PIRACICABA, SEXTA-FEIRA, 2 DE MAIO DE 2025
Página inicial  /  Intranet  /  Webmail

21 DE MARÇO DE 2022

Agentes de Piracicaba e Fortaleza discutem educação para o trânsito


Agentes educadores de trânsito de Piracicaba e Fortaleza trocaram experiências sobre educação para o trânsito nas redes de ensino em reunião com o vereador André Bandeira



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Assessoria parlamentar Salvar imagem em alta resolução

Educadora de trânsito Valéria Penatti, e o agente de trânsito Carlos Rummenigge Moreira da Silva, de Fortaleza, discutiram o tema com o vereador André Bandeira (PSDB)



Na última sexta-feira (18), o vereador André Bandeira (PSDB) participou de uma reunião on-line com agentes educadores de trânsito de Piracicaba e de Fortaleza para uma troca de experiências sobre a educação para o trânsito nas redes de ensino. De Piracicaba, participou a educadora de trânsito Valéria Penatti e, de Fortaleza, o agente de trânsito Carlos Rummenigge Moreira da Silva, que também é representante do Observatório Nacional de Segurança Viária.

Em 1997, foi aprovado o Código de Trânsito Brasileiro que, no artigo 76, prevê a educação para o trânsito nas redes de ensino por meio de planejamento e ações coordenadas entre os órgãos e entidades do sistema nacional de trânsito e de educação, da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, nas respectivas áreas de atuação.

De acordo com o vereador André Bandeira (PSDB), apesar das estatísticas astronômicas de acidentes de trânsito decorrentes de imprudência e/ou falha humana, são poucas as escolas que já se encontram alinhadas com esta política pública, que é a de formar as crianças para serem pedestres, ciclistas, motoristas, ou passageiros de coletivos, mais conscientes e preparados para transitarem com segurança pelas cidades e estradas.

Neste sentido, ele salienta que é possível colaborar para que as educadoras e educadores adquiram conhecimentos mais consistentes sobre segurança no trânsito, de forma que se tornem agentes multiplicadores ativos desta missão.

Para o vereador, a educação no trânsito é fundamental para a evolução da sociedade. Além de fazer parte dos direitos e deveres de todos inseridos no espaço público, a educação no trânsito ensina valores essenciais para a formação do caráter de um bom cidadão, como cordialidade, respeito, solidariedade e senso de responsabilidade. Por isso, o parlamentar salienta que é fundamental que o assunto comece a ser abordado na infância, enquanto o indivíduo começa a se entender como parte de um todo e aprende, seja na escola ou em casa, a conviver em sociedade. Ele acredita que esse aprendizado garantirá que, mais tarde, ele faça parte do trânsito de uma maneira segura e consciente.

“Fortaleza é uma cidade referência na educação no trânsito e gostaríamos que a cidade de Piracicaba também seja. A educação não é inserida nas escolas, o problema e o desrespeito no trânsito estão aí, mas é como se as pessoas não vissem ”, ressaltou Valéria Penatti.

“Educação é o primeiro passo para que as pessoas possam ter conscientização no trânsito. Precisamos bater na porta das escolas, o respeito ao cidadão precisa ser trabalhado desde pequenos”, afirmou Carlos Rummenigge Moreira da Silva.

“Eu sou uma vítima do trânsito e sei da importância de ações de conscientização. Essa é uma das minhas bandeiras, promover a informação através de ações voltadas ao trânsito. Os professores da rede precisam de capacitação através de formação específica para que eles possam ser multiplicadores de informação. O assunto sobre conscientização no trânsito não é discutido nas escolas, precisa ser inserido dentro de outras matérias já existentes o mais rápido possível”, ressaltou o vereador André Bandeira.



Texto:  Assessoria parlamentar
Supervisão:  Rodrigo Alves - MTB 42.583
Revisão:  Aline Macário - MTB - 39.904


Trânsito e Transportes André Bandeira

Notícias relacionadas