PIRACICABA, SEGUNDA-FEIRA, 29 DE ABRIL DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

16 DE ABRIL DE 2024

Vereador canta 'parabéns' por 1.001 dias de espera por lombada


Thiago Ribeiro reclamou da demora da Semuttran em atender a demanda



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Rubens Cardia (MTB 27.118) Salvar imagem em alta resolução

Vereador Thiago Ribeiro (PRD) cobrou lombada e conserto de ponto de ônibus






O vereador Thiago Ribeiro (PRD) ironizou a demora para o atendimento da indicação 2981/2021, que completou 1.001 dias de espera nesta segunda-feira (15). Na propositura, o parlamentar reivindica a instalação de redutor de velocidade na rua Luiz Totti Filho, no bairro Alvorada. E reitera o pedido através do requerimento 433/2024, aprovado em regime de urgência na 20ª Reunião Ordinária.

Ao discutir o requerimento, o vereador cantou uma paródia de “Parabéns a você” para criticar o aniversário da espera de atendimento da demanda pela Semuttran (Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana, Trânsito e Transportes). E ainda mostrou “cartão amarelo” pela demora e “cartão vermelho” pela falta de execução.

O requerimento ainda pontua que, “com o deferimento do dispositivo, os moradores foram informados de que o mesmo seria instalado no local”, e que “em inúmeras reuniões com a secretária titular da Semuttran, a mesma comunicou que o dispositivo seria executado pela Semozel (Secretaria Municipal de Obras e Zeladoria)”. Ainda segundo a propositura, após nova solicitação, a titular da secretaria informou, em 11 de abril, “que o dispositivo seria instalado por um convênio firmado com o Detran”. O vereador, agora, quer um prazo para a instalação do redutor de velocidade e questiona quem, de fato, será o responsável pela execução do serviço.

“Ponto bêbado” – Thiago Ribeiro também discutiu sobre outra demanda não atendida, através do requerimento 434/2024, de sua autoria, que solicita informações sobre o abrigo de ônibus danificado e com risco de queda na rua XV de Novembro, próximo à esquina com rua Santa Cruz, no Centro. Segundo o vereador, trata-se do “ponto bêbado”, já que o mesmo se encontra totalmente inclinado.

Os vereadores Gustavo Pompeo (Avante) e Paulo Campos (Podemos), que também discutiram a propositura, ponderaram que a eventual demora na instalação do dispositivo e de outras intervenções viárias não deve ser tributada exclusivamente à pasta, já que a execução dos serviços depende, também, de outras secretarias, como a Semozel. Gustavo Pompeo citou outros serviços solicitados à Semozel e que ainda não foram concluídos e, Paulo Campos, defendeu uma melhor definição das atribuições das secretarias.

Para Pedro Kawai (PSDB), não é papel da Semuttran executar obras viárias, devendo a pasta, de acordo com ele, pensar, sugerir e projetar os projetos viários, sem, no entanto, realizá-los. 

O líder do governo, Josef Borges (PP), classificou a Semuttran como a secretaria “mais importante no momento”, já que além do trânsito administra também o recapeamento da cidade, por exemplo. Ele também avaliou que a Semozel “tem equipe reduzida, que se doa dia e noite”, e que possui um grande volume de obras em execução.

Confira, no vídeo, como foi a discussão dos requerimentos.



Texto:  Aline Macário - MTB - 39.904
Imagens de TV:  TV Câmara


Legislativo Thiago Ribeiro

Notícias relacionadas