adaptados começou em agosto de 2013, quando André Bandeira apresentou o projeto de lei complementar 26/2013, que, após aprovação da Câmara, se transformou na lei complementar 317/2014, promulgada em 10 de março de 2014.
A lei municipal estabelece a inclusão, por exemplo, de ducha higiênica, lavatório para as mãos posicionado próximo do vaso sanitário e espelho logo acima para inspeção das condições gerais do estoma.
O vaso sanitário normal ou infantil deve ter anteparo seco e sistema de descarga, com altura equivalente ao abdômen das pessoas ostomizadas, ou seja, a cerca de 80 centímetros do chão, para o descarte do conteúdo das bolsas coletoras de fezes e urina.
"Agora todos poderão frequentar os espaços públicos sem dificuldades. Um direito de todas as pessoas", destacou André Bandeira.