PIRACICABA, QUINTA-FEIRA, 1 DE MAIO DE 2025
Página inicial  /  Intranet  /  Webmail

04 DE NOVEMBRO DE 2015

Trevisan e Chico Almeida homenagearão Vila Rezende em solenidade


Aniversário do bairro será comemorado em cerimônia no próximo dia 13.



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 Salvar imagem em alta resolução


Os vereadores Laércio Trevisan Jr. (PR) e Chico Almeida (PT) promovem no próximo dia 13, às 19h30, reunião solene no salão nobre da Câmara em comemoração ao aniversário da Vila Rezende, que celebra 154 anos de existência e 65 anos de fundação oficial em 2015. Na ocasião, serão homenageadas pessoas, empresas e instituições com importantes serviços prestados ao bairro. Confira a lista, de acordo com a categoria:

RELIGIÃO

- Monsenhor Jorge Simão Miguel
- Padre Edvaldo de Paula Nascimento
- Mosteiro da Imaculada Conceição
- Pastor Anderson de Souza, Catedral dos Milagres
- Padre Paulo Roberto Saraiva de Brito, Matriz Imaculada Conceição

SAÚDE

- Hospital dos Fornecedores de Cana
- Farmácia do Zezinho

ESPORTES

Esporte Clube Rezende
Clube Atlético Piracicabano
Esporte Clube Vera Cruz

COMÉRCIO

- Comercial Monteiro
- Relojoaria Scarpari
- Loja do Lalá
- Grande Bazar Santos
- Tuca Pastel e Cia.
- Lanchonete e Chopperia Matriz
- Disk TV
- Raul Tintas
- Choperia Grisotto
- Shopping Piracicaba
- Malusá Calçados
- Naléssio Madeiras

SEGURANÇA PÚBLICA

- 10º Batalhão da Polícia Militar do Estado de São Paulo
- Corpo de Bombeiros Areão
- 4º Distrito Policial

EDUCAÇÃO

- Instituto Baronesa de Rezende
- Creche e Berçário "Ada Dedini Ometto"
- Escola Estadual "Professor José Romão"
- Escola Estadual "Monsenhor Jerônymo Gallo"
- Escola Estadual "Professora Abigail de Azevedo Grillo"
- Creche "Miécio Cavalheiro Bonilha"
- Escola de Engenharia de Piracicaba
- Fundação Municipal de Ensino
- Faculdade de Odontologia de Piracicaba
- Colégio Salesiano Dom Bosco São Mário (Oratório São Mário)

INDÚSTRIA

- Dedini Indústrias de Base

SOCIAL/BENEFICENTE

- Conferência dos Vicentinos da Vila Rezende
- Centro Comunitário da Vila Rezende
- Hilda Pereira da Costa Gobbo

MORADOR MAIS ANTIGO

- Euclydes Rizzollo

Relato do vereador Laércio Trevisan Jr. sobre a história da Vila Rezende: "Em 5 de abril de 1861, a aprovação de uma indicação do vereador Leite Morais, para que se abrisse uma rua além do rio Piracicaba, a começar acima do morro, fazia, ao que parece, referência à fundação da hoje chamada Vila Rezende. Já havia o caminho, mas neste caso se tratava de uma rua formalizada, possivelmente a atual avenida Rui Barbosa.

Em 22 de setembro de 1878, a comitiva imperial chegou a Piracicaba e hospedou-se no palacete do Dr. Estevão Ribeiro de Souza Rezende. Dom Pedro II fez questão, juntamente com sua esposa, Augusta, e sua comitiva, de fazer uma excursão pelo rio Piracicaba de canoa até o canal Torto, de onde embarcou em um barco a vapor da Companhia Paulista até o bairro Limoeiro.

Em 24 de setembro de 1878, a comitiva imperial deixou Piracicaba rumo a São Paulo, momento em que agraciou Estevão com o título de "Barão de Rezende", por ter sido anfitrião da visita de dom Pedro II a Piracicaba.

Estevão foi vereador em Piracicaba por três mandatos, deputado provinciano e a grande liderança empresarial do início da Vila Rezende, construindo o Engenho Central, o Mirante e a "ponte nova" que ligava o bairro à região central.

O Engenho Central, fundado em 1881, foi um marco no desenvolvimento da região. Já o canal do Mirante, de 1880, e o Mirante, de 1895, foram construídos pelo Barão de Rezende e depois entregues à Prefeitura por meio de declaração de servidão pública. E a chamada "ponte nova" ––situada acima do salto do rio Piracicaba e construída com recursos próprios, com material vindo da Europa–– era, ao ser inaugurada, em 1875, uma das maiores pontes do país.

Além dessas obras, Barão de Rezende também foi responsável pela construção da Matriz Imaculada Conceição e do Instituto Baronesa de Rezende. Suas ações fizeram surgir diversas indústrias por todo o bairro, como Dedini, Codistil, Santin e Mantoni.

Em 4 de novembro de 1950, o loteamento iniciado pela Sociedade de Usinas de Açúcar Brasileiras numa área de 221 mil metros quadrados, englobando as avenidas Areão, Conde do Pinhal, Limeira e Caiapiá, deu origem à Vila Areão. Outros bairros também surgiram no entorno, a partir de 1950, por meio do empreendedorismo de loteadores como José Benedito de Camargo, Lodovico Trevisan, Cesar Beccari, Frederico Furlan, Edgard Rocha Conceição e Antonio Carlos da Rocha Conceição.

Com população de cerca de 60 mil habitantes, a Vila Rezende é berço de famílias tradicionais, como Dedini, Gobim, Ometto e Mantoni, e de vários importantes comércios, indústrias, igrejas, instituições de ensino e órgãos públicos."



Texto:  Assessoria parlamentar
Revisão:  Ricardo Vasques - MTB 49.918


Câmara Laércio Trevisan Jr Chico Almeida

Notícias relacionadas