PIRACICABA, SEGUNDA-FEIRA, 20 DE MAIO DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

14 DE MAIO DE 2021

Acácio Godoy faz reflexões sobre a população negra no pós Lei Áurea


O parlamentar mostra dificuldades e desafios que a população negra, afrodescendente, enfrenta desde 1888 até agora, em direitos e garantias frente ao racismo estrutural



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Davi Negri - MTB 20.499 Salvar imagem em alta resolução

Acácio Godoy faz reflexões sobre a população negra no pós Lei Áurea






O vereador Acácio Godoy (PP), na 14.ª reunião extraordinária de ontem (13), na condição de líder partidário evocou o artigo 44, do Regimento Interno da Câmara Municipal de Piracicaba, em explanações por cinco minutos, numa data referencial para o País, 13 de maio, quando se observa os 133 anos do pós Lei Áurea, em ato da Princesa Isabel, tornando livres os escravos no Brasil e, que em Piracicaba a data também sinaliza os 120 anos da Sociedade Beneficente Treze de Maio. O parlamentar também destacou trabalhos de evangelização por intermédio de pastorais da Igreja Católica, e realçou entidades e integrantes do Movimento Negro, na defesa de causas sociais e humanitárias, por direitos e igualdade.

"Hoje é uma data emblemática para a comunidade negra piracicabana, de profunda reflexão para nossa comunidade, não é uma data que comemoramos, mas que usamos para fazer uma reflexão sobre a abolição da escravatura, pertinente à cultura e formação do nosso povo", enfatizou Acácio no início de sua fala.

Acácio Godoy também fez menção sobre participação que teve na tarde de ontem, em debate da questão temática negra, quando participou de live da página do Instagram, do Parlamento Aberto, da Câmara Municipal de Piracicaba, sob a condução do jornalista Érich Valim, que também contou com a participação do advogado Luciano Alves Lima, do Conepir (Conselho Municipal da Comunidade Negra de Piracicaba) e do Centro de Documentação e da irmã Rosa Nair, membro da Pastoral Afro Brasileira Diocesana de Piracicaba.

"Fizemos uma reflexão sobre os avanços, as dificuldades e os desafios que a população negra, afrodescendente, enfrentou desde 1888 até agora, falamos do processo histórico, econômico e de como a população fez esse enfrentamento para avançar em direitos e garantias no país", disse o parlamentar, que também fez uma saudação.

"A todos os nossos irmãos, nunca promovemos uma luta racial nem étnica, pelo contrário, buscamos o que está na lei. Buscando essa igualdade no mundo real, que precisa ser de fato conquistada e jamais isso acontecerá sem o apoio de pessoas que não são da etnia negra", disse.

O parlamentar também comentou sobre votos de congratulações, a respeito de membros da Igreja Católica, da nossa Diocese, que têm feito um grande trabalho não só de evangelização, mas social e de inclusão.

"Uma evangelização inclusiva. Quero também fazer menção ao Clube Treze de Maio e a toda a militância do Movimento Negro de Piracicaba, o Coletivo Resistir Sempre, Marias de Luta, Beleza Preta, que fazem parte desse colegiado, que no dia a dia trabalha no combate ao preconceito e à discriminação", concluiu.



Texto:  Martim Vieira - MTB 21.939
Imagens de TV:  TV Câmara


Legislativo Acácio Godoy

Notícias relacionadas