PIRACICABA, SEXTA-FEIRA, 26 DE ABRIL DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

13 DE SETEMBRO DE 2019

Trevisan alerta para infestação de carrapato e febre maculosa


Parlamentar ocupou a tribuna durante a 50ª reunião ordinária, nesta quinta-feira.



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 Salvar imagem em alta resolução

Trevisan chama a atenção para o problema na região da rua do Porto e da avenida Beira-Rio desde 2012.






As recentes mortes por febre maculosa na cidade, confirmadas pela Secretaria Municipal de Saúde, motivaram o vereador Laércio Trevisan Jr. (PL) a ocupar a tribuna, durante a 50ª reunião ordinária, nesta quinta-feira (13), para cobrar da Prefeitura pulverização contra o carrapato-estrela, transmissor da doença, que tem como hospedeiros as capivaras.

O parlamentar revelou que, uma das vítimas, uma jovem de 27 anos, faleceu em agosto, em decorrência da febre maculosa. “Durante o período que passou mal e morreu, entre os dias 9 e 13 de agosto, a jovem buscou atendimento na UPA do bairro Vila Rezende por sete vezes, porque não melhorava dos sintomas. Será que nenhum médico presente conseguiu ver ou perguntar para ela quais lugares ela havia frequentado?”, questionou.

Trevisan vem chamando a atenção para o problema na região da rua do Porto e da avenida Beira-Rio desde 2012. Em novembro de 2016, o vereador pediu que a Administração instalasse "com urgência" placas em toda a extensão da rua do Porto e da avenida Beira-Rio, alertando a população sobre os riscos de contrair febre maculosa e doença do carrapato-estrela nessas áreas.

“A prefeitura precisa saber que o problema está se alastrando porque não está sendo feita a pulverização nos locais de risco. Todos que frequentam a rua do Porto estão sujeitos a pegar o carrapato estrela, que vai causar a febre maculosa”, alertou.

O vereador sugeriu, ainda, a apreensão das capivaras e o remanejamento delas para o seu habitat natural.  “A procriação está muito grande, o carrapato, depois de 72 horas contamina o corpo humano. A recuperação é muito difícil, precisamos prevenir essas mortes”, reiterou.



Texto:  Raquel Soares
Revisão:  Rodrigo Alves - MTB 42.583
Imagens de TV:  TV Câmara


Legislativo Laércio Trevisan Jr

Notícias relacionadas