PIRACICABA, QUINTA-FEIRA, 28 DE MARÇO DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

17 DE JUNHO DE 2020

Ações de inclusão desenvolvidas pela Câmara são detalhadas em live


Diretor do Departamento de Administração da Câmara, Mauro Rontani falou sobre o projeto Câmara Inclusiva na live desta terça-feira (16).



EM PIRACICABA (SP)  

Salvar imagem em alta resolução

O diretor do Departamento de Administração da Câmara participou da live desta terça-feira (16)







As ações da Câmara de Vereadores de Piracicaba para oferecer acessibilidade, por meio do projeto Câmara Inclusiva, foram abordadas na live desta terça-feira (16) do programa Parlamento Aberto. O diretor do Departamento de Administração da Câmara, Mauro Rontani, conversou com o jornalista Erich Vallim Vicente sobre o processo de efetivação desta iniciativa e as atividades que estão sendo planejadas.

O Câmara Inclusiva foi pensado após a criação do programa Parlamento Aberto, em 2019, focado no acesso de dados e transparência pública. “Não adianta nós envolvermos o cidadão no trabalho do Legislativo, ter um site fácil de acessar, se você deixa as pessoas com deficiência de fora. Temos que trazê-los para dentro da Câmara”, disse Mauro Rontani.

De acordo com Mauro, o trabalho em torno do projeto iniciou-se com a criação de um grupo de trabalho com funcionários e com a Mesa Diretora para a discussão das ações para inclusão. Em seguida, se reuniram com diferentes entidades, como a Avistar, o Espaço Pipa, a Passo a Passo, a Apasp (Associação Paulista dos Servidores Públicos), a Apae (Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais), o Centro de Reabilitação, a Associação Piracicabana dos Ostomizados e a Associação Presbiteriana de Filantropia de Piracicaba.

Depois desta primeira reunião, representantes de entidades voltadas às pessoas com deficiência passaram a realizar visitas na Câmara duas vezes por semana para avaliar os pontos dos prédios que necessitavam de melhorias. Para as visitas, comentou Mauro, os representantes que não necessitavam de local adaptado para cadeirantes, foram transportadas até a Câmara com o auxílio de uma van e para o transporte das pessoas cadeirantes, a Câmara contou com o apoio com o Projeto Elevar, da Semuttran (Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes).

A partir dessas visitas, foi elaborado um relatório com ideias de melhorias para o aumento da inclusão na Câmara. Neste documento, foi apontada a necessidade de alterações para a melhoria na  movimentação de pessoas cadeirantes pela Câmara, como a instalação de piso tátil com cores diferentes no entorno e dentro da Câmara, além da colocação de placas em braile no início e final das escadas, instalação de sinal sonoro nos elevadores, entre outras.

Mauro explicou que, como resultado do relatório, o Salão Nobre da Câmara foi reformado e há o projeto para a instalação de sistema de som e reforma do banheiro do primeiro andar do Salão Nobre. Ele explicou que os projetos seriam realizados este ano, contudo, em decorrência da pandemia, foram estagnados.

Além das mudanças estruturais, a Câmara também promoveu formação com os funcionários da portaria, do estacionamento e do Departamento de Comunicação para trabalhar o modo de recepção e tratamento das pessoas com deficiência. Segundo Rontani, a formação foi importante para mostrar aos servidores ações que auxiliam na inclusão, visto que os prédios da Câmara de Vereadores de Piracicaba recebem de 15 a 16 mil pessoas por mês.

O convidado na live enfatizou que o envolvimento dos servidores com o projeto foi fundamental. “O ato de abrir a porta do elevador, subir a escada, acessar a rampa de acesso, chegar ao plenário, algo feito de forma automática pelo servidor, passa a ser visto de outra forma depois da ligação com essas entidades”, comentou o diretor.

Também destacou o avanço da acessibilidade nas transmissões da Casa, com a introdução da tradução em Libras (Língua Brasileira de Sinais) e, ainda, nas postagens em redes sociais o uso da hashtag "Pra Cego Ver", voltado a descrever o post e, assim, ampliar o alcance das notícias produzidas pelos departamentos de Comunicação e de TV da Casa. 

Durante a live, Mauro Rontani também contou que o Câmara Inclusiva fez um convênio com a Fumep (Fundação Municipal de Ensino de Piracicaba), com o curso de engenharia, coordenado pelo professor Antônio Carlos Giuliani, para pensar, em conjunto com as entidades, em ações de melhorias para a Câmara.

Ao falar do processo de melhoria na inclusão da Câmara, Mauro lembrou que Piracicaba tem um histórico de participação ativa na luta pela inclusão. Em 1983, quando foi criado o primeiro Conselho Estadual da Pessoa com Deficiência, foi determinado que a coordenação seria ocupada por um piracicabano, Francisco Cerione, comentou Rontani. Em 1984, em Piracicaba, lembrou Rontani, foi criado o primeiro Fórum da Pessoa com Deficiência e, em 1989, o Comdef (Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência).

ACESSE O CONTEÚDO
As lives do programa Parlamento Aberto são realizadas no perfil do Instagram, que pode ser acessado em @parlamento_aberto.

As entrevistas também podem ser acessadas no canal do YouTube do Departamento de Comunicação da Câmara de Vereadores de Piracicaba.

Para receber as informações do Parlamento Aberto direto no celular, é possível se cadastrar na lista de transmissão do Whatsapp neste link.



Texto:  Larissa Souza
Revisão:  Erich Vallim Vicente - MTB 40.337


Parlamento Aberto Câmara Inclusiva Coronavírus

Notícias relacionadas