14 de dezembro de 2017

Profissionais da Câmara expõem trabalhos em caixa de fósforos

Servidor e estagiário do Departamento de Comunicação Institucional da Câmara foram selecionados na 3ª Exposição Nacional de Arte Sobre Caixa de Fósforos.

O multiverso da arte, a liberdade da imaginação e o espaço milimetrado compõem os trabalhos da 3ª Exposição Nacional de Arte Sobre Caixa de Fósforos, promovida pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo e que pode ser conferida até 18 de fevereiro, na Casa do Povoador. A mostra reúne manifestações artísticas em formato de fotografia, pintura, cartum, cerâmica, tinta a óleo, acrílica, aquarela, fuxico e patchwork.

O repórter fotográfico, Fabrice Desmonts, e o estagiário de fotografia, Lucas Machado, do Departamento de Comunicação Institucional da Câmara, são dois dos 88 artistas, vindos de diferentes estados, selecionados para a exposição. Ao todo, são 220 trabalhos que passaram pela curadoria do artista plástico Odair Jorge Demarchi e montados em caixa de fósforos.

Desmonts citou que é a segunda vez que participa do projeto e que desta vez convidou Machado para participar. "Peguei duas fotos de reflexo que eu gostava e que eram expressivas. Convidei ele para estimulá-lo a entrar neste universo da arte, é uma experiência diferente, porque fotografia, além de arte, é momento", declarou.

Esta é a terceira exposição que Machado participa no ano. Ele, que já integrou "Essências da Vida" e o concurso fotográfico "250 anos: Piracicaba através das lentes", exposto na Acipi em paralelo com "Janelas do Tempo", contou que o mais interessante foi ver seu trabalho em um ponto histórico da cidade. "Por estar na Casa do Povoador, você passa a encarar seu trabalho como arte e faz parte da cultura. É manifestação artística dentro da cultura municipal", refletiu.

As duas fotografias escolhidas pelo estagiário transpõem muita informação, de acordo com ele. "A primeira é um dos meus melhores retratos, como se o olhar dela já contasse toda a história. A 'Kombustão' (como foi intitulada por ele) é sobre um ferro velho que encontrei e que também é necessário muito tempo para prestar atenção em todos os detalhes", disse.

Texto: Lucas Lima
Supervisão: Erich Vallim Vicente - MTB 40.337