
04 DE JULHO DE 2018
Projeto explica a função do Legislativo e a divisão dos três poderes.
"Conheça o Legislativo" recebeu alunos do CIEE nesta quarta-feira
Na tarde desta quarta-feira (4), o projeto "Conheça o Legislativo" recebeu cerca de 50 alunos do CIEE (Centro de Integração Empresa-Escola) no salão nobre. A convite do vereador Pedro Kawai (PSDB), os aprendizes aprenderam mais sobre a função da Câmara.
Kawai acolheu os alunos e fez uma breve explanação sobre o projeto. "Para nós é importante a participação dos jovens. A política precisa de novos ares, precisa da juventude", afirmou o parlamentar.
A primeira palestra foi ministrada pela estudante de História e estagiária do Departamento de Documentação e Transparência, Alice Galvão, que falou sobre o surgimento das primeiras Câmaras, a fundação de Piracicaba e a criação do Poder Legislativo na cidade.
Logo depois, Bruno Didoné de Oliveira, do Departamento Jurídico, explicou a divisão e a função dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário.
Para finalizar, Érica Cruz Dinis, do Departamento de Documentação e Transparência, abordou a importância das leis e a função do vereador e orientou os alunos para a simulação de uma reunião ordinária.
Os alunos fizeram o papel de vereadores para votar um projeto de lei fictício sobre a proibição do uso de celulares dentro dos espaços de ensino em Piracicaba. Quatro deles compuseram a mesa diretiva e cinco ocuparam a tribuna para debater o projeto —três discursaram a favor e três contra.
O projeto foi rejeitado, com 16 votos contrários e três favoráveis.
Para a professora Flávia Ercoli, o projeto é importante para a conscientização dos jovens. "Eles têm uma rejeição muito grande pela política hoje: não querem votar, não querem se envolver, e esse não é o caminho. Eu acho que o caminho é se envolver e ver que podem fazer alguma coisa mais positiva", argumentou.
"Acho que acaba interferindo também na escolha. Pode despertar o interesse em alguns de fazer parte da política de alguma forma; eles vão contribuir para a população em um futuro próximo", complementou a professora Juliana Micheli Barboza.