PIRACICABA, SEXTA-FEIRA, 26 DE ABRIL DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

26 DE JUNHO DE 2018

Tozão reforça redução de IPTU para pequenos produtores rurais


Vereador participou nesta segunda-feira do programa Primeiro Tempo



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 Salvar imagem em alta resolução

Trabalho é para dignificar Piracicaba, disse parlamentar






O programa Primeiro Tempo da TV Câmara trouxe, nesta segunda-feira (25), entrevista com o vereador Osvaldo Schiavolin, o Tozão (PSDB), que apresentou detalhes do projeto de lei complementar 13/2017, sobre acessibilidade no município. O parlamentar comentou ainda sobre indicação enviada ao prefeito Barjas Negri (PSDB) para redução de IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) em áreas rurais.

Segundo o vereador, os prédios de quatro andares construídos na cidade quase não possuem elevadores, o que dificulta a mobilidade de pessoas com deficiência. "Fizemos uma pesquisa. Com elevador ou sem, é lógico que em quatro andares fica mais em conta sem o elevador. Mas a partir do momento que você coloca sete andares, aí você tem a viabilidade do custo do custo alcançar o mesmo de quatro andares sem elevador", disse. "Falo, com clareza, que nós temos que ter acessibilidade e moradias de mais qualidade aos munícipes", completou.

Tozão disse ter consultado imobiliárias antes de apresentar o projeto e que a sua sugestão está em sintonia com a legislação federal. "Teremos praticamente o mesmo condomínio e até o custo menor do valor final do apartamento."

Sobre a redução de IPTU nas áreas rurais, Tozão disse que optou por uma indicação porque qualquer mudança compete ao Executivo. O vereador explicou que a ampliação do perímetro urbano afetou pequenas propriedades rurais. A sugestão, neste caso, é a adoção de taxa diferenciada do imposto para os que trabalham com agricultura familiar, desde que não exista indícios de loteamento irregular na área.

O vereador disse que seu trabalho é o de aproximar também o Executivo da população. "No primeiro ano do mandato fazíamos indicações, indicações e mais indicações. Poucos ofícios. Hoje, com um ano e meio de trabalho, identificamos uma pequena falha da nossa parte. Estávamos burocratizando. Fazemos mais ofícios do que as indicações", contextualizou, ao afirmar que tem levado os secretários até os problemas. "Estamos sendo atendidos com mais rapidez do que quando fazíamos indicações", reforçou.

No encerramento de suas considerações, Tozão fez uma analogia ao trabalho em equipe. "O vereador, sozinho, é uma pomba sozinha. Quando se une à população, são já dois pontos. Aí, quando se une ao secretariado, já somos um bando. E no bando tudo fica mais fácil de ser resolvido", esclareceu, ao afirmar que o trabalho é para dignificar Piracicaba.



Texto:  Rodrigo Alves - MTB 42.583
Imagens de TV:  Emerson Pigosso - MTB 36.356 Paulo Soares - MTB 62.602


Legislativo Osvaldo Schiavolin

Notícias relacionadas