
30 DE ABRIL DE 2025
Silvia Morales dialogou com a secretária Fernanda Varandas, sobre rede de atendimento e situação das pessoas em situação de rua
Vereadora discute demandas com a secretária de Assistência Social
Nesta terça-feira (29), a vereadora Silvia Morales (PV), do Mandato Coletivo A Cidade é Sua, esteve reunida com a secretária municipal de Assistência, Desenvolvimento Social e Família, Fernanda Varandas, e com o responsável pela Gerência de Famílias, Marcos Silva, para discutir temas relacionados à rede básica de atendimento social do município e às políticas públicas à população em situação de rua.
Entre os temas abordados, destacam-se os chamamentos públicos às entidades da rede socioassistencial, o fechamento da unidade do Centro POP na área central, e a transferência dos serviços para a Casa de Passagem, no bairro Jardim Califórnia.
A secretária Fernanda explicou que, ao assumir a gestão, identificou condições críticas no imóvel do antigo Centro POP, o que comprometia tanto o atendimento à população, quanto o trabalho da equipe técnica.
A vereadora Silvia relatou sobre o aumento de queixas de moradores e comerciantes das regiões centrais, especialmente nas praças da Boyes, José Bonifácio e do Terminal Central de Integração, onde há presença crescente de pessoas em situação de rua que anteriormente buscavam atendimento no Centro POP. Silvia também pontuou a necessidade de atuação mais efetiva da Prefeitura junto aos proprietários da Fábrica Boyes, devido à insegurança e à vulnerabilidade do espaço.
De acordo com a secretária, a rede municipal atende cerca de 240 pessoas em situação de rua, e que medidas vêm sendo adotadas para garantir seus direitos e para oferecer um acolhimento digno. Fernanda também destacou a reavaliação do funcionamento do Núcleo de Assistência Social (NAS), no bairro Pompeia, apontando para possíveis ajustes na estrutura e gestão do local.
Outro ponto positivo apresentado foi a realização de duas edições de um projeto piloto intersetorial, de atendimento à população em situação de rua, envolvendo diversas secretarias e instituições.
Sílvia Morales, em nome do Mandato Coletivo sugeriu que a próxima edição do projeto ocorra na praça da Boyes, acompanhada de ações culturais e de revitalização do espaço. Nesse sentido, o integrante do Mandato Coletivo, Pablo Carajol propôs a realização de feiras de artesanato e cultura, com apoio do Sesc Piracicaba e das secretarias municipais de Turismo e de Cultura, em parceria com o projeto “Que Feira é Essa?”. A secretária Fernanda ainda sugeriu incluir a secretaria de Trabalho e Renda no esforço conjunto de valorização do espaço e fortalecimento de políticas públicas integradas.