PIRACICABA, QUINTA-FEIRA, 28 DE MARÇO DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

01 DE AGOSTO DE 2016

1º de Agosto de 1767 - Fundação de Piracicaba


Povoação de Piracicaba



EM PIRACICABA (SP)  

Documento informando os tipos humanos que deveriam povoar Piracicaba (1786). Arquivo Permanente da Câmara.

Documento informando os tipos humanos que deveriam povoar Piracicaba (1786). Arquivo Permanente da Câmara.
Salvar imagem em alta resolução


Dando cumprimento a ordens recebidas de D. Luiz Antônio de Souza Botelho e Mourão (governador da Capitania de São Paulo), Antônio Correia Barbosa funda oficialmente a Povoação de Piracicaba, na margem direita do rio do mesmo nome.

No Informe do Governo da Província de São Paulo, datado de 18 de outubro de 1786, consta o registro dos primeiros habitantes trazidos a Povoação de Piracicaba, conforme se lê, na linha 4: “mandou este para povoadores daquele continente indivíduos da ínfima plebe como são mulatos, índios, bastardos e aqueles que por sua má conduta se faziam inúteis nos lugares da sua antiga residência e para melhor economia da dita povoação proveu Antônio Corrêa Barbosa Capitão Diretor dela (...)”. Note-se, através deste documento que os indivíduos trazidos para povoar Piracicaba vieram talvez mais por castigo do que por interesse de trabalho.

 Antônio Correia Barbosa não fixou a povoação nas proximidades da foz do Piracicaba no rio Tietê, (entre Santa Maria da Serra e Barra Bonita) mas setenta quilômetros rio acima, nas imediações do Salto, onde já se achavam estabelecidos com ranchos e roçados, hortas e pomares, numerosos pescadores e sertanejos.

Não se pode conceber qual teria sido o ato de fundação de Piracicaba. Talvez a chegada definitiva do Povoador, possivelmente com a gente que arrebanhara em Itu ou Araritaguaba (Porto Feliz), foi o passo inicial da povoação. Também se presume que, daí, os trabalhos prosseguissem, tais como a construção de casas, roças, caminho para as águas, etc.

Fonte: História de Piracicaba em Quadrinhos. Arquivo Permanente da Câmara de Vereadores de Piracicaba

Foto: Felipe Valim

 



Texto:  Fábio Bragança


História

Notícias relacionadas